📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O Passado Também Chuta: Ryan Giggs

- Advertisement -

Sir Ryan Giggs foi uma das figuras marcantes da história do futebol europeu e do Manchester United FC. Permaneceu em Old Tradford durante 26 anos, conquistando 37 troféus. Giggsy fazia parte da geração de 92, lançada por Alex Ferguson, que conduziu o Manchester United à glória.

Ryan Giggs era oriundo de Cardiff, o galês cedo rumou a Manchester, para representar os escalões jovens do City. Passadas duas temporadas, ingressou no rival o United, aos 15 anos. No Manchester United escreveu uma história repleta de títulos, vitórias, golos e assistências. Giggs estreou-se ao serviço da equipa principal do United, com apenas 17 anos.

O mago galês ao longo de 26 épocas ao serviço do Manchester United, somou 963 jogos e 169 golos. Mas esta hisória fez-se sobretudo de títulos, 37 – 13 campeonatos, duas Ligas dos Campeões, uma Taça das Taças, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental, um Campeonato do Mundo de Clubes, quatro FA Cup, quatro Taças da Liga, nove FA Community Shield e uma FA Youth Cup.

Recordar a carreira de Giggs, leva-nos à temporada de 1998/1999. O Manchester United disputava a meia-final da FA Cup, com o Arsenal. Após empate a zero no primeiro jogo, o United venceria por 2-1, o jogo de desempate. Foi então que Giggs marcou o melhor golo da sua carreira, no prolongamento, com uma calvalgada de mais de 50 metros, colocando o Manchester na final. Na final o United venceu o Newcastle por 2-0. Nessa temporada, Giggs, Scholes, Keane, Schmeichel, Beckham e companhia venceram três títulos, entre os quais a Liga dos Campeões.

Sir Ryan Giggs conquistou 37 títulos, em 26 temporadas ao serviço do Manchester United
Fonte: Manchesrer United FC

A vitória na Liga dos Campeões em 1999, foi a primeira de Giggs. Numa das finais com maior emoção até ao final da partida, o Manchester United venceu o Bayern München, por 2-1. A equipa liderada por Sir Alex Ferguson esteve a perder desde o minuto cinco, até que Teddy Sheringham aos 91 e Solskjær aos 93, ajudaram os ingleses a conquistar a Liga dos Campeões.

Na temporada 2007/2008, o Manchester United e Ryan Giggs voltaram a conquistar a Liga dos Campeões. Na final disputada em Moscovo, Cristiano Ronaldo adiantou o United no marcador, mas Frank Lampard empatou antes do intervalo. No desempate através das grande penalidades, o United venceu o Chelsea por 6-5. Nessa temporada, o United conquistou ainda o campeonato e a FA Community Shield.

Ryan Giggs jogou nos escalões de formação pela seleção inglesa, no entanto acabou por optar por representar o País de Gales. Giggsy estreou-se pela seleção com apenas 17 anos, somando ao longo da carreira, 64 intenacionalizações e 12 golos. Nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, representou o Reino Unido.

O futebol mundial, despediu-se de Sir Ryan Giggs no dia 6 de maio de 2014. Aos 40 anos, Giggs pisou pela última vez o relvado de Old Tradford, na vitória por 3-1, perante o Hull City. Para a história ficaram mais de 1000 jogos, os dribles, os cruzamentos, a qualidade do seu pé esquerdo e a velocidade do número 11 do United. Sir Ryan Giggs será para sempre uma lenda do Manchester United e do futebol mundial.

 

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mateus Fernandes elogia Pedro Gonçalves e garante: «O Sporting pode fazer algo inédito e ser tricampeão»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Mateus Fernandes elogia Jan Bednarek: «Fazia-me lembrar muito o Coates»

Mateus Fernandes tem estado em grande destaque no West Ham e na Premier League. Médio é internacional sub-21 português.

Swansea de Vítor Matos volta a perder no Championship na visita ao terreno do Stoke City

O Swansea de Vítor Matos voltou às derrotas no Championship. Na visita ao terreno do Stoke City, desaire por 2-1.

Alanyaspor de João Pereira soma 3º empate consecutivo na Liga Turca

O Alanyaspor voltou a empatar na Liga Turca. Conjunto orientado por João Pereira somou um ponto na visita ao terreno do Kayserispor.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Oliveira torna-se problema para o Sport Recife: eis as novidades sobre o futuro do português

O futuro de Sérgio Oliveira no Sport Recife está envolto em dúvidas. O médio tem um salário insuportável para o clube após a descida de divisão.

Sporting cai na Taça de Portugal Feminina pela 2ª época consecutiva antes da meia-final: eis o registo recente das leoas na prova

O Sporting perdeu com o Braga e está fora da Taça de Portugal Feminina. Segunda época consecutiva em que as leoas não chegam às meias finais.

Igor Zubeldía autocrítico após nova derrota da Real Sociedad: «Fizemos figura de parvos. Assim, qualquer equipa de qualquer divisão nos ganha»

Igor Zubeldía não se mostrou nada satisfeito com mais uma derrota da Real Sociedad. Bascos perderam com o Girona na La Liga.