📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Matheus Pereira

- Advertisement -

olheiro bnr

Uma das melhores notícias que os sportinguistas receberam nos tempos mais recentes foi a renovação de contrato com Matheus Pereira, futebolista que, lembre-se, se encontrava sem competir desde o início da temporada. Isto precisamente em função de não chegar a acordo para prolongar o seu vínculo, algo que, enfim, sucedeu há pouco tempo, com o brasileiro a ficar ligado ao emblema de Alvalade até 2020 e logo com cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

Aliás, mal o jogador prolongou o contrato, foi mesmo com grande naturalidade que foi imediatamente integrado na equipa B verde-e-branca, tendo marcado logo um golo na estreia, diante do Tondela (4-3), e procurando agora ter um impacto nesta fase final da Segunda Liga, que o poderá, inclusivamente, transformar num reforço efectivo para a equipa principal do Sporting em 2015/16.

Em Alcochete desde os Iniciados

Matheus Felipe Costa Pereira nasceu a 5 de Maio de 1996 em Belo Horizonte, Brasil, mas cedo se mudou para Portugal, onde começou a sua carreira no modesto Trafaria – isto antes de se mudar para o Sporting, em 2010/11, representando o emblema verde-e-branco desde então.

Em Alcochete, valha a verdade, foi sempre visto como um prodígio e o maior talento da sua geração, sendo então com naturalidade que, em 2013/14, mesmo apenas no primeiro ano enquanto júnior, o jovem brasileiro se estreou no futebol sénior, somando quatro jogos para a equipa secundária dos leões, então orientada por Abel Ferreira.

Evolução travada pelo longo processo de renovação

2014/15, então, prometia ser a temporada da afirmação absoluta de Matheus Pereira no Sporting B, mas esse ensejo acabou atrasado pelo arrastar do processo de renovação do brasileiro, de quem, recorde-se, até se dizia que tinha já um pré-acordo para rumar ao Mónaco no próximo Verão.

A verdade, ainda assim, é que o médio-ofensivo acabou por prolongar mesmo o seu vínculo com os leões e ser finalmente reintegrado na equipa secundária, agora orientada por João de Deus, na qual soma neste momento dois jogos e um golo.

Matheus Pereira renovou com o Sporting CP até 2020 Fonte: Sporting Clube de Portugal
Matheus Pereira renovou com o Sporting CP até 2020
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Todo o talento para singrar ao mais alto-nível

Com apenas 18 anos, e ainda habilitado a jogar nos juniores do Sporting, Matheus Pereira é, da geração de 1996, o jogador em que a estrutura verde-e-branca depositará mais esperanças, ou não estivesse perante um futebolista que apresenta todas as qualidades para singrar ao mais alto nível.

Afinal, o jovem craque apresenta uma superior qualidade técnica e de passe (seja a curta ou longa distância), é fortíssimo no drible, imprevisível, tem excelente visão de jogo e é ainda um finalizador muito efectivo, sendo especialmente perigoso em lances de bola parada. Para além disso, e talvez por ter rumado à Europa muito cedo, Matheus Pereira consegue ainda juntar a esse lado mais “brasileiro” do seu futebol algumas características que serão fulcrais para se impor no Velho Continente. São exemplos disso a sua generosidade na recuperação defensiva e a raça que impõe sempre no seu futebol.

Extremo-direito ou “dez”

Explosivo, fortíssimo em lances de um contra um e com uma extraordinária capacidade para fazer diagonais da direita para o meio com o intuito de usar o seu fantástico pé esquerdo, parece ser a extremo-direito que Matheus Pereira terá condições de atingir a plenitude das suas capacidades, podendo desempenhá-las de forma híbrida tanto enquanto falso-ala, recorrendo muitas vezes aos referidos movimentos interiores, como também no sentido mais puro do termo, ganhando várias vezes a linha para aplicar os seus venenosos cruzamentos.

Ainda assim, é inegável que o jovem craque brasileiro também se sentirá muito bem a jogar na posição “dez”, onde perderá algum impacto no aspecto mais explosivo do seu futebol, mas onde sobressairá a sua enorme inteligência e percepção do jogo. Jogar nesta posição até o aproximará mais vezes de zonas de tiro, onde poderá aplicar o seu fortíssimo e colocadíssimo pontapé.

Certo, de qualquer maneira, é que Matheus Pereira apresenta todas as características para se impor na alta roda do futebol europeu, não sendo de descartar inclusivamente a integração, aos poucos, do jovem de 18 anos na equipa principal dos leões já a partir da próxima temporada. Afinal, se há coisa de que o conjunto orientado por Marco Silva necessita em fases adiantadas é criatividade e capacidade de desequilíbrio, características que se vão acentuar com a previsível saída de Nani e que poderão ser compensadas com o talento da precoce promessa canarinha.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.