Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa Brasileira avança que o Sporting está interessado em jovem brasileiro de 17 anos

Segundo a Globo Esportes, o Sporting é um de vários clubes europeus de olho em Gabriel Mec, extremo de 17 anos que já se destaca na equipa principal do Grémio.

Eis os onzes iniciais do Torreense x Valadares Gaia para a final da Taça da Liga Feminina

Torreense e Valadares Gaia defrontam-se na final da Taça da Liga Feminina. Confere os onzes iniciais do encontro.

Ultimato a Romelu Lukaku: ou regressa a Itália até terça-feira ou é excluído do plantel do Nápoles

O Nápoles impôs um ultimato a Romelu Lukaku, após este decidir ficar na Bélgica com a seleção, em vez de regressar ao clube.

Treinador e jogador do Sporting levados para o hospital devido a cheiro intenso no balneário do Dragão

Antes do FC Porto x Sporting deste sábado, vários elementos do plantel e equipa técnica dos leões sentiu-se mal. Ricardo Costa e Moga foram levados para o hospital.

PUB

Mais Artigos Populares

Adeptos mexicanos planeiam homenagem a Cristiano Ronaldo e Diogo Jota

Adeptos mexicanos criaram uma iniciativa de homenagens a Cristiano Ronaldo, Raúl Jiménez e Diogo Jota. Cânticos e aplausos serão soados aos minutos 7', 9' e 20'.

Confirmado: Portugal afastado do Mundial Sub-17 e impedido de revalidar o título

Depois de falhar o apuramento para o Europeu Sub-17, Portugal também não foi capaz de se apurar para o Mundial no qual defenderiam o título.

João Diogo Manteigas responde a comentários de André Villas-Boas: «Quem foi condenado foi o FC Porto»

João Diogo Manteigas reagiu aos comentários do presidente do FC Porto, André Villas-Boas sobre o caso dos e-mails.