Olheiro BnR – Pedro Neto

- Advertisement -

olheiro bnr

Após ter sido noticiada a saída de Rui Fonte, um dos melhores avançados da Liga NOS e, a par de André Silva, um dos melhores avançados portugueses da atualidade, importa agora olhar para o plantel do SC Braga e procurar futebolistas em ascensão. Numa primeira análise salta à vista, desde logo, Bruno Xadas, jogador que faz lembrar Bernardo Silva pela forma como conduz a bola pensando e executando a grande velocidade. Mas não é apenas em Xadas que reside o futuro deste SC Braga e, quiçá, do futebol português.

Franzino, com apenas 1,72m de altura e 62Kg de peso, número 71 na camisola e pé esquerdo da bola, encontramos Pedro Neto. O “menino”, acabado de terminar a época no escalão de juvenis está lá, junto dos “grandes”, no plantel da equipa principal do SC Braga. E é junto dos “grandes” que se percebe que ele só lhes fica atrás na idade; tudo o resto é fenomenal tendo em conta a sua idade e dá-nos uma (quase) certeza: dentro de pouco anos Pedro Neto poderá ter o mundo do futebol aos seus pés.

Partindo da posição de extremo esquerdo (ou direito), Neto faz lembrar Podence pela sua capacidade de criar desequilíbrios junto à defesa adversária. Mas não é apenas a capacidade técnica e a irreverência típica da idade que fazem de Pedro Neto um futebolista especial; o que mais impressiona é, num jogador com apenas 17 anos de idade, a sua capacidade de tomada de decisão, de levantar a cabeça, ver o jogo, e decidir em função do contexto. Assim, o futebolista vianense faz verdadeiramente jus à máxima de Johann Cruyff: “Jogas futebol com a cabeça, as pernas estão lá para te ajudar”.

Pedro Neto ao serviço da seleção portuguesa de sub-18 Fonte: FPF
Pedro Neto ao serviço da seleção portuguesa de sub-18
Fonte: FPF

Com um currículo que inclui jogos ao serviço da seleção portuguesa de sub-17 e de sub-18, Pedro Neto soma ainda apenas sete minutos de jogo na Liga NOS 2017/18, cumpridos na primeira jornada, no Estádio da Luz, aquando da derrota do SC Braga por 3-1 frente ao SL Benfica. Na temporada transata Neto somou um total de 29 jogos (1881 minutos), a maioria dos quais ao serviço dos juvenis do SC Braga, tendo apontado um total de 18 golos.

Sendo ainda extremamente jovem a época 2017/18 deverá servir, acima de tudo, para adaptação ao escalão principal do futebol português. Inserido num contexto de maior exigência, espera-se que Pedro Neto evolua futebolisticamente e que Abel Ferreira seja o homem certo para lapidar um verdadeiro diamante em bruto. Caso tal se verifique, estaremos seguramente perante um caso sério de qualidade futebolística no panorama nacional e internacional.

Foto de Capa: SC Braga

artigo revisto por: Ana Ferreira

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote e o Trincão são jogadores de ligação, de transporte e definição refinada e precisávamos de...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Rui Borges respondeu à questão do Bola na Rede.

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «O adversário cria-nos dificuldade, perdemos confiança e perdemos ligação, mas temos de ter coragem para procurar outros...

O Sporting venceu o Famalicão por 1-0 na 22.ª jornada da Primeira Liga. Hugo Oliveira respondeu à questão do Bola na Rede.

Miguel Ribeiro faz apelo à UEFA para ver golo anulado ao Famalicão e aponta responsabilidades: «O VAR não deve andar de lupa à procura...

O Famalicão perdeu com o Sporting. No final do jogo, Miguel Ribeiro, presidente dos famalicenses falou do papel do VAR.

Hugo Oliveira contesta poder do VAR: «Vivemos a era do quinto árbitro»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Bragança e o golo da vitória: «Surpreendi-me a mim próprio»

Daniel Bragança analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Gustavo Sá aborda a derrota diante do Sporting: «Foi um jogo extremamente difícil contra o campeão nacional»

Gustavo Sá analisou o desfecho do Sporting x Famalicão da 22.ª jornada da Primeira Liga. Encontro foi jogado no Estádio de Alvalade.

Grémio de Luís Castro e Juventude empatam a uma bola na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho

Na primeira mão das meias-finais do Campeonato Gaúcho, o Grémio e a Juventude não foram além do empate a uma bola, este domingo.