Olheiro BnR | Konstantinos Karetsas

Em novembro de 2007, três anos depois da conquista grega que surpreendeu o mundo do futebol, nasceu em território belga aquele que pode ser o próximo grande talento helénico. Filho de pais gregos, Konstantinos Karetsas nasceu e cresceu em Genk e passou pelas camadas jovens do Anderlecht, antes de regressar ao emblema da sua cidade natal para assinar contrato profissional.

Em 2023, já existiam mais clubes com o seu talento debaixo de olho, mas o jovem preferiu voltar ao Genk, escolha que acreditava ser benéfica para a sua evolução. Aos 15 anos de idade, tornou-se o mais jovem de sempre a marcar no futebol profissional belga (ao serviço do Jong Genk) e, aos 16, fez a sua estreia no plantel principal.

Na temporada actual, tem sido regularmente aposta do técnico alemão Thorsten Fink, somando já 33 jogos, três golos e três assistências. Tudo isto com apenas 17 anos e na equipa que lidera a fase de apuramento do campeão da Liga Pro belga.

Usado maioritariamente como médio ofensivo num 4-2-3-1, o jovem grego tem todas as características necessárias para se tornar um playmaker de classe mundial. Dotado de uma excelente técnica com bola, consegue driblar em espaços curtos, aproveitando a sua agilidade e o seu centro de gravidade baixo. É, consequentemente, um dos jogadores que mais faltas sofre no campeonato belga.

O seu elevado QI futebolístico junta-se à capacidade de usar ambos os pés para lhe permitir colocar a bola onde quer. Sem ter uma velocidade por aí além, a sua aceleração é bastante boa, sendo mais uma alternativa para escapar à pressão do adversário. É um jogador versátil que beneficia de ter alguma liberdade no terreno de jogo, contribuindo para a imprevisibilidade do ataque.

Um dos aspetos a melhorar é evidentemente a estampa física: se em relação à altura não existe grande remédio, Karetsas poderá ganhar alguma força para lhe dar mais hipóteses nos duelos físicos. O “excesso de confiança” que por vezes transmite deverá também ser contido, evitando perdas de bola em zonas perigosas. A participação no momento defensivo tem margem para progressão, tanto em quantidade como em qualidade.

Em fevereiro deste ano, e depois de representar as seleções jovens da Bélgica, Karetsas decidiu representar a Grécia. Estreou-se na receção à Escócia, a 20 de março, e na segunda mão foi titular, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar pelos helénicos.

“Kos”, como os belgas lhe chamam para facilitar, está já a ser alvo de comparações com nomes gigantes do futebol mundial, sendo um deles o do astro argentino Lionel Messi. Quem analisa de forma mais racional o seu estilo de jogo vê um q.b. de Martin Odegaard, o que não deixa de ser uma comparação simpática.

Inspirado, segundo o próprio, pelo talento de ídolos como Neymar e Ronaldinho, Karetsas vai deliciando os adeptos com a sua classe e irreverência. Com rumores a surgir diariamente acerca do interesse de vários tubarões europeus, é provável que não fique em Genk por muito mais tempo.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.