Olheiro BnR: Neemias Queta

- Advertisement -

Do Barreiro para o mundo

No Barreirense começou a lançar ao cesto, no SL Benfica cresceu como jogador e na universidade de Utah State mostrou-se ao mundo. Neemias Queta continua a fazer sonhar os amantes de basquetebol portugueses, podendo ser o primeiro luso a pisar as quatro linhas da NBA.

Depois de ajudar a sua faculdade a conquistar dois títulos da conferência Mountain West, os olheiros da liga milionária já ligaram o radar ao talento do número 23 dos Aggies. No ano passado, a média de 12 pontos, nove ressaltos e 2,5 desarmes de lançamento catapultaram o poste até ao NBA Combine, uma montra para os jovens que esperam ser escolhidos no Draft.

Várias equipas convidaram Neemias para um treino privado, mas o natural do Barreiro decidiu voltar mais um ano para continuar os estudos e a carreira universitária na NCAA. Entretanto, fez parte de uma página dourada da seleção portuguesa de basquetebol: a conquista do grupo B do Campeonato da Europa de Sub-20.

Durante o torneio que se realizou em Matosinhos apareceu uma lesão no joelho que o afastou da primeira parte da temporada. Depois de uns jogos menos conseguidos, as boas exibições a que nos habituou voltaram, e as expectativas para o March Madness eram elevadas. O sonho NBA voltou a ganhar peso, mas cabe ao atleta decidir se é o momento certo para tal.

Quando vemos o jovem basquetebolista a atuar, os seus 2,11 metros de altura mostram-nos uma habilidade defensiva acima da média. Neemias é, sem dúvida, um jogador de “garrafão”, sempre pronto para massacrar o aro do cesto ou a bloquear lançamentos dos adversários. Por outro lado, demonstra pouca velocidade e perde algumas vezes a bola em transição.

Nas previsões que diversos meios de comunicação social realizam alguns meses antes do Draft, Neemias Queta aparece como uma sólida escolha de segunda ronda. Espera-se que uma das 30 equipas se encante com as variadas qualidades do português e nos encha de orgulho quando Adam Silver trouxer o nome do nosso país naquele papel.

Foto de Capa: Utah State University

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dick Advocaat liderou Curaçau no Mundial 2026 e há novidades sobre o seu futuro

Dick Advocaat tem novo contrato na seleção do Curaçau. Técnico de 78 anos prolonga ligação até 31 de julho de 2027 e reage.

Suspensão provisória: Ministério Público trava processo judicial sobre a transferência de Germán Conti para o Benfica

O Ministério Público determinou a suspensão provisória do processo judicial que envolvia Rui Costa e o Benfica na transferência de Germán Conti.

Sporting entra a dormir e Lucas Torreira coloca o Galatasaray a vencer os leões

O Sporting e o Galatasaray estão a enfrentar-se durante esta quarta-feira, num encontro relativo à Champions League.

Entrada em falso na Europa: FC Porto perde na Hungria frente ao Veszprém para a Champions League de andebol

O FC Porto perdeu em casa do Veszprém por 36-28 na Champions League de andebol. O próximo adversário europeu é o Partizan.

PUB

Mais Artigos Populares

Moreirense x Benfica: Eis os onzes iniciais do jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga

O Moreirense recebe o Benfica num jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais.

Barcelona e Estugarda começam a vencer com vários jogadores em destaque: eis os primeiros resultados do dia da Champions League

O Barcelona venceu em casa o Feyenoord por 5-1 no arranque da Champions League. Fica com os primeiros resultados do dia.

Dívidas do Barcelona: Mais de 115 milhões de euros em atraso e com ex-jogadores do Sporting e Braga ao barulho

O Barcelona tem uma dívida de 115 milhões de euros a clubes. Rasphinha, Francisco Trincão e Pau Víctor estão na lista.