📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Konstantinos Karetsas

- Advertisement -

Em novembro de 2007, três anos depois da conquista grega que surpreendeu o mundo do futebol, nasceu em território belga aquele que pode ser o próximo grande talento helénico. Filho de pais gregos, Konstantinos Karetsas nasceu e cresceu em Genk e passou pelas camadas jovens do Anderlecht, antes de regressar ao emblema da sua cidade natal para assinar contrato profissional.

Em 2023, já existiam mais clubes com o seu talento debaixo de olho, mas o jovem preferiu voltar ao Genk, escolha que acreditava ser benéfica para a sua evolução. Aos 15 anos de idade, tornou-se o mais jovem de sempre a marcar no futebol profissional belga (ao serviço do Jong Genk) e, aos 16, fez a sua estreia no plantel principal.

Na temporada actual, tem sido regularmente aposta do técnico alemão Thorsten Fink, somando já 33 jogos, três golos e três assistências. Tudo isto com apenas 17 anos e na equipa que lidera a fase de apuramento do campeão da Liga Pro belga.

Usado maioritariamente como médio ofensivo num 4-2-3-1, o jovem grego tem todas as características necessárias para se tornar um playmaker de classe mundial. Dotado de uma excelente técnica com bola, consegue driblar em espaços curtos, aproveitando a sua agilidade e o seu centro de gravidade baixo. É, consequentemente, um dos jogadores que mais faltas sofre no campeonato belga.

O seu elevado QI futebolístico junta-se à capacidade de usar ambos os pés para lhe permitir colocar a bola onde quer. Sem ter uma velocidade por aí além, a sua aceleração é bastante boa, sendo mais uma alternativa para escapar à pressão do adversário. É um jogador versátil que beneficia de ter alguma liberdade no terreno de jogo, contribuindo para a imprevisibilidade do ataque.

Um dos aspetos a melhorar é evidentemente a estampa física: se em relação à altura não existe grande remédio, Karetsas poderá ganhar alguma força para lhe dar mais hipóteses nos duelos físicos. O “excesso de confiança” que por vezes transmite deverá também ser contido, evitando perdas de bola em zonas perigosas. A participação no momento defensivo tem margem para progressão, tanto em quantidade como em qualidade.

Em fevereiro deste ano, e depois de representar as seleções jovens da Bélgica, Karetsas decidiu representar a Grécia. Estreou-se na receção à Escócia, a 20 de março, e na segunda mão foi titular, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar pelos helénicos.

“Kos”, como os belgas lhe chamam para facilitar, está já a ser alvo de comparações com nomes gigantes do futebol mundial, sendo um deles o do astro argentino Lionel Messi. Quem analisa de forma mais racional o seu estilo de jogo vê um q.b. de Martin Odegaard, o que não deixa de ser uma comparação simpática.

Inspirado, segundo o próprio, pelo talento de ídolos como Neymar e Ronaldinho, Karetsas vai deliciando os adeptos com a sua classe e irreverência. Com rumores a surgir diariamente acerca do interesse de vários tubarões europeus, é provável que não fique em Genk por muito mais tempo.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Rodrigo Ribeiro é predestinado em termos técnicos»

Rui Borges analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside: «Levo um grande orgulho dos jogadores e da estrutura»

David Maside analisou a derrota do Sintrense frente ao FC Porto por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.