Publicidade

Olheiro BnR – Francisco Trincão

Tiago Serrano · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O SC Braga tem tido um crescimento notável a nível da formação nos últimos anos. Com a conquista do título nacional de juniores em 2013/2014, começaram a aparecer jogadores oriundos da academia arsenalista como Gil Dias. Mais recentemente, apareceram nomes como os de Pedro Neto, Bruno Jordão e Xadas. Mas aquele que promete ser o caso mais sério é o de Francisco Trincão.

Natural de Viana do Castelo, seria no clube da sua cidade natal que daria os primeiros passos no futebol, tendo pelo meio uma passagem pelo FC Porto ainda na categoria de futebol de sete. Seria em 2011, aos 11 anos de idade, que Francisco Trincão rumaria à cidade dos arcebispos para se formar como jogador.

Com o passar dos anos, foi-se evidenciando nas camadas jovens do SC Braga, mas foi enquanto júnior que começou a ganhar mais visibilidade, ao ponto de no seu último ano de júnior ter sido um dos jogadores mais influentes da equipa B arsenalista, com cinco golos marcados em 30 jogos. Na selecção de sub-19, as ausências de João Félix e de Rafael Leão abriram-lhe uma vaga na equipa que iria disputar o Europeu na Finlândia, onde sobressaiu ao ponto de partilhar a artilharia da competição com o compatriota João Filipe.

Francisco Trincão marcou cinco golos no Europeu de sub-19
Fonte: Selecções de Portugal

Francisco Trincão é um extremo bastante habilidoso no controlo de bola, sendo capaz de causar muitos desequilíbrios. É um jogador que gosta de aparecer em zonas de finalização e finaliza com qualidade. Tem também uma grande qualidade de passe, sabendo distribuir jogo e desmarcar os colegas em profundidade. Fruto do seu 1,84m, também consegue ser uma arma importante nos lances de bola parada.

Quanto ao futuro, vou ser franco e claro: o campeonato de sub-23 não é competição para ele. Só continuando a jogar em escalões profissionais perante adversários de maior tarimba é que conseguirá aprimorar os seus atributos e afirmar-se como o extremo explosivo em que promete se tornar. Precisará de competição para evoluir e tornar-se mais do que um wonderkid do Football Manager.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.