Última horaBrasileirão: Leonardo Jardim goleia Pedro Emanuel e Artur Jorge também sai com o triunfo
Publicidade

Olheiro BnR | Nick Woltemade

Diego Tamaian · 2 min

Nick Woltemade
Foto: Estugarda

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Nick Woltemade é, sem dúvida, um avançado diferente, daqueles que chamam a atenção não só pelos golos, mas por tudo o que dão ao jogo

Nick Woltemade é um avançado que desafia tudo aquilo que normalmente se espera de um jogador da sua altura. Com 1,98 metros, era de esperar um típico “poste” de área, forte no jogo aéreo, mas com pouca mobilidade. No entanto, o que se vê em campo é precisamente o contrário: é um jogador ágil, com excelente controlo de bola, que dribla com facilidade e que se movimenta com a leveza de um médio criativo.

Tem muita qualidade técnica, mas também é muito inteligente a jogar. Sabe quando recuar para participar na construção e, quando o faz, arrasta defesas com ele, abrindo espaços para os colegas aparecerem no ataque. Não é um avançado que fica parado à espera da bola, gosta de se envolver no jogo e de fazer parte das jogadas desde mais atrás. Aliás, costuma sair com bola pelo seu lado esquerdo, onde se sente confortável a conduzir e a arrancar em direção à baliza com perigo. É nesses lances que se nota como consegue juntar velocidade, força e criatividade de forma natural.

Mesmo sem bola, mostra que percebe bem o jogo. Sabe posicionar-se, escolher os momentos certos para atacar o espaço nas costas da defesa e é frio a finalizar dentro da área. Usa muito bem o corpo, protege a bola, segura os defesas e ganha faltas em zonas importantes. É muito difícil de marcar porque não só é forte fisicamente, como também se mexe muito e pensa rápido.

Começou no Werder Bremen, mas foi no SV Elversberg, onde esteve emprestado em 2022/23, que deu nas vistas, marcou 10 golos em 31 jogos e ganhou o ritmo e a confiança que precisava. Em 2024 chegou ao Stuttgart e desde então tem crescido imenso. O treinador Sebastian Hoeneß tem apostado nele, e com razão. Esta época já leva 31 jogos, 15 golos e três assistências, num total de 1.865 minutos. É um dos jogadores em destaque na Bundesliga, e o seu valor de mercado já subiu para os 17 milhões de euros.

É difícil não pensar em Zlatan Ibrahimović ao ver Woltemade jogar. Claro que ainda tem muito para crescer, mas a comparação até faz sentido: ambos são altos, fortes, técnicos e capazes de fazer coisas com bola que normalmente só se vê em jogadores mais baixos e leves. Têm presença, estilo e aquela confiança que os faz querer sempre mais.

Nick Woltemade é, sem dúvida, um avançado diferente, daqueles que chamam a atenção não só pelos golos, mas por tudo o que dão ao jogo. Se continuar a evoluir como até aqui, pode tornar-se uma referência no futebol europeu. É o tipo de jogador que mostra que, no futebol moderno, não há “rótulos” que aguentem: dá para ser alto, forte, e ainda assim driblar como um craque.

Diego Tamaian

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus | Um choque de egos inevitável

Faltam cerca de duas semanas para o regresso de Portugal à Liga das Nações. E falta pouco para sabermos se Cristiano Ronaldo irá regressar à seleção nacional, depois de há um mês ter abandonado o estágio da equipa das quinas devido ao desentendimento com Jorge Jesus. O avançado do Al-Nassr integra a lista dos pré-convocados para os dois últimos jogos da fase de grupos, frente à Dinamarca e País de Gales, mas não é certo que esteja presente nesse duplo confronto. Isso só se irá saber no dia seis de novembro, quando Jorge Jesus anunciar a lista definitiva. E mesmo que seja convocado, Ronaldo pode continuar a recusar vestir a camisola da seleção portuguesa. Toda esta polémica em torno de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus já era previsível. As declarações de Jesus no dia da sua apresentação como selecionador nacional, quando deu a entender que Ronaldo poderia não jogar sempre de início, já fazia antever que isso não ia cair bem ao avançado madeirense. E o que parecia um casamento perfeito entre ambos virou divórcio poucos meses depois, com tudo o que já se sabe. Ainda no dia da apresentação o treinador de 72 anos referiu também que Ronaldo fez 31 jogos no Al-Nassr em 50 possíveis, e que o substituiu por 16 vezes. O que ele deveria saber é que deixar Ronaldo de fora do onze de Portugal tem um impacto muito maior do que na formação saudita.

Rui Alves Maria · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Leões pressionados viajam até Rio Maior para enfrentar gansos “aflitos” | Casa Pia x Sporting

É numa fase particularmente exigente em termos de jogos, com pouco tempo de recuperação e também num período conturbado a nível de equipa que o Sporting se desloca a Rio Maior para defrontar o Casa Pia. Rui Borges é cada vez mais contestado em Alvalade, depois de duas derrotas, uma europeia com o LASK Linz e a outra para o campeonato diante do Académico de Viseu que voltaram a colocar a equipa em depressão.

Ricardo Conceição · 6 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.