Olheiro BnR | David Mella

- Advertisement -

É na Corunha que habita um dos extremos mais eletrizantes do futebol espanhol. David Mella tem sido um dos grandes destaques do histórico Deportivo da Corunha, o que facto impressiona tendo em conta que tem apenas 19 anos. 

O seu impacto na equipa galega é enorme, só falhou um jogo na edição deste ano da segunda liga espanhola, e já soma três golos e outras tantas assistências nos 16 encontros que disputou. 

David Mella é um jogador da casa, nascido e criado na Corunha, e carrega em si todos os valores daquilo que é o “Depor”, a raça, o espírito de conquista e uma vontade enorme de fazer mais e melhor. O histórico clube atravessou recentemente uma crise complicada, mas está a tentar reerguer-se aos poucos e, para isso, muito têm contribuído alguns meninos da casa como são os casos de Mella e Yeremay, por exemplo, dois poços de talento que vão brilhando na Galiza.

Com um valor de mercado muito modesto, apenas dois milhões de euros, Mella é internacional pelos escalões jovens da “La Roja”, sendo uma das peças-chave da geração de sub-19 de Espanha. 

Não sou propriamente fã de comparações entre jovens jogadores e jogadores que já provaram sucessivamente o seu valor nos grandes palcos. Porém, acredito que em certas situações é necessário fazê-lo, e esta é uma delas, para que os nossos leitores possam perceber um bocadinho melhor o que representa realmente o jogo de David Mella. 

Diria que, se olharmos para o jogo do espanhol, é uma espécie de Gareth Bale, mas com o toque refinado de Paulo Dybala, ou seja, não é apenas um velocista que ataca por atacar. Ainda que eu não ache que o galês fosse assim, mas não tinha certamente o último toque que tem, por exemplo, Dybala, por isso é que acrescentei aqui esta pequena comparação. Parece-me que é de facto um extremo que concentra em si todas as características que lhe são pedidas como a rapidez, a fluidez, a técnica aguçada, a capacidade de drible e de um para um e a imprevisibilidade com um toque refinado, diferente dos demais. 

Quando olhei para o jogo de David Mella, faz até lembrar um pouco Rollheiser, mas com bem mais capacidade de progressão com bola, de finta fácil e de ataque ao espaço. Com os grandes de Espanha sempre bem atentos, e com equipas como o Arsenal, por exemplo, que ataca muito bem este tipo de mercados, acredito que Mella possa sair da Corunha num futuro próximo.

Ainda assim, adorava ver este jogador em Portugal, por exemplo, no Benfica, que pode ir ao mercado por um sucessor de Angel Di Maria, sendo Mella uma opção mais que lógica. Contudo, até para o Porto o espanhol podia ser opção já que, ao perder Francisco Conceição, perdeu o seu principal agitador de jogo e tem estado órfão deste tipo de perfil no seu plantel. 

Por isso, o jovem extremo do Depor vai ser um alvo certamente apetecível para muitos clubes, muito em breve. 

Espero sinceramente que o nosso futebol esteja atento a jovens como David Mella, até porque a aposta recente no segundo escalão espanhol tem dado frutos, com Darwin Núñez à cabeça, mas com talentos como Roberto Fernandez, por exemplo, a ganharem cada vez mais espaço no nosso país. Um nome a apontar, o futuro da La Roja, David Mella.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

A magia das línguas: Dicionário Português-Euskara do mundo do futebol

O País Basco conta com uma língua própria, com uma dificuldade de aprendizagem acima da média. A sua origem é desconhecida.

Rangers rejeita 15 milhões de euros do Fenerbahçe por Youssef Chermiti

O Rangers não aceitou uma proposta de 15 milhões de euros por Youssef Chermiti. O avançado internacional sub-21 português tem estado em destaque na equipa escocesa.

Gonçalo Esteves deixa o Alverca e vai assinar por equipa italiana

Gonçalo Esteves vai deixar o Alverca. O lateral português vai terminar o empréstimo e vai assinar pelo Catanzaro a título definitivo.

Fechado: Alex Amorim deixa o Alverca e é a maior venda da história do clube ribatejano

O Alverca já fechou a venda de Alex Amorim para o Genoa. O médio brasileiro vai ser vendido por oito milhões de euros, mais dois milhões de euros em bónus.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges reflete sobre a sua carreira: «Tudo começou lá atrás quando tinha 26 anos e comecei a treinar a formação do Mirandela»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges e a recuperação de Ousmane Diomandé: «A vontade dele jogar é tanta, independentemente da máscara»

Rui Borges falou com os jornalistas durante esta terça-feira, num encontro válido pela oitava jornada da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Preparámos o jogo olhando mais para o coletivo do que para o individual»

Rui Borges marcou presença esta terça-feira no San Mamés, de forma a realizar a antevisão ao encontro entre o Sporting e o Athletic.