Olheiro BnR: Mika Godts, o novo Hazard

- Advertisement -

Chama-se Mika Godts e é a nova jóia a emergir no futebol belga. Aos 17 anos de idade, o jovem, que é formado no KRC Genk, clube que tem trazido para a ribalta muitos jovens valores de talento imenso, como Kevin De Bruyne ou Thibaut Courtois, por exemplo, é mais um diamante por lapidar e brilhar na Europa do futebol.

Começou a sua curta carreira, curiosamente, no RSC Anderlecht, mas mudou-se para Genk, onde tem feito o seu percurso até aos dias de hoje, principalmente nas equipas secundárias do conjunto belga, mas com muitas chamadas à equipa principal. O percurso deste miúdo tem sido bastante promissor, soma até ao momento 18 jogos disputados, entre Challenger Pro League e UEFA Youth League, apontando oito golos e uma assistência. Estes números têm aguçado o apetite aos tubarões do velho continente, principalmente pela situação contratual de Mika: termina contrato em Junho de 2023, mês em que também comemora os seus 18 anos, altura em que se pode comprometer a “custo zero” com outro clube.

Este fator foi muito importante para a minha escolha em trazer o nome de Godts, porque acredito que pode ser um alvo interessante para equipas portuguesas, jogando com o facto de ser um futebol onde Mika poderia desenvolver as suas capacidades técnicas e táticas, para crescer como profissional e como homem. No entanto, acredito que a concorrência será muito feroz, por um jogador que é dono de uma técnica apuradíssima, controlo de bola e meia distância, que até o diferencia dos demais do seu próprio escalão, e que faz dele a grande promessa belga da atualidade.

ESTARÁ ENCONTRADO O SUCESSOR DE EDEN HAZARD?

Muito se tem falado no extremo belga do Real Madrid CF, essencialmente pela sua pobre forma física e pela falta de preponderância que sempre demonstrou ao serviço dos “merengues”. Eden é, e continua a ser, um talento excecional, pela rapidez de execução, pela facilidade em como dribla os seus adversários, em progressão, com uma técnica fora do comum, predicados estes que fizeram com que o conjunto de Florentino Pérez avançasse para a sua contratação.

No entanto, Eden nunca confirmou aquilo que mostrou em Londres, ao serviço do Chelsea FC, onde brilhou tanto ou mais do que outros grandes jogadores, e de onde nunca devia de ter saído, porque foi talhado para o futebol inglês, rápido como ele, talentoso para ele, e único para que Eden pudesse brilhar como tão bem sabia. Mika Godts perfila-se como uma perspetiva enorme de futuro grande jogador, muito parecido ao compatriota Eden, mas como muito ainda para aprender.

UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO BRILHANTE?

Quando analisamos o dossiê de Mika Godts, o que salta à vista é a duração do seu contrato, e o cenário de poder chegar a outro clube a custo zero. Ora quando olhamos para o mercado e para todos os jogadores que tem para oferecer, uns mais promissores que outros, o nome de Mika salta obviamente para o topo da lista.

Acredito que a renovação com o seu atual clube possa ser possível, até porque é um clube que lhe pode permitir estabilidade e espaço para desenvolver todas as suas capacidades mas, ultimamente, até temos visto alguma falta de capacidade dos clubes belgas para segurarem as suas jovens pérolas, e temos por exemplo o caso de Mile Svilar, quando assinou a custo zero pelo SL Benfica, ou mais recentemente o nome de Noah Mbamba, que deixou o Club Brugge KV para reforçar o Bayer 04 Leverkusen por uma verba irrisória. No final de contas, prevejo um desfecho com 50% de probabilidades para sair, ou para ficar na Bélgica, mas sem ser necessariamente em Genk, até porque os maiores clubes belgas estão à espreita. 

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa reage à queixa do FC Porto contra Vangelis Pavlidis

Rui Costa já reagiu à queixa apresentada pelo FC Porto contra Vangelis Pavlidis, que pediu a expulsão do avançado grego.

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Portugal tem uma palavra a dizer no Mundial. Não tenho nenhuma esperança que o Brasil possa ser campeão»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Valdo em exclusivo ao Bola na Rede: «Analisando friamente, o FC Porto é o grande favorito a vencer a Primeira Liga»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Valdo respondeu a algumas questões envolvendo o futebol nacional e o Brasil.

Paulo Fonseca reflete sobre o FC Porto, o Benfica e o Sporting: «São os grandes candidatos ao título»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca defrontou o treinador do FC Porto em França e elogia Francesco Farioli: «Traz novas ideias ao futebol português»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Paulo Fonseca já regressou ao balneário depois da longa suspensão: «Já faz parte do passado»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Paulo Fonseca, treinador do Lyon, falou à margem do evento.

Adi Hutter despedido do AS Mónaco

Adi Hutter foi despedido do AS Mónaco. O treinador austríaco deixa os monegascos, onde estava desde 2023.