Olheiro BnR – Pedro Neto

- Advertisement -

olheiro bnr

Após ter sido noticiada a saída de Rui Fonte, um dos melhores avançados da Liga NOS e, a par de André Silva, um dos melhores avançados portugueses da atualidade, importa agora olhar para o plantel do SC Braga e procurar futebolistas em ascensão. Numa primeira análise salta à vista, desde logo, Bruno Xadas, jogador que faz lembrar Bernardo Silva pela forma como conduz a bola pensando e executando a grande velocidade. Mas não é apenas em Xadas que reside o futuro deste SC Braga e, quiçá, do futebol português.

Franzino, com apenas 1,72m de altura e 62Kg de peso, número 71 na camisola e pé esquerdo da bola, encontramos Pedro Neto. O “menino”, acabado de terminar a época no escalão de juvenis está lá, junto dos “grandes”, no plantel da equipa principal do SC Braga. E é junto dos “grandes” que se percebe que ele só lhes fica atrás na idade; tudo o resto é fenomenal tendo em conta a sua idade e dá-nos uma (quase) certeza: dentro de pouco anos Pedro Neto poderá ter o mundo do futebol aos seus pés.

Partindo da posição de extremo esquerdo (ou direito), Neto faz lembrar Podence pela sua capacidade de criar desequilíbrios junto à defesa adversária. Mas não é apenas a capacidade técnica e a irreverência típica da idade que fazem de Pedro Neto um futebolista especial; o que mais impressiona é, num jogador com apenas 17 anos de idade, a sua capacidade de tomada de decisão, de levantar a cabeça, ver o jogo, e decidir em função do contexto. Assim, o futebolista vianense faz verdadeiramente jus à máxima de Johann Cruyff: “Jogas futebol com a cabeça, as pernas estão lá para te ajudar”.

Pedro Neto ao serviço da seleção portuguesa de sub-18 Fonte: FPF
Pedro Neto ao serviço da seleção portuguesa de sub-18
Fonte: FPF

Com um currículo que inclui jogos ao serviço da seleção portuguesa de sub-17 e de sub-18, Pedro Neto soma ainda apenas sete minutos de jogo na Liga NOS 2017/18, cumpridos na primeira jornada, no Estádio da Luz, aquando da derrota do SC Braga por 3-1 frente ao SL Benfica. Na temporada transata Neto somou um total de 29 jogos (1881 minutos), a maioria dos quais ao serviço dos juvenis do SC Braga, tendo apontado um total de 18 golos.

Sendo ainda extremamente jovem a época 2017/18 deverá servir, acima de tudo, para adaptação ao escalão principal do futebol português. Inserido num contexto de maior exigência, espera-se que Pedro Neto evolua futebolisticamente e que Abel Ferreira seja o homem certo para lapidar um verdadeiro diamante em bruto. Caso tal se verifique, estaremos seguramente perante um caso sério de qualidade futebolística no panorama nacional e internacional.

Foto de Capa: SC Braga

artigo revisto por: Ana Ferreira

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Correia da Silva não avança para a presidência do Sporting

Nuno Correia da Silva confirmou que decidiu não ser um dos candidatos às eleições presidenciais do Sporting, marcadas para março.

Geny Catamo vai manter a sua cláusula de rescisão

Geny Catamo vai renovar o seu contrato com o Sporting, mas a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros vai manter-se.

Benfica tem esperança de contar com jogador para a partida frente ao Real Madrid

Fredrik Aursnes está lesionado e vai falhar a partida do Benfica contra o Santa Clara. Há a esperança que esteja apto para o desafio frente ao Real Madrid.

Pedro Gonçalves regressa a uma casa que bem conhece

Pedro Gonçalves, atual jogador do Sporting, vai enfrentar o Famalicão no próximo domingo. O luso já passou pelos minhotos.

PUB

Mais Artigos Populares

Sunderland apresentou oferta próxima aos 25 milhões de euros por ex-Real Madrid

Víctor Muñoz foi alvo do Sunderland no último mercado de janeiro, chegando a existir uma oferta próxima aos 25 milhões de euros.

Rúben Dias recorda chegada ao Manchester City: «Tudo o que tinha conseguido no Benfica valia zero»

Rúben Dias representa o Manchester City desde 2020, depois de se ter destacado ao serviço do Benfica. O defesa recordou a sua chegada a Inglaterra.

Bayern de Munique procura sucessor para Manuel Neuer na Premier League

O Bayern de Munique está de olho em Bart Verbruggen. O clube alemão olha para o guarda-redes do Brighton como o candidato ideal para suceder a Manuel Neuer.