Olheiro BnR | Omar Marmoush

- Advertisement -

Quem é Omar Marmoush? O jogador que tem encantado a Alemanha e a Europa esta temporada pode ser já um nome familiar para uns, mas nem tanto para outros.

Se o Frankfurt já nos tem habituado com estrelas que ascendem ao mais alto patamar do futebol a cada par de anos, este caso promete ser mais um. Ainda assim, será este mais especial?

O avançado egípcio de 25 anos é jogador do Eintracht Frankfurt desde a temporada passada, depois de já ter passado por clubes como Wolfsburg, Estugarda ou St. Paoli. No entanto, se os primeiros anos no futebol germânico não foram fantásticos para o norte-africano, as últimas duas temporadas têm sido verdadeiramente sensacionais e têm colocado Marmoush num plano de destaque internacionalmente.

Em 2023/2024 Marmoush apontou 17 golos e seis assistências em 41 jogos, o que se havia traduzido na sua melhor temporada da carreira. Contudo, e por incrível que pareça, Omar já ultrapassou esses números na época atual, com apenas 19 jogos disputados.

Até ao momento, o egípcio já leva 17 golos e 11 assistência na temporada e é por isso um dos jogadores com mais contribuições para golo em toda a Europa. Um dado que tem ajudado e muito o próprio clube que ocupa atualmente a segunda posição da Bundesliga e está cada vez mais perto do líder Bayern Munique.

Mas que tipo de jogador é Marmoush? Pois bem, entre muitas comparações possíveis que possam enquadrar o estilo e qualidade do egípcio a mais óbvia é mesmo com o compatriota, Mohamed Salah.

Marmoush é um avançado multi funcional que tanto pode atuar nas alas como na frente de ataque. Habitualmente ocupa mesmo a posição mais adiantada do terreno, em parceria com outro avançado. Ainda assim, Marmoush destaca-se principalmente pela rapidez, mobilidade, finalização e capacidade técnica. É fantástico no que toca a explorar a profundidade e as costas da defesa, bem como a driblar em espaços curtos, já para não falar da execução de bolas paradas. Marmoush é constantemente uma seta apontada às balizas adversárias, um jogador que consegue causar perigo de todas as formas e que tem na polivalência uma das suas maiores armas.

A comparação com Salah surge não só pela nacionalidade como também pelo próprio percurso. À semelhança do jogador do Liverpool, Marmoush tem tido um percurso de ascenção mais demorada. Não teve sucesso em vários projetos e tem vindo aos poucos a ascender mais e mais, sendo atualmente um dos jogadores em melhor forma no panorama mundial.

A verdade é que, como referido anteriormente, o Frankfurt tem sido responsável por potenciar muitos atletas que se mostram fantásticos ao serviço do clube, mas que depois têm mais alguma dificuldade em estabelecer-se a esse nível noutros contextos. Casos como o de Luka Jovic, Sebastian Haller e mais recentemente Kolo Muani. Jogadores de uma qualidade inegável, mas que tiveram na Alemanha o seu pico de carreira e que têm tido dificuldade em reaver esses momentos.

Isto não tira qualquer tipo de mérito a Marmoush porque o nível que tem apresentado é altíssimo e demonstra que o contexto se adequa na perfeição com as características do egípcio. Neste registo tudo indica que Marmoush continuará a brilhar. Num possível futuro diferentes, só o próprio o dirá.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica chega aos 10 empates na mesma edição da Primeira Liga pela 5ª vez na história

O Benfica empatou contra o Famalicão por 2-2. Este foi o 10.º empate do Benfica na mesma edição da Primeira Liga.

Carlos Vicens não descarta presença de Ricardo Horta em Friburgo: «Esta aí todo o dia a chatear os médicos»

Carlos Vicens analisou o empate do Braga frente ao Estoril Praia, na Primeira Liga. O técnico falou ainda da possibilidade de Ricardo Horta jogar frente ao Friburgo.

FC Porto entra na lista e já há 12 clubes apurados para a próxima edição da Champions League

A próxima Champions League já começou a ganhar forma. Há 12 clubes já qualificados para a prova, entre os quais o FC Porto.

Álvaro Arbeloa deixa recado para o plantel do Real Madrid após a vitória com o Espanyol e elogia uma das suas estrelas: «Um jogador...

Álvaro Arbeloa analisou a vitória do Real Madrid frente ao Espanyol. O técnico enalteceu a qualidade de Vinícius Júnior no encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Decisões adiadas e definitivas| Académico Viseu 0-0 Vizela

O 0-0 entre o Académico de Viseu e o Vizela é um desses casos em que o resultado parece calmo, mas a tabela grita em silêncio.

Vítor Bruno dá os parabéns ao FC Porto pela conquista do título: «Sentimentos que perduram»

Vítor Bruno deixou uma mensagem de parabéns para o FC Porto. O antigo técnico dos dragões não esquece os tempos de Dragão ao peito.

Thiago Silva ainda não tomou decisão final quanto à continuidade no FC Porto ou ao fim da carreira

Thiago Silva voltou ao FC Porto e à Europa para se sagrar campeão nacional. Defesa ainda não tomou decisão quanto ao futuro.