Que jogo devo rever nesta Quarentena? AZ Alkmaar 3-2 Sporting CP (A.P.)

- Advertisement -

No dia 5 de maio de 2005, o Sporting Clube de Portugal escreveu mais uma página na sua história centenária. Os leões deslocaram-se aos Países Baixos para defrontar o AZ Alkmaar, em jogo a contar para a segunda-mão da meia-final da Taça UEFA. Na primeira-mão, a equipa portuguesa venceu em Alvalade por 2-1 com golos de Douala e Pinilla.

Para esta partida, José Peseiro não pôde contar com Enakarhire, Rogério, Carlos Martins e Pinilla, todos lesionados.

No segundo jogo da eliminatória, o AZ Alkmaar adiantou-se no marcador, à passagem do sexto minuto de jogo por intermédio de Kenneth Pérez. Com este golo, os holandeses estavam na frente da eliminatória. Os leões empataram o jogo antes do intervalo, o goleador luso-brasileiro, Liedson, colocou a bola no fundo das redes, após remate de Polga.

No segundo tempo, o Sporting entrou bem, dispôs de várias oportunidades de golo, sobretudo através de transições rápidas, explorando a velocidade de Douala e Liedson. No entanto, ao minuto 78, o conjunto orientado por Co Adriaanse empatou a eliminatória através do suplente Huysegems. Com o segundo golo dos holandeses, o jogo seguiu para prolongamento, estava tudo empatado na eliminatória.

O tempo-extra começou com o Sporting, com algum, ascendente. No entanto, ambas as equipas dispuseram de oportunidades de golo. Na baliza leonina, Ricardo foi correspondendo aos lances de perigo do AZ. O Sporting, por seu lado, com Pedro Barbosa e Tello, que haviam entrado na segunda parte, ambos em destaque nos melhores lances ofensivos.

Já decorria a segunda parte do prolongamento quando Jaliens adiantou o AZ Alkmaar nesta meia-final, apontando o 3-1, na sequência de um canto. No final da partida, ao cair do pano, decorria o minuto 120, quando o Sporting voltava a marcar. Rodrigo Tello de pé esquerdo levantou a bola para a área, onde estavam os 11 jogadores leoninos e apareceu o herói de Alkmaar: Miguel Garcia, com o ombro a colocar o Sporting na final da Taça UEFA 04/05.

Uma página histórica para o Sporting, um jogo tremendo com emoção do principio ao fim, no De Alkmaarderhout. Uma vitória na eliminatória, conseguida através do Esforço, Dedicação e Devoção, mas também de uma equipa que acreditou e lutou até ao fim. O dia 5 de maio de 2005 ficará na memória dos sportinguistas, bem como Miguel Garcia, para sempre conhecido como “herói de Alkmaar”.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP: Ricardo (GR), Miguel Garcia Anderson Polga, Beto Severo, Rui Jorge (Marius Niculae, 110’), Fábio Rochemback(Pedro Barbosa, 86’), Custódio, João Moutinho, Ricardo Sá Pinto, Douala, (Rodrigo Tello, 75’), Liedson

AZ Alkmaar: Henk Timmer, Jaliens, Barry Opdam, Ron Vlaar, Tim de Cler, Denny Landzaat, Adil Ramzi (Ali Elkhattabi, 64’), Barry Van Galen, Tarik Sektioui (Christy Janga, 120’), Kenneth Pérez, Robin Nelisse (Stijn Huysegems, 72’)

Foto de Capa: Sporting CP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

Benfica queixa-se de 2 penáltis por assinalar em publicação: «O critério mantém-se»

O Benfica voltou a tecer críticas à arbitragem. Nas redes sociais, mensagem com queixas por dois penáltis por assinalar.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.

José Mourinho e a exibição de Vangelis Pavlidis nos Açores: «Acho que todos tiveram a sua importância»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico abordou impacto de Vangelis Pavlidis na vitória.