📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Konstantinos Karetsas

- Advertisement -

Em novembro de 2007, três anos depois da conquista grega que surpreendeu o mundo do futebol, nasceu em território belga aquele que pode ser o próximo grande talento helénico. Filho de pais gregos, Konstantinos Karetsas nasceu e cresceu em Genk e passou pelas camadas jovens do Anderlecht, antes de regressar ao emblema da sua cidade natal para assinar contrato profissional.

Em 2023, já existiam mais clubes com o seu talento debaixo de olho, mas o jovem preferiu voltar ao Genk, escolha que acreditava ser benéfica para a sua evolução. Aos 15 anos de idade, tornou-se o mais jovem de sempre a marcar no futebol profissional belga (ao serviço do Jong Genk) e, aos 16, fez a sua estreia no plantel principal.

Na temporada actual, tem sido regularmente aposta do técnico alemão Thorsten Fink, somando já 33 jogos, três golos e três assistências. Tudo isto com apenas 17 anos e na equipa que lidera a fase de apuramento do campeão da Liga Pro belga.

Usado maioritariamente como médio ofensivo num 4-2-3-1, o jovem grego tem todas as características necessárias para se tornar um playmaker de classe mundial. Dotado de uma excelente técnica com bola, consegue driblar em espaços curtos, aproveitando a sua agilidade e o seu centro de gravidade baixo. É, consequentemente, um dos jogadores que mais faltas sofre no campeonato belga.

O seu elevado QI futebolístico junta-se à capacidade de usar ambos os pés para lhe permitir colocar a bola onde quer. Sem ter uma velocidade por aí além, a sua aceleração é bastante boa, sendo mais uma alternativa para escapar à pressão do adversário. É um jogador versátil que beneficia de ter alguma liberdade no terreno de jogo, contribuindo para a imprevisibilidade do ataque.

Um dos aspetos a melhorar é evidentemente a estampa física: se em relação à altura não existe grande remédio, Karetsas poderá ganhar alguma força para lhe dar mais hipóteses nos duelos físicos. O “excesso de confiança” que por vezes transmite deverá também ser contido, evitando perdas de bola em zonas perigosas. A participação no momento defensivo tem margem para progressão, tanto em quantidade como em qualidade.

Em fevereiro deste ano, e depois de representar as seleções jovens da Bélgica, Karetsas decidiu representar a Grécia. Estreou-se na receção à Escócia, a 20 de março, e na segunda mão foi titular, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar pelos helénicos.

“Kos”, como os belgas lhe chamam para facilitar, está já a ser alvo de comparações com nomes gigantes do futebol mundial, sendo um deles o do astro argentino Lionel Messi. Quem analisa de forma mais racional o seu estilo de jogo vê um q.b. de Martin Odegaard, o que não deixa de ser uma comparação simpática.

Inspirado, segundo o próprio, pelo talento de ídolos como Neymar e Ronaldinho, Karetsas vai deliciando os adeptos com a sua classe e irreverência. Com rumores a surgir diariamente acerca do interesse de vários tubarões europeus, é provável que não fique em Genk por muito mais tempo.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Sabíamos que o homem a homem ia dar-nos algum espaço»

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Nicky Hayen responde ao Bola na Rede: «O Quenda é mais rápido por isso tínhamos de ter cuidado e trocamos o lado da pressão»

Nicky Hayen analisou o duelo entre o Sporting e o Club Brugge. Leões venceram por 3-0 o jogo da quinta jornada da Champions League.

Assan Ouédraogo atrai interesse do Manchester United e Chelsea

Assan Ouédraogo está na mira do Manchester United. O conjunto de Ruben Amorim enfrenta a concorrência do Chelsea pela contratação.

Eis o Ranking UEFA depois de mais uma vitória do Sporting na Champions League

O Ranking UEFA foi oficialmente atualizado, depois de mais uma série de jogos da Champions League, realizados esta quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Costa faz anúncio relacionado com as Casas do Benfica

Rui Costa esteve presente esta quarta-feira na Casa do Benfica das Caldas da Rainha e fez um anúncio importante.

Nápoles encontra substituto de Kevin De Bruyne na Bundesliga

Johan Manzambi é o escolhido para colmatar lesão de Kevin De Bruyne no Nápoles, segundo a Sky Germany. O atleta está ligado ao SC Freiburg.

Nápoles estabelece valor para negociar Scott McTominay

Scott McTominay tem atraído vários interessados na sua contratação. O Nápoles já estabeleceu um valor para negociar o escocês.