O Passado Também Chuta: SC Beira-Mar – Um campeão da Taça que recomeça no distrital

o passado tambem chuta

No futebol português, são variados os exemplos de clubes com largo passado de primeira liga que neste momento se encontram a disputar escalões inferiores. No campeonato distrital de Aveiro, encontramos o Beira-Mar, que ainda há escassos cinco anos disputava o principal escalão do futebol nacional.

Foram 27 as épocas em que os alvi-negros disputaram a primeira liga, tendo como melhor classificação um sexto lugar alcançado na época de 1990/91. Na época de 1998/99 conquistou a Taça de Portugal, sendo este o principal feito da história do clube.

Beira-Mar vencedor da Taça de Portugal em 1998/99 Fonte: SC Beira-Mar
Beira-Mar vencedor da Taça de Portugal em 1998/99
Fonte: SC Beira-Mar

Porém, neste momento, o clube vive uma realidade bem diferente. Em 2015, após uma gestão desastrosa realizada pelas SADs estrangeiras que controlaram o clube, este viu-se obrigado a recomeçar do zero, após não ter conseguido garantir os pressupostos para se manter nos escalões profissionais.

Primeiro a 32 Group liderada por Majid Pishyar e posteriormente o grupo italiano Pieralisio, prometiam elevar o Beira-Mar a patamares mais elevados, chegando o magnata iraniano a declarar que ia transformar o Beira-Mar num “Manchester United português”. No entanto, a SAD afogou-se em dívidas que acabaram por relegar o histórico clube aveirense para o último escalão do nosso futebol.

Equipa do Beira-Mar com Eusébio no 11 inicial Fonte: SC Beira-Mar
Equipa do Beira-Mar com Eusébio no 11 inicial
Fonte: SC Beira-Mar

Fundado em 1922 por um grupo de ex emigrantes nos EUA quem tinham em comum a paixão pelo futebol e regularmente se juntavam para o praticar, o clube foi crescendo passo a passo até atingir o escalão mais elevado e alcançar os feitos já acima referidos. Tornou-se um nome habitual no mapa do futebol primodivisionário e chegou até a disputar a Taça Uefa na época seguinte a vencer a Taça de Portugal. Por lá passaram alguns dos grandes jogadores do nosso futebol, com destaque para Eusébio e mais recentemente o brasileiro Mário Jardel.

Atualmente, o “Beira” disputa a primeira divisão distrital da Associação de Futebol de Aveiro, após ter subido logo na primeira época em que disputou o ultimo escalão. O regresso à antiga casa, o Estádio Mário Duarte, em detrimento do Estádio Municipal de Aveiro, aproximou a massa adepta, que tem comparecido em peso nos jogos disputados em caso, e tendo inclusive uma média de assistências superior a grande parte dos clubes das ligas profissionais. Esta época teve como principal contratação o regressado Artur, que ainda na época transata disputou a primeira liga e a Liga Europa ao serviço do Arouca, e no entanto escolheu voltar ao seu clube do coração mesmo estando este arredado dos grandes palcos.

O objetivo do clube é paulatinamente recuperar, tendo como base esta aproximação dos Aveirenses ao seu clube mais representativo. Passo a passo, ir progredindo com uma gestão criteriosa, com o sonho de voltar aos patamares a que nos habituou ao longo da sua história.

Foto de Capa: SC Beira-Mar

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Raphinha confronta Carlo Ancelotti por ser utilizado no Bolívia x Brasil e critica arbitragem: «Inventou um penálti»

Raphinha deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. Extremo não gostou de ser utilizado e falou com Carlo Ancelotti, selecionador do Brasil.

Presidente da CBF após derrota do Brasil contra a Bolívia: «Jogámos contra a arbitragem, contra a polícia e contra os apanha-bolas»

Samir Xaud, presidente da CBF, deixou críticas ao encontro entre a Bolívia e o Brasil. O dirigente atacou a arbitragem e polícia,bem como os apanha-bolas.

Já é conhecido o estádio onde se realizará o Portugal x Arménia em novembro

O Portugal x Arménia de novembro será disputado no Estádio do Dragão. Jogo realizado na última paragem de seleções do ano.

Rafael Leão continua sem receber boas notícias

Rafael Leão continua lesionado e vai falhar o próximo desafio do AC Milan. O jogador português prossegue lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham tentou fechar jogador do PSG mesmo antes do mercado encerrar

Tottenham fez uma proposta por Senny Mayulu, médio de 19 anos do PSG, nas últimas horas de mercado e pode voltar a tentar em 2026.

«É preciso uma M-16 para travar Giannis» – Comentário do treinador de Israel gera polémica

Ariel Beit-Halahmy, treinador da seleção israelita, utilizou expressão antes do jogo contra a Grécia, referindo-se a Giannis Antentokounmpo

Manchester United planeia contratar jogador que está nas contas de 2 emblemas da Premier League

Manchester United tem observado Dani Vivian, do Athletic Bilbao, após rumores de interesse do Newcastle e Aston Villa para a sua contratação