Olheiro BnR – Charly Musonda

- Advertisement -

olheiro bnr

A temporada de 2015/2016 do campeonato espanhol tinha, à partida, muitos jovens com potencial para acompanhar, mesmo nas equipas com menos ambições. Nos clubes que subiram, por exemplo, estão nomes como Dani Ceballos (Betis) ou Alen Halilovic (Sporting Gijón), cujo talento não passa despercebido, e convém não esquecer revelações como Adalberto Peñaranda (Granada) ou Mikel Oyarzabal, que tem sentado Bruma na Real Sociedad. A meio da época, chegou mais um jogador com margem de progressão suficiente para se tornar num craque de nível mundial. Charly Musonda, extremo belga que fez parte da super equipa do Chelsea que venceu a UEFA Youth League, está no Betis por empréstimo dos londrinos e promete ser uma das figuras da segunda volta.

A qualidade de Musonda valeu-lhe desde logo a titularidade na equipa sevilhana, que durante a primeira metade da temporada sentiu a falta de um jogador com a capacidade de desequilíbrio que o belga pode oferecer. Nos primeiros encontros que efectuou com a camisola verdiblanca, o jovem de 19 anos foi sempre um dos melhores em campo e está a ter um impacto imediato no conjunto orientado por Juan Merino. O belga foi uma das apostas para tentar escapar à despromoção, bem como Leandro Damião, e para já vai correspondendo às expectativas.

Charly Musonda já treina pelo Bétis Fonte: Real Bétis
Charly Musonda já treina pelo Bétis
Fonte: Real Bétis

A actuar sobre o lado direito, embora possa ocupar qualquer posição no apoio ao ponta-de-lança, Musonda acrescenta muita velocidade e imprevisibilidade ao futebol ofensivo do Betis, que tem estado dependente de Rúben Castro. O habilidoso belga tem uma capacidade de desequilíbrio impressionante e é fortíssimo em acções de condução no último terço. Ágil e muito dotado tecnicamente, consegue evitar o choque (algo que procura invariavelmente, tendo em conta a sua fragilidade física), serpenteando entre adversários, e define com qualidade. Apesar de ser um jogador com um estilo de jogo irreverente, o que o faz correr riscos no 1×1, demonstra uma maturidade assinalável no capítulo da decisão, sendo de destacar a inteligência na procura do espaço central sempre que possível. Se evoluir de forma natural – e a passagem para o futebol sénior oferece-lhe novos desafios -, podemos estar perante uma das referências do futebol mundial nos próximos anos.

Nos últimos anos, o Chelsea investiu muito no recrutamento de jogadores para as camadas jovens, colocando-se como um dos clubes mais fortes ao nível da formação. Charly Musonda, de origens zambianas mas internacional sub-21 pela Bélgica, foi contratado ao Anderlecht em 2012, juntamente com os irmãos Tika e Lamisha, tendo rapidamente justificado a aposta dos londrinos. O protagonismo que ganhou fez crescer as esperanças dos blues, mas ainda não teve oportunidades na equipa principal e este empréstimo será decisivo para as conseguir na próxima temporada. No entanto, se olharmos ao passado recente, percebemos que não têm sido muitos os jovens da formação que ganham o seu espaço – Kenedy e Loftus-Cheek são dos poucos que vão contrariando essa tendência. As probabilidades de Musonda regressar a Stamford Bridge não são assim tão elevadas, analisando realisticamente. Cabe ao próximo treinador do Chelsea não desperdiçar o diamante que terá em mãos.

Foto de capa: Real Bétis

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Oxford United cai à League One e completa lote de equipas despromovidas no Championship

O Oxford United viu ser confirmada a sua despromoção à League One, após uma época difícil no Championship, marcada pela instabilidade.

Um campeão anunciado | FC Porto

A exibição na 31.ª jornada, na vitória pela margem mínima diante do Estrela da Amadora, é mais um dos vários triunfos que pode ser usado para explicar a superioridade azul e branca nesta época

Corrida ao título: O que falta jogar a FC Porto, Sporting e Benfica na Primeira Liga?

Numa altura em que o FC Porto se aproxima do título da Primeira Liga, Sporting e Benfica ainda sonham com a conquista do troféu.

João Henriques: «A tabela mente em relação à capacidade destes jogadores»

João Henriques analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto pode ser campeão da Primeira Liga no próximo sábado: eis os cenários

O FC Porto pode sagrar-se campeão já no próximo sábado. Os dragões estão a apenas dois pontos de garantir o título da Primeira Liga.

Francisco Trincão e o penálti do AVS SAD: «Não me pareceu, mas não vou comentar»

Francisco Trincão analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.

Adriel Ramos após brilhar no empate com o Sporting: «Jogámos contra uma grande equipa»

Adriel Ramos analisou o desfecho do duelo da 31.ª jornada da Primeira Liga. O AVS SAD recebeu o Sporting na Vila das Aves.