📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Edmond Tapsoba

- Advertisement -

Edmond Fayçal Tapsoba nasceu a 2 de fevereiro de 1999 em Ouagadougou, a cidade capital do Burquina Faso, nação localizada no interior do Oeste de África.

Após passar pelos escalões de formação de uma das mais afamadas academias do seu país, o Salimata Taséré Football Club (vulgo, Salitas FC), Tapsoba ingressou na Union Sportive de Ouagadougou, um conjunto do principal escalão na hierarquia do futebol burquinês. Posteriormente, no verão de 2017, rumou a Portugal para representar a equipa de juniores do Leixões SC. Ora, depois de se exibir em bom plano na excelente campanha da turma matosinhense – obtenção do segundo lugar na Primeira Fase do Campeonato Nacional da I Divisão da referida categoria -, foi contratado, em janeiro de 2018, pelo Vitória SC.

Um talento que (depressa) conquistou Guimarães:

Depois de concluir a época de 2017/2018 pela formação de sub-19, Tapsoba foi promovido à equipa B, onde rapidamente se impôs, pese embora o facto de se estar a estrear como profissional por terras lusas: 30 jogos e sete golos marcados, sendo, de resto, o segundo atleta que mais minutos somou. Assim, não obstante a temporada globalmente negativa, que culminou com a despromoção do conjunto orientado por Alex ao CNS, o futebolista natural de Ouagadougou emergiu (tal como Yakubu Aziz ou El-Musrati) como uma das revelações da Segunda Liga.

Como joga:

Tapsoba é um defensor de grande envergadura (192 centímetros e 82 quilogramas), caraterística da qual se faz valer, para se superiorizar ao seu adversário no «um para um». No que concerne ao capítulo defensivo, merece destaque a inteligência com que aborda os lances, na medida em que procura (quase sempre) efetuar o desarme de modo a facilitar a construção de jogo por parte da sua equipa. Nota, ainda, para a sua polivalência, uma vez que tanto pode atuar do lado direito, como do lado esquerdo do eixo central da defesa.

Por outro lado, e a nível ofensivo, realce-se a sua notável capacidade de passe (em particular, de longa distância), o seu forte jogo aéreo e, ainda, a sua apetência para marcar grandes penalidades.

A par dos, também africanos, Yakubu Aziz e El-Musrati, Edmond Tapsoba sobressaiu na equipa B e ambiciona, agora, uma oportunidade no plantel treinado por Ivo Vieira
Fonte: 10 Management Ltd.

Um paralelismo com outros Vitorianos:

Ora, cientes da valia e potencial de Edmond, os responsáveis do Vitória optaram, ainda no decurso da época, por prolongar o vínculo que o ligava ao emblema da «Cidade do Berço», com o atleta a ficar resguardado por uma cláusula de rescisão cifrada em 20 milhões de euros.

Por conseguinte, e atendendo a que o jovem defesa de 20 anos tem figurado entre as escolhas de Ivo Vieira nos trabalhos de pré-época do plantel principal, acredito que se esteja perante a de uma política da qual os “Conquistadores” têm vindo a fruir num passado recente: a aposta em jovens valores do futebol africano, que após um curto período de adaptação ao nosso país (normalmente, uma época ao serviço da equipa B) se valorizaram (desportiva e financeiramente) na formação principal, tal como se sucedera com Bernard Mensah, Zungu ou Ghislain Konan.

Foto de Capa: 10 Management Ltd.

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e comenta corrida pela Primeira Liga: «É uma maratona»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

André Lima não concorda com as críticas do Benfica e atira: «Acabou com um justo 2-2»

O antigo jogador e treinador do Futsal do Benfica, André Lima, manifestou-se contra as críticas das águias em relação à arbitragem do encontro frente ao Braga.

João Henriques destaca exibição do AVS SAD frente ao FC Porto: «Foi extraordinário»

João Henriques analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Samu Aghehowa responde às críticas após bis pelo FC Porto: «Sigo focado no que faço»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

West Ham de Nuno Espírito Santo faz proposta de 13,7 milhões de euros por alvo do Benfica

O West Ham está de olho na contratação de Rafiu Durosinmi. O avançado nigeriano do Viktoria Plzen está também na mira do Benfica.

Devenish analisa FC Porto x AVS SAD e diz: «Estamos a trabalhar, cada dia estamos muito melhor»

Cristian Devenish analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.