📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Konstantinos Karetsas

- Advertisement -

Em novembro de 2007, três anos depois da conquista grega que surpreendeu o mundo do futebol, nasceu em território belga aquele que pode ser o próximo grande talento helénico. Filho de pais gregos, Konstantinos Karetsas nasceu e cresceu em Genk e passou pelas camadas jovens do Anderlecht, antes de regressar ao emblema da sua cidade natal para assinar contrato profissional.

Em 2023, já existiam mais clubes com o seu talento debaixo de olho, mas o jovem preferiu voltar ao Genk, escolha que acreditava ser benéfica para a sua evolução. Aos 15 anos de idade, tornou-se o mais jovem de sempre a marcar no futebol profissional belga (ao serviço do Jong Genk) e, aos 16, fez a sua estreia no plantel principal.

Na temporada actual, tem sido regularmente aposta do técnico alemão Thorsten Fink, somando já 33 jogos, três golos e três assistências. Tudo isto com apenas 17 anos e na equipa que lidera a fase de apuramento do campeão da Liga Pro belga.

Usado maioritariamente como médio ofensivo num 4-2-3-1, o jovem grego tem todas as características necessárias para se tornar um playmaker de classe mundial. Dotado de uma excelente técnica com bola, consegue driblar em espaços curtos, aproveitando a sua agilidade e o seu centro de gravidade baixo. É, consequentemente, um dos jogadores que mais faltas sofre no campeonato belga.

O seu elevado QI futebolístico junta-se à capacidade de usar ambos os pés para lhe permitir colocar a bola onde quer. Sem ter uma velocidade por aí além, a sua aceleração é bastante boa, sendo mais uma alternativa para escapar à pressão do adversário. É um jogador versátil que beneficia de ter alguma liberdade no terreno de jogo, contribuindo para a imprevisibilidade do ataque.

Um dos aspetos a melhorar é evidentemente a estampa física: se em relação à altura não existe grande remédio, Karetsas poderá ganhar alguma força para lhe dar mais hipóteses nos duelos físicos. O “excesso de confiança” que por vezes transmite deverá também ser contido, evitando perdas de bola em zonas perigosas. A participação no momento defensivo tem margem para progressão, tanto em quantidade como em qualidade.

Em fevereiro deste ano, e depois de representar as seleções jovens da Bélgica, Karetsas decidiu representar a Grécia. Estreou-se na receção à Escócia, a 20 de março, e na segunda mão foi titular, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar pelos helénicos.

“Kos”, como os belgas lhe chamam para facilitar, está já a ser alvo de comparações com nomes gigantes do futebol mundial, sendo um deles o do astro argentino Lionel Messi. Quem analisa de forma mais racional o seu estilo de jogo vê um q.b. de Martin Odegaard, o que não deixa de ser uma comparação simpática.

Inspirado, segundo o próprio, pelo talento de ídolos como Neymar e Ronaldinho, Karetsas vai deliciando os adeptos com a sua classe e irreverência. Com rumores a surgir diariamente acerca do interesse de vários tubarões europeus, é provável que não fique em Genk por muito mais tempo.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.