Olheiro BnR | Jon Gorrotxategi

- Advertisement -

Jon Gorrotxategi Etxaniz, mais conhecido por “Gorrotxa”, tem sido uma das grandes revelações da La Liga Hypermotion esta temporada. Basco de origem, está emprestado ao Mirandés pela Real Sociedad e, apesar de esta ser a sua primeira época no futebol profissional, já joga com a maturidade de um veterano. Soma 41 jogos, quatro golos, duas assistências e um total impressionante de 3.636 minutos em campo, números que mostram bem a importância que tem tido na equipa.

Médio defensivo de origem, Gorrotxategi destaca-se principalmente pela sua capacidade de organização do jogo, pela facilidade com que recupera bolas e pela força nos duelos. Sabe ocupar bem os espaços, é inteligente nas decisões e mostra sempre uma calma impressionante, mesmo quando o jogo está mais partido. É daqueles jogadores que sabe quando deve pôr gelo no jogo e quando é altura de acelerar, uma qualidade rara, especialmente num jovem que está a dar os primeiros passos entre os profissionais.

Com o pé direito como dominante, Gorrotxa tem também um bom passe, curto e longo, e mostra que é capaz de romper linhas com qualidade, seja através de um passe vertical, seja transportando a bola com critério. Não é só um médio de contenção, também sabe construir e lançar jogadas, o que o torna num jogador muito completo.

Na Real Sociedad, já se fala que Gorrotxategi pode ser o sucessor de Martín Zubimendi, que tem vindo a ser apontado a uma saída no final da época. E, com o que tem mostrado no Mirandés, essa possibilidade faz cada vez mais sentido. A cláusula de rescisão de 50 milhões de euros deixa bem claro o quanto o clube acredita no seu potencial.

Além de Gorrotxategi, há outro nome que tem brilhado no Mirandés, o avançado Joaquín Panichelli. Juntos, têm sido os pilares da equipa e os principais destaques da liga. Mas é Gorrotxa quem dita o ritmo, quem equilibra a equipa e quem dá segurança tanto com bola como sem ela. Está sempre bem posicionado, ganha lances importantes e sabe simplificar quando é preciso.

Através das grandes exibições e do excelente campeonato que está a realizar, Gorrotxategi começou também a chamar a atenção fora de Espanha. Um dos clubes que já segue com atenção o seu percurso é o FC Porto, que vê no médio basco um perfil interessante para reforçar o meio-campo no futuro.

Numa liga onde muitos jovens tentam dar nas vistas, Gorrotxategi tem conseguido impor-se com consistência e qualidade. Tudo indica que o seu regresso à Real Sociedad está para breve e, com a saída provável de Zubimendi, parece claro que os txuriurdin já têm o homem certo para o lugar.

Sem dúvida, Jon Gorrotxategi é um nome a seguir com atenção. Está a crescer rápido, mostra personalidade e tem todas as ferramentas para se afirmar num clube de primeira.

Diego Tamaian
Diego Tamaian
O Diego está a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação e quer seguir jornalismo de desporto. O futebol está-lhe no sangue, é fanático pela Bundesliga, adora analisar jogadores e partilhar opiniões um pouco diferentes dos outros, sempre com respeito pela verdade desportiva.

Subscreve!

Artigos Populares

JP confirmado como reforço do Casa Pia

O Casa Pia anunciou a contratação de JP. O médio brasileiro de 21 anos chega proveniente do Vasco da Gama.

Jovan Milosevic fechado no Braga por 8,5 milhões de euros: avançado rejeitou proposta da Serie A para rumar a Portugal

Jovan Milosevic está a caminho do Braga. O avançado de 20 anos escolheu os bracarenses em detrimento da Udinese.

Sunderland prepara nova proposta por Geny Catamo e define estratégia para fechar contratação

O Sunderland prepara uma nova proposta por Geny Catamo. O objetivo dos black cats é apresentar a oferta perto do final do mercado de verão.

José Mourinho comenta transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma: «É um dos maiores talentos do futebol português e vai agradar muito aos...

José Mourinho falou sobre a transferência de Rodrigo Mora para a AS Roma e destacou o médio como um dos maiores talentos do futebol português.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho rendido a jogador do Real Madrid: «Faz-me rir nos treinos porque é demasiado bom e está num nível estratosférico»

José Mourinho mostrou-se rendido às qualidades de Kylian Mbappé na primeira grande entrevista desde que assumiu o comando do Real Madrid.

José Mourinho explica a razão pela qual Rodri Hernández não rumou ao Real Madrid: «As dúvidas do Rodrigo fizeram-me duvidar também»

José Mourinho confirmou o interesse do Real Madrid em Rodri Hernández e explicou por que razão o médio não rumou aos merengues.

José Mourinho volta a falar sobre o caso entre Vinícius Júnior e Prestianni: «Podiam vir 20 jogadores, que eu ficava com o Prestianni, era...

José Mourinho foi questionado sobre a relação com Vinícius Júnior após o Benfica x Real Madrid na temporada passada.