📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Daniel Dias, motor todo o terreno

- Advertisement -

Na nova geração de ciclistas a aparecer em Portugal, Daniel Dias é um dos homens que tem enchido o olho aos apreciadores da modalidade. Tanto que os bons resultados e exibições na primeira época como Sub23 ao serviço da Sicasal levaram-no a rumar ao estrangeiro para 2021, assinando pela UC Monaco.

Já nos juniores o ciclista de Gaia mostrava talento, era presença assídua na seleção nacional e o líder da barcelense Seissa, equipa habituada a lançar jovens de qualidade para o pelotão nacional. Assim, não surpreendeu que acabasse na principal equipa Sub23 do país, a Sicasal – Miticar – Torres Vedras.

Como líder da Taça de Portugal de juniores
Fonte: Bola na Rede

O que já não se estava tanto à espera era que, logo no primeiro ano, se assumisse como uma das principais figuras do conjunto da terra de Joaquim Agostinho, mas foi exatamente isso que aconteceu. Ainda que a pandemia tenha encurtado a temporada, Daniel Dias não teve escassez de oportunidades para se dar a conhecer com os principais sucessos a surgirem com o triunfo em Sub23 na Prova de Reabertura e a prata nos Nacionais de crono em Sub23.

O esforço individual é mesmo a sua principal arma e já mostra ter andamento para se intrometer entre os Elites nesta especialidade. Num país em que a modalidade foi descurada durante bastante tempo, uma nova geração de homens com talento no crono está a mudar essa tradição e Dias, em conjunto com Fábio Fernandes, que se junta este ano à Efapel, são os mais recentes a ter em conta.

Mas, não se fica por aqui o arsenal de Dias. Como seria de esperar para um croner, tem grande capacidade a rolar no plano, mas também as colinas não são grande obstáculo e passa-as sem dificuldade, conjunto de características que lhe permite ser alguém a ter muito em conta em provas de um dia, bem como em algumas competições por etapas. Para voltas mais duras, só o tempo dirá como evoluirá na alta montanha e, com isso, que papel poderá desempenhar nessas corridas.

Um ciclista polivalente com grande motor, Daniel Dias tem futuro na modalidade e até onde pode chegar dependerá também muito das escolhas que fizer. Se no seu horizonte estiver um regresso “a casa”, tudo tem para, em poucos anos, se afirmar como um dos mais fortes do pelotão nacional e ser nome habitual nos primeiros postos durante toda a época.

Se, por outro lado, o seu desejo for explorar a cena internacional, vejo nele potencial para ser um valioso gregário no World Tour. Fazendo uma comparação, escolheria Dries Devenyns, o fiável faz-tudo da Deceuninck – QuickStep, como um atleta de características semelhantes.

Foto de Capa: Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.