O Passado Também Chuta: Os irmãos Laudrup

- Advertisement -

Michael e Brian Laudrup são unanimemente considerados dois dos melhores de sempre do futebol dinamarquês. Michael é denominado o Rei da Dinamarca, mas foi Brian um dos vencedores do Euro 92, o único título que a seleção venceu até aos dias de hoje.

Os irmãos Laudrup marcaram a história do futebol dinamarquês, tendo ambos jogado no inicio da carreira ao serviço do Brondby IF, sendo que Michael fez a sua formação no extinto Kjøbenhavns Boldklub.

As boas exibições de Michael Laudrup ao serviço do Brondby IF, valeram-lhe a transferência para o futebol italiano, para representar a Lazio. Ao serviço dos romanos disputou 70 jogos e marcou 12 golos, em duas épocas. Prosseguiu a sua carreira em Itália, desta feita em Turim, com a camisola da Juventus venceu o “scudetto” em 85/86, somando 152 jogos e 32 golos, em quatro temporadas.

Michael voltou a mudar de país, rumou a Espanha, onde representou o Barcelona e o Real Madrid. Ao serviço dos catalães conquistou quatro campeonatos, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia, duas Supertaças de Espanha e uma Taça do Rei. Na época 94/95 transferiu.se para o Real Madrid, tendo vencido mais um campeonato, o quinto no futebol espanhol.

Michael saiu do Real Madrid e viveu mais uma aventura, desta feita no futebol nipónico, no Vissel Kobe. Viria a terminar a carreira, somando mais dois títulos ao serviço do Ajax, conquistando o campeonato e a Taça da Holanda.

Brian Laudrup foi um dos heróis, da histórica conquista do Euro 91
Fonte: Federação Dinamarquesa de Futebol

O mais novo dos irmãos Laudrup, Brian, jogou no seu Brondby IF durante quatro épocas, até que em 89/90 rumou à Bundesliga para representar o KFC Uerdingen 05. Brilhou no futebol alemão e transferiu-se para o Bayern München, onde venceu uma Supertaça e uma Liga dos Campeões.

Após o Euro 92 rumou a Itália, onde esteve duas épocas, uma na Fiorentina e outra no Milan. Com a camisola dos “rossoneri” venceu um campeonato. Sendo pouco utilizado, voltou mudar de clube, seguiu-se uma aventura na Escócia, no Rangers. No Glasgow Rangers permaneceu quatro épocas, nas quais venceu três campeonatos, uma Taça e uma Taça da Liga. Viria a retirar-se na temporada 1999/2000 ao serviço do Ajax, tal como Michael, tendo ainda representado o Chelsea e o FC Kobenhavn.

Os irmãos Laudrup deixaram uma marca histórica ao serviço da sua seleção, Brian somou 57 jogos e 16 golos, Michael um dos mais internacionais de sempre, com 104 jogos e 37 golos. Em conjunto participaram em várias fases finais de grandes competições, tendo vencido a Taça das Confederações em 1995.

No entanto, a Dinamarca no apuramento para o Euro 92 perdeu a qualificação perante a Jugoslávia. Nessa altura Michael Laudrup em rutura com o selecionador Richard Møller Nielsen, abdicou da sua seleção. O verão de 92, com a Jugoslávia em guerra, que foi impedida de participar no campeonato a Europa, trouxe uma enorme surpresa. Os jogadores dinamarqueses já estavam de férias, quando foram chamados a participar na competição, a tempo de fazer história.

Michael Laudrup não participou no Euro 92, mas o seu irmão foi fundamental para a conquista dos dinamarqueses. Brian Laudrup foi um dos melhores jogadores do campeonato da Europa, sendo um dos escolhidos para o “onze” ideal da competição.

Os irmãos Laudrup foram de facto, dois craques, vencendo vários títulos pelos clubes e seleção. Ambos os Laudrup venceram Ligas dos Campeões e em conjunto a Taça das Confederações pela Dinamarca. Dois jogadores que chutaram no passado e fazem parte da história do futebol dinamarquês.

Foto de Capa: Federação Dinamarquesa de Futebol

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ula de José Peseiro goleia Jeddah e reforça a sua candidatura à promoção ao primeiro escalão do futebol saudita

AlUla de José Peseiro goleou o Jeddah por 4-0. A equipa liderada pelo português reforça o 3.º lugar que garante o acesso ao play off de subida.

Oskar Pietuszewski alcança marca histórica no Benfica x FC Porto deste domingo

Oskar Pietuszewski tornou-se o 2.º jogador mais jovem de sempre a marcar num clássico entre Benfica x FC Porto.

Leonardo Jardim vence título na estreia pelo Flamengo

O Flamengo venceu o Fluminense em penáltis e conquistou o Campeonato Carioca. Foi a estreia de Leonardo Jardim no comando da equipa.

Boston Celtics vencem em Cleveland Cavaliers com Neemias Queta em destaque

Neemias Queta foi destaque na vitória dos Boston Celtics sobre os Cleveland Cavaliers. O português apesar de não ter estado tão eficaz ao nível dos pontos, somou 11 ressaltos.

PUB

Mais Artigos Populares

Os 9 jogos que faltam a FC Porto, Sporting e Benfica até ao final da Primeira Liga

Após a jornada 25 da Primeira Liga, ficaram por jogar-se nove encontros até ao final. O FC Porto segue líder, com 66 pontos, mais quatro do que o Sporting e mais sete do que o Benfica.

Santa Clara surpreende com triunfo caseiro frente ao Vitória SC e escapa dos lugares de despromoção

No último jogo deste domingo, o Santa Clara derrotou o Vitória SC por duas bolas a zero num encontro da 25.ª jornada da Primeira Liga.

Kika Nazareth analisou o Benfica x FC Porto e reafirmou desejo: «A minha vontade é regressar um dia caso me queiram e me abram...

Kika Nazareth esteve no Estádio da Luz a assistir ao Benfica x FC Porto. A avançada falou do Clássico e assumiu que quer voltar ao clube da Luz.