Olheiro BnR: Adewale Sapara

- Advertisement -

Em Olhão, cidade algarvia do distrito de Faro, reside a equipa mais concretizadora do Campeonato de Portugal. O SC Olhanense, formação que lidera a Série D da referida competição, soma já – à passagem da sétima jornada – duas dezenas de golos a seu favor! Ora, à semelhança do que se sucede na generalidade das equipas, a alimentar este registo está o contributo dos seus jovens avançados – a média de idades dos sete dianteiros dos Leões de Olhão não excede os 24 anos.

Nesse prisma, e não obstante as boas prestações de Mohcine Hassan, Caleb ou de João Vasco, a grande produtividade de Sapara, o camisola sete dos Rubro-Negros, merece ser realçada.

Do anonimato, nas ruas de Surulere, ao protagonismo em Olhão:

Adewale Oluwafemi Sapara nasceu a 27 de janeiro de 1995 nos subúrbios de Lagos (Nigéria), a metrópole mais populosa de todo o continente africano. Tendo nascido num país imbuído de uma forte tradição futebolística, o primeiro contato de Adewale com o «desporto-rei» foi quase como uma inevitabilidade. Porém, só a partir dos 13 anos é que o  que o gosto pelo futebol se intensificou no jovem nascido em Surulere, jogando em campos de terra batida junto da sua casa (nomeadamente, o de Paddington). À medida que se dedicava cada vez mais ao futebol, crescia também o sonho de se tornar profissional, uma ambição que o levaria a percorrer alguns quilómetros em busca de melhores condições e de oportunidades.

Entretanto, desde 2010, que se organizava um importante torneio de jovens na cidade de Lagos, denominado Lagos Junior League, competição na qual participavam várias academias. Seria, pois, por ocasião da edição de 2014 da prova que, ao lado de nomes como Wilfred Ndidi (Leicester City FC) ou Henry Onyekuru (AS Monaco), Adewale teria a chance de se mostrar, representando os Apapa Golden Stars FC.

Pelos caminhos de Portugal, até encontrar o seu lugar ao sol… em Olhão:

Fonte: Nélson Ferreira/ SC Farense

Posteriormente, e estando já integrado na Team Lagos Football Academy, surgiu a hipótese de vir, aos 19 anos, para Portugal, juntamente com outros dois compatriotas, para representar a equipa B do SC Farense. Todavia, a adaptação ao nosso país não se afigurou fácil, com Sapara a passar por três emblemas diferentes (CDR Quarteirense, Sertanense FC e ARC Oleiros) num espaço de duas temporadas (2014/2015 e 2015/2016). De resto, a formação oleirense seria o seu último clube até à época 2017/2018.

No início da temporada 2017/2018, o extremo nigeriano ingressou na SR Almancilense, emblema algarvio que militava na Série E do Campeonato de Portugal. Durante a sua estada em Almancil, Sapara conseguiria, finalmente, exibir-se a bom plano, marcando 11 golos em 27 partidas.

Consequentemente voltaria a representar a ARC Oleiros, formação pela qual marcaria oito golos em 13 encontros até janeiro de 2019, antes de assinar pelo SC Olhanense.

Ao serviço do clube da cidade de Olhão, o extremo natural de Surulere tem sido extremamente bem-sucedido. Autor de oito golos, ao longo da segunda metade da época passada, Adewale Sapara tem vindo a protagonizar um fenomenal início de época 2019/2020; assim, e, se por um lado, consta como o melhor marcador da formação treinada pelo jovem treinador português Vasco Faísca na Série D do Campeonato de Portugal, por outro, o facto de «ter feito balançado a rede» por cinco ocasiões em quatro jornadas posiciona-o como o futebolista com melhor rácio de golos por jogo – possui uma média de (1, 25) – do conjunto das quatro séries (A, B, C e D) daquela prova.

Como joga:

Adewale Sapara carateriza-se por ser um extremo com propensão para criar desequilíbrios, fruto da sua capacidade de explosão e qualidade técnica. Apesar de privilegiar o uso do pé direito, o camisola “7” do Olhanense atua, com frequência, sobre o lado esquerdo do flanco, de modo a potenciar os seus movimentos em diagonal, situação na qual se afigura bastante perigoso, pois é detentor de um remate forte e colocado.

Por conseguinte, e também por se tratar de um futebolista jovem (tem, apenas, 24 anos), estou convencido de que, caso consiga manter a qualidade exibicional até aqui evidenciada, o salto deste futebolista nigeriano para os escalões profissionais possa estar para breve.

Foto de Capa: Caonitrus/ SC Olhanens

Artigo revisto por Joana Mendes

 

 

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: FPF avança com final four a partir de 2026/27

A Final Four será disputada depois da conclusão da Primeira Liga e as meias-finais passam a ser disputadas num único jogo em campo neutro.

Benfica: Com ou sem José Mourinho, jovens talentos serão aposta na próxima temporada

Numa altura em que a continuidade de José Mourinho é uma dúvida, o Benfica já delineou que apostará na formação em 2026/27.

PSG x Bayern Munique: Manuel Neuer sofreu nos 5 remates à sua baliza e bateu recorde negativo

Manuel Neuer tornou-se o primeiro guarda-redes a sofrer cinco golos sem fazer uma única defesa num jogo das eliminatórias da Champions League.

Luis Enrique e o PSG x Bayern Munique: «Foi sem dúvida o melhor jogo em que já participei como treinador»

Luis Enrique sublinhou a intensidade do PSG x Bayern Munique. Parisienses ganharam por 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Vincent Kompany comenta PSG x Bayern Munique: «Foi um jogo para quem gosta de futebol»

Vincent Kompany analisou o desfecho do PSG x Bayern Munique. Bávaros perderam 5-4 na primeira mão das meias-finais da Champions League.

PSG x Bayern Munique fez história a nível de golos: eis o recorde quebrado

Recorde de golos de uma só mão de uma meia-final da Champions League está quebrado. Houve 9 golos no PSG x Bayern Munique.

Clube da Premier League junta-se ao Real Madrid na corrida por José Mourinho

José Mourinho ganhou um novo pretendente. O Newcastle junta-se ao Real Madrid, que continua a demonstrar forte interesse.