Olheiro BnR | Giorgi Kochorashvili

- Advertisement -

Giorgi Kochorashvili é a nova contratação do Sporting Cube de Portugal. O médio centro georgiano de 25 anos, partirá para os Leões no mercado de verão, por uma verba de 5,5 milhões de euros, mais dois milhões em variáveis. Mas quem é Kochorashvili e o que pode trazer à Liga portuguesa e ao Sporting?

Nascido em Tbilisi, na Geórgia, Kochorashvili teve uma carreira atribulada e interessante, até conseguir chegar ao patamar de clubes como o Sporting. Aos 18 anos, partiu da Geórgia para a Espanha, para representar o Girona, em sub19. Do Girona para o Peralda, do Peralda volta à Geórgia, até que é contratado para o Atlético Levante.

Na equipa da quarta divisão, diferente do atual Levante onde está, Kochorashvili destacou-se e conseguiu ser chamado para a equipa principal do Levante. No entanto, volta a ser emprestado para o Castellón da terceira divisão espanhola e finalmente em 2023, fica definitivamente na equipa principal do Levante.

É com o Euro 2024, na campanha extraordinária da Geórgia que Kochorashvili se começa a destacar. Num meio-campo a três, com Kiteishvilli e Chakvetadze, o médio do Levante destacava-se como um 8 box to box. Mostrou a sua versatilidade com uma assistência em toda a competição, uma eficácia de passe de 91% e uma média de três cortes por jogo.

Nesta época, o médio de 26 anos tem sido muito importante para o Levante. Não ajudou o Levante a chegar ao primeiro lugar da liga, como meteu vários Sportinguistas a acompanhar o clube Valenciano.

Nesta época, no Levante, na Segunda divisão espanhola, já assinalou seis golos e quatro assistências e é um dos jogadores que mais terreno percorre. Kochorashvili é perfeito para uma possível colmatação da saída de Hjulmand, apesar de não ser tão defensivo como o dinamarquês, é um jogador bastante aguerrido e com uma capacidade de pulmão impressionante, um verdadeiro box to box.

Como podemos ver através do mapa de calor da época do georgiano, está em todo o lado ao mesmo tempo.

mapa de calor de Giorgi Kochorashvili
Mapa de calor de Giorgi Kochorashvili Fonte: Sofascore

O Sporting conseguiu um médio muito versátil, se bem que um pouco lento, mas  tem uma eficácia de passe de 89% em cada jogo, o que mostra que é bom com os pés. Em toda a época apenas tem 2 erros que resultaram em remates, recupera 5 bolas por jogo e ganha 55% dos duelos que disputa.

Para além de nos últimos três jogos ter sido o jogador que mais correu no campo, alcançando médias de 12 km percorridos no jogo.

Claro que tudo isto é feito na segunda divisão espanhola e Kochorashvili terá um difícil período de habituação ao nosso campeonato português. Mas com certeza que será um novo pulmão na equipa do Sporting e tem as capacidades sobretudo físicas para brilhar na Primeira Liga.

Deixo-vos uns highlights do novo médio dos Leões que com certeza pegará a sua celebração aos adeptos leoninos.

Subscreve!

Artigos Populares

AZ Alkmaar ganha a Taça dos Países Baixos

O AZ Alkmaar, com Alexandre Penetra a titular, acabou com uma sequência de três finais perdidas na Taça dos Países Baixos e conquistou o seu oitavo grande troféu. Na 107.ª final da prova, venceu o NEC por 5-1, este domingo.

Podcast À Prova de Bola #25 – Um dérbi que (quase) vale um título

O novo episódio do “À Prova de Bola” passa por Alvalade e pelo Dragão: o dérbi baralhou o segundo lugar e o FC Porto reforçou a liderança rumo ao título.

Jesús Ramírez questionado sobre a possibilidade de jogar no FC Porto: «Seria uma boa equipa e um bom clube para mim. Tenho um sonho...

Jesús Ramírez foi questionado sobre a possibilidade de representar o FC Porto no futuro e não fechou as portas aos dragões.

Gabri Veiga em grande ao serviço do FC Porto: espanhol vive bom momento na carreira

Gabri Veiga está em grande ao serviço do FC Porto, atingindo números sem comparação durante esta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Dominik Szoboszlai fala sobre o futuro no Liverpool

Dominik Szoboszlai confirmou que não há avanços na renovação de contrato com o Liverpool. O médio internacional pela Hungria deixou o seu futuro em aberto em Anfield.

Hidemasa Morita e a derrota do Sporting frente ao Benfica: «Merecemos mais»

Hidemasa Morita reagiu à derrota do Sporting frente ao Benfica por duas bolas a uma, num encontro da Primeira Liga.

El Clásico entre Barcelona e Real Madrid já tem data marcada

A La Liga confirmou o calendário da 35.ª jornada, com destaque para o El Clásico, que pode ser decisivo na luta pelo título.