📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Matheus Pereira

- Advertisement -

olheiro bnr

Uma das melhores notícias que os sportinguistas receberam nos tempos mais recentes foi a renovação de contrato com Matheus Pereira, futebolista que, lembre-se, se encontrava sem competir desde o início da temporada. Isto precisamente em função de não chegar a acordo para prolongar o seu vínculo, algo que, enfim, sucedeu há pouco tempo, com o brasileiro a ficar ligado ao emblema de Alvalade até 2020 e logo com cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Aliás, mal o jogador prolongou o contrato, foi mesmo com grande naturalidade que foi imediatamente integrado na equipa B verde-e-branca, tendo marcado logo um golo na estreia, diante do Tondela (4-3), e procurando agora ter um impacto nesta fase final da Segunda Liga, que o poderá, inclusivamente, transformar num reforço efectivo para a equipa principal do Sporting em 2015/16.

Em Alcochete desde os Iniciados

Matheus Felipe Costa Pereira nasceu a 5 de Maio de 1996 em Belo Horizonte, Brasil, mas cedo se mudou para Portugal, onde começou a sua carreira no modesto Trafaria – isto antes de se mudar para o Sporting, em 2010/11, representando o emblema verde-e-branco desde então.

Em Alcochete, valha a verdade, foi sempre visto como um prodígio e o maior talento da sua geração, sendo então com naturalidade que, em 2013/14, mesmo apenas no primeiro ano enquanto júnior, o jovem brasileiro se estreou no futebol sénior, somando quatro jogos para a equipa secundária dos leões, então orientada por Abel Ferreira.

Evolução travada pelo longo processo de renovação

2014/15, então, prometia ser a temporada da afirmação absoluta de Matheus Pereira no Sporting B, mas esse ensejo acabou atrasado pelo arrastar do processo de renovação do brasileiro, de quem, recorde-se, até se dizia que tinha já um pré-acordo para rumar ao Mónaco no próximo Verão.

A verdade, ainda assim, é que o médio-ofensivo acabou por prolongar mesmo o seu vínculo com os leões e ser finalmente reintegrado na equipa secundária, agora orientada por João de Deus, na qual soma neste momento dois jogos e um golo.

Matheus Pereira renovou com o Sporting CP até 2020 Fonte: Sporting Clube de Portugal
Matheus Pereira renovou com o Sporting CP até 2020
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Todo o talento para singrar ao mais alto-nível

Com apenas 18 anos, e ainda habilitado a jogar nos juniores do Sporting, Matheus Pereira é, da geração de 1996, o jogador em que a estrutura verde-e-branca depositará mais esperanças, ou não estivesse perante um futebolista que apresenta todas as qualidades para singrar ao mais alto nível.

Afinal, o jovem craque apresenta uma superior qualidade técnica e de passe (seja a curta ou longa distância), é fortíssimo no drible, imprevisível, tem excelente visão de jogo e é ainda um finalizador muito efectivo, sendo especialmente perigoso em lances de bola parada. Para além disso, e talvez por ter rumado à Europa muito cedo, Matheus Pereira consegue ainda juntar a esse lado mais “brasileiro” do seu futebol algumas características que serão fulcrais para se impor no Velho Continente. São exemplos disso a sua generosidade na recuperação defensiva e a raça que impõe sempre no seu futebol.

Extremo-direito ou “dez”

Explosivo, fortíssimo em lances de um contra um e com uma extraordinária capacidade para fazer diagonais da direita para o meio com o intuito de usar o seu fantástico pé esquerdo, parece ser a extremo-direito que Matheus Pereira terá condições de atingir a plenitude das suas capacidades, podendo desempenhá-las de forma híbrida tanto enquanto falso-ala, recorrendo muitas vezes aos referidos movimentos interiores, como também no sentido mais puro do termo, ganhando várias vezes a linha para aplicar os seus venenosos cruzamentos.

Ainda assim, é inegável que o jovem craque brasileiro também se sentirá muito bem a jogar na posição “dez”, onde perderá algum impacto no aspecto mais explosivo do seu futebol, mas onde sobressairá a sua enorme inteligência e percepção do jogo. Jogar nesta posição até o aproximará mais vezes de zonas de tiro, onde poderá aplicar o seu fortíssimo e colocadíssimo pontapé.

Certo, de qualquer maneira, é que Matheus Pereira apresenta todas as características para se impor na alta roda do futebol europeu, não sendo de descartar inclusivamente a integração, aos poucos, do jovem de 18 anos na equipa principal dos leões já a partir da próxima temporada. Afinal, se há coisa de que o conjunto orientado por Marco Silva necessita em fases adiantadas é criatividade e capacidade de desequilíbrio, características que se vão acentuar com a previsível saída de Nani e que poderão ser compensadas com o talento da precoce promessa canarinha.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Selecionador da Arménia antevê duelo contra Portugal: «Cristiano Ronaldo não vai estar, mas estarão outros com muita qualidade»

Yegishe Melikyan fez a antevisão ao duelo entre a Arménia e Portugal. O técnico atirou a ausência de Cristiano Ronaldo para segundo plano.

Liverpool e Juventus interessados em garantir extremo do Bayern Munique a custo zero

O Liverpool e a Juventus estão interessados na contratação a custo zero de Serge Gnabry, que termina contrato com o Bayern Munique em junho.

Carlo Ancelotti elogia 2 internacionais canarinhos: «Com ele o Brasil tem futuro garantido»

Carlo Ancelotti destacou dois jogadores do Brasil após o triunfo sobre o Senegal. Estêvão e Éder Militão muito elogiados pelo selecionador.

Besiktas define preço para vender Rafa Silva e dificulta negócio

O Besiktas exige 15 milhões de euros para vender Rafa Silva. Agente do jogador colocou proposta de três milhões em cima da mesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Treinador da Ucrânia deixa Benfica em sobressalto: «Georgiy Sudakov tem uma lesão muito grave»

Georgiy Sudakov está lesionado e já abandonou a concentração da Ucrânia. Serhyi Rebrov deu más notícias ao Benfica.

Alerta vermelho no Benfica: Vangelis Pavlidis substituído na Grécia com muitas queixas no joelho

Vangelis Pavlidis deixou o relvado no Grécia x Escócia com queixas no joelho. Avançado do Benfica está lesionado.

Presidente do Nápoles critica pausa para seleções: «Muitos jogadores voltam em péssimo estado, precisamos de campeonatos sem parar»

Aurelio De Laurentiis criticou a pausa para as seleções. O presidente do Nápoles recordou casos de atletas que se lesionaram durante o período.