📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Charly Musonda

- Advertisement -

olheiro bnr

A temporada de 2015/2016 do campeonato espanhol tinha, à partida, muitos jovens com potencial para acompanhar, mesmo nas equipas com menos ambições. Nos clubes que subiram, por exemplo, estão nomes como Dani Ceballos (Betis) ou Alen Halilovic (Sporting Gijón), cujo talento não passa despercebido, e convém não esquecer revelações como Adalberto Peñaranda (Granada) ou Mikel Oyarzabal, que tem sentado Bruma na Real Sociedad. A meio da época, chegou mais um jogador com margem de progressão suficiente para se tornar num craque de nível mundial. Charly Musonda, extremo belga que fez parte da super equipa do Chelsea que venceu a UEFA Youth League, está no Betis por empréstimo dos londrinos e promete ser uma das figuras da segunda volta.

A qualidade de Musonda valeu-lhe desde logo a titularidade na equipa sevilhana, que durante a primeira metade da temporada sentiu a falta de um jogador com a capacidade de desequilíbrio que o belga pode oferecer. Nos primeiros encontros que efectuou com a camisola verdiblanca, o jovem de 19 anos foi sempre um dos melhores em campo e está a ter um impacto imediato no conjunto orientado por Juan Merino. O belga foi uma das apostas para tentar escapar à despromoção, bem como Leandro Damião, e para já vai correspondendo às expectativas.

Charly Musonda já treina pelo Bétis Fonte: Real Bétis
Charly Musonda já treina pelo Bétis
Fonte: Real Bétis

A actuar sobre o lado direito, embora possa ocupar qualquer posição no apoio ao ponta-de-lança, Musonda acrescenta muita velocidade e imprevisibilidade ao futebol ofensivo do Betis, que tem estado dependente de Rúben Castro. O habilidoso belga tem uma capacidade de desequilíbrio impressionante e é fortíssimo em acções de condução no último terço. Ágil e muito dotado tecnicamente, consegue evitar o choque (algo que procura invariavelmente, tendo em conta a sua fragilidade física), serpenteando entre adversários, e define com qualidade. Apesar de ser um jogador com um estilo de jogo irreverente, o que o faz correr riscos no 1×1, demonstra uma maturidade assinalável no capítulo da decisão, sendo de destacar a inteligência na procura do espaço central sempre que possível. Se evoluir de forma natural – e a passagem para o futebol sénior oferece-lhe novos desafios -, podemos estar perante uma das referências do futebol mundial nos próximos anos.

Nos últimos anos, o Chelsea investiu muito no recrutamento de jogadores para as camadas jovens, colocando-se como um dos clubes mais fortes ao nível da formação. Charly Musonda, de origens zambianas mas internacional sub-21 pela Bélgica, foi contratado ao Anderlecht em 2012, juntamente com os irmãos Tika e Lamisha, tendo rapidamente justificado a aposta dos londrinos. O protagonismo que ganhou fez crescer as esperanças dos blues, mas ainda não teve oportunidades na equipa principal e este empréstimo será decisivo para as conseguir na próxima temporada. No entanto, se olharmos ao passado recente, percebemos que não têm sido muitos os jovens da formação que ganham o seu espaço – Kenedy e Loftus-Cheek são dos poucos que vão contrariando essa tendência. As probabilidades de Musonda regressar a Stamford Bridge não são assim tão elevadas, analisando realisticamente. Cabe ao próximo treinador do Chelsea não desperdiçar o diamante que terá em mãos.

Foto de capa: Real Bétis

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AVS SAD prepara-se para demitir João Pedro Sousa e contratar 3º treinador da época… em dezembro

O AVS SAD vai demitir João Pedro Sousa. O treinador português durou 10 jogos e deverá ser substituído por João Henriques.

Crystal Palace prepara revolução e aponta treinador espanhol ao lugar de Oliver Glasner

Oliver Glasner recusou a renovação de contrato e o Crystal Palace e o clube vira-se agora para Espanha. José Bordalás é o eleito para a próxima época.

Nuno Campos recupera desvantagem e alcança o melhor registo do Zalaegerszeg em 15 anos

Nuno Campos soma e segue e ao fim de cinco jogos sem perder, o Zalaegerszeg vive o seu melhor momento da última década e meia.

Mais uma baixa de peso no Arsenal: Ben White falha o Boxing Day e aumenta lista de desfalques

Ben White lesionou-se na semana passada e só deve regressar em meados de janeiro, desfalcando o Arsenal numa fase importante da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Fiorentina em ‘blackout’ e escoltada pela polícia após nova derrota

A Fiorentina continua sem vencer na Serie A e a direção decretou silêncio total e estágio no centro de treinos.

Gary Neville compara polémica de Mohamed Salah à saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United: «Cristiano Ronaldo fez isso e eu não gostei nada»

Gary Neville comentou a atitude de Mohamed Salah, admitindo que os melhores do mundo têm uma mentalidade diferente, mas criticou o comportamento.

Basquetebol: Ex-NBA deixa o FC Porto ao fim de quatro meses

Axel Toupane chegou com estatuto de estrela, mas a ligação termina de forma repentina. O extremo francês fez apenas 10 jogos pelo FC Porto.