Olheiro BnR | Giorgi Kochorashvili

- Advertisement -

Giorgi Kochorashvili é a nova contratação do Sporting Cube de Portugal. O médio centro georgiano de 25 anos, partirá para os Leões no mercado de verão, por uma verba de 5,5 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis. Mas quem é Kochorashvili e o que pode trazer à Liga portuguesa e ao Sporting?

Nascido em Tbilisi, na Geórgia, Kochorashvili teve uma carreira atribulada e interessante, até conseguir chegar ao patamar de clubes como o Sporting. Aos 18 anos, partiu da Geórgia para a Espanha, para representar o Girona, em sub19. Do Girona para o Peralda, do Peralda volta à Geórgia, até que é contratado para o Atlético Levante.

Na equipa da quarta divisão, diferente do atual Levante onde está, Kochorashvili destacou-se e conseguiu ser chamado para a equipa principal do Levante. No entanto, volta a ser emprestado para o Castellón da terceira divisão espanhola e finalmente em 2023, fica definitivamente na equipa principal do Levante.

É com o Euro 2024, na campanha extraordinária da Geórgia que Kochorashvili se começa a destacar. Num meio-campo a três, com Kiteishvilli e Chakvetadze, o médio do Levante destacava-se como um 8 box to box. Mostrou a sua versatilidade com uma assistência em toda a competição, uma eficácia de passe de 91% e uma média de três cortes por jogo.

Nesta época, o médio de 26 anos tem sido muito importante para o Levante. Não ajudou o Levante a chegar ao primeiro lugar da liga, como meteu vários Sportinguistas a acompanhar o clube Valenciano.

Nesta época, no Levante, na Segunda divisão espanhola, já assinalou seis golos e quatro assistências e é um dos jogadores que mais terreno percorre. Kochorashvili é perfeito para uma possível colmatação da saída de Hjulmand, apesar de não ser tão defensivo como o dinamarquês, é um jogador bastante aguerrido e com uma capacidade de pulmão impressionante, um verdadeiro box to box.

Como podemos ver através do mapa de calor da época do georgiano, está em todo o lado ao mesmo tempo.

mapa de calor de Giorgi Kochorashvili
Mapa de calor de Giorgi Kochorashvili Fonte: Sofascore

O Sporting conseguiu um médio muito versátil, se bem que um pouco lento, mas  tem uma eficácia de passe de 89% em cada jogo, o que mostra que é bom com os pés. Em toda a época apenas tem 2 erros que resultaram em remates, recupera 5 bolas por jogo e ganha 55% dos duelos que disputa.

Para além de nos últimos três jogos ter sido o jogador que mais correu no campo, alcançando médias de 12 km percorridos no jogo.

Claro que tudo isto é feito na segunda divisão espanhola e Kochorashvili terá um difícil período de habituação ao nosso campeonato português. Mas com certeza que será um novo pulmão na equipa do Sporting e tem as capacidades sobretudo físicas para brilhar na Primeira Liga.

Deixo-vos uns highlights do novo médio dos Leões que com certeza pegará a sua celebração aos adeptos leoninos.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Leão na porta de saída do AC Milan e tubarões europeus fazem fila

A experiência de Rafael Leão no AC Milan não tem sido positiva esta temporada, abrindo portas ao interesse de vários gigantes europeus.

Alejandro Garnacho relembra saída conturbada do Manchester United: «Talvez a culpa também seja minha, comecei a fazer algumas coisas erradas»

Alejandro Garnacho relembrou a saída do Manchester United, assumindo os seus erros após o mediático desentendimento com Ruben Amorim.

Club Brugge atualiza situação de Carlos Forbs após colisão com colega de equipa

O Clube Brugge atualiza as situações de Kyriani Sabbe e Carlos Forbs. Jogadores da mesma equipa chocaram no último jogo.

Luta pelas meias finais da Champions League: Onde ver o Arsenal x Sporting?

O Arsenal vai receber o Sporting na segunda mão dos quartos de final da Champions League. Duelo será transmitido na Sport TV 5.

PUB

Mais Artigos Populares

Augusto Inácio comenta Sporting x Arsenal e lança 2ª mão: «Não estou a ver o Arsenal a expor-se muito»

Augusto Inácio falou sobre a primeira mão entre o Sporting e o Arsenal e lançou a segunda mão dos quartos de final da Champions League.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede após o Braga x Arouca: «Cumpre tudo o que lhe peço, é um jogador muito sério e...

Carlos Vicens respondeu ao Bola na Rede após o Braga x Arouca. Jogo terminou com a vitória arsenalista por 1-0 na Primeira Liga.

Vasco Seabra responde ao Bola na Rede após o Braga x Arouca: «Creio que a nossa equipa fez um extraordinário mas muito difícil trabalho»

Vasco Seabra respondeu ao Bola na Rede após o Braga x Arouca. Jogo terminou com a vitória arsenalista por 1-0 na Primeira Liga.