Olheiro BnR – Gonçalo Paciência

olheiro bnr

Os exemplos de filhos de antigos jogadores que tentaram seguir as pisadas do progenitor são muitos, no entanto, nem sempre “filho de peixe sabe nadar”. No caso de Gonçalo Paciência, foi desde cedo apontado a grandes palcos, só que o filho de Domingos Paciência tarda em comprovar o potencial nele depositado. Más opções de carreira e falta de oportunidades têm adiado a afirmação e esta temporada pode ser decisiva.

Domingos Paciência fez a bola beijar as redes 142 vezes com a camisola do FC Porto e foi durante muitos anos a referência ofensiva dos azuis e brancos, pelo que as expectativas em torno do seu filho foram sempre muito elevadas. Gonçalo nasceu em 1994 e depressa se juntou à formação dos dragões, tornando-se figura de destaque tanto no clube como nos escalões jovens da seleção nacional.

As duas primeiras temporadas como sénior na equipa B dos azuis e brancos até correram bem, sendo que na segunda chegou mesmo a estrear-se pela equipa principal. O passo seguinte era lógico, sem espaço no plantel, estava na altura de ir para a Liga NOS. As portas da primeira abriram-se através da Académica. A escolha dificilmente podia ter sido pior. O clube de Coimbra jogava mal, muitas vezes optando por bater direto, com Gonçalo sozinho na frente, um jogo que não favorece, de todo, as suas características. O clube acabou por descer e o jovem avançado foi várias vezes preterido em função de Rafael Lopes.

Enquanto Gonçalo estava em Coimbra, no Porto apareceu como uma bomba André Silva, que acabou por ocupar a vaga de Paciência no plantel principal. Seguiu-se o Olympiakos, naquela que se revelou outra péssima escolha de carreira. Praticamente não jogou e nem sequer foi inscrito na Liga dos Campeões. Em janeiro trocou os gregos pelo Rio Ave. Lá, convenceu Luís Castro e conquistou a titularidade, ainda assim só conseguiu marcar um golo.

Fonte: Facebook Oficial de Gonçalo Paciência
Fonte: Facebook Oficial de Gonçalo Paciência

Chegamos então ao início da presente temporada. André Silva saiu para o AC Milan e Aboubakar tinha o futuro incerto, mas nem assim Gonçalo foi opção para Sérgio Conceição. Novo empréstimo, desta feita ao Vitória de Setúbal. José Couceiro costuma lançar e moldar os jogadores jovens, o que juntamente com o tipo de futebol que as suas equipas praticam, são duas razões para este ser o clube certo. Para já começou como suplente, entretanto ganhou a titularidade e leva já um golo, marcado na vitória frente ao Sp. Braga.

Gonçalo Paciência é um avançado extremamente evoluído tecnicamente, mas falta-lhe uma maior veia goleadora. É também um jogador alto, ainda assim não impressiona fisicamente e é razoavelmente rápido. Futebol apoiado e ataque planeado é o tipo de jogo que mais o beneficia, sendo que uma parceria numa formação com dois avançados também pode ser uma solução interessante (chegou a fazer dupla com André Silva na equipa B do FC Porto). Certo é que está com 23 anos e ainda não se conseguiu afirmar, dando até ideia de estar descartado pelos dragões e tem aqui uma última oportunidade para confirmar todo o seu potencial e fazer jus ao apelido.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Gonçalo Paciência

Vasco Moreira
Vasco Moreirahttp://www.bolanarede.pt
O Vasco é estudante de Comunicação Social em Coimbra. É apaixonado pelo desporto rei desde que se lembra, viciado em Football Manager e não dispensa uma boa noitada a ver NBA.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique entra na corrida e quer desviar defesa ao Liverpool

O Bayern Munique está interessado na contratação de Marc Guéhi, central do Crystal Palace, com o internacional inglês a surgir como alvo de vários clubes para o próximo verão.

Portugal carimba passagem aos oitavos de final do Mundial de Voleibol

A seleção portuguesa garantiu o apuramento para os oitavos de final do Campeonato do Mundo de voleibol após vencer a Colômbia e beneficiar do triunfo dos Estados Unidos sobre Cuba.

O primeiro onze de José Mourinho no Benfica … em 2000

José Mourinho fez a sua primeira aparição no banco do Benfica a 23 de setembro de 2000, no Estádio do Bessa, num jogo decidido logo aos dois minutos por Duda, num golo de calcanhar.

Liverpool e Atlético Madrid empatam, Chelsea vence na Alemanha: eis os resultados do dia na UEFA Youth League

UEFA Youth League trouxe um empate sem golos entre Liverpool e Atlético de Madrid, enquanto o Chelsea bateu o Bayern em Munique por 2-3.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica vai ter opção para estender contrato de José Mourinho para lá de 2027: eis os novos detalhes

José Mourinho vai assinar um contrato válido até 2027 com o Benfica. Águias ficarão com opção para estender por mais uma temporada.

Swansea marca 2 golos no desconto e elimina Nottingham Forest 100% derrotado desde a saída de Nuno Espírito Santo da Taça da Liga Inglesa

O Swansea conseguiu uma reviravolta épica na Taça da Liga Inglesa. Nottingham Forest de Ange Postecoglou eliminado da competição nos descontos.

O que esperar da Pré-Temporada da LPFA? | Futebol Americano

O início de captações em quase todos os clubes...