Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Jude Bellingham rendido a 2 colegas do Real Madrid: «Elevam a equipa em momentos difíceis»

Jude Bellingham elogiou Federico Valverde e Vinicius Júnior depois da vitória sobre o Atlético Madrid. O inglês voltou de lesão no dérbi.

Tiago Teixeira recorda experiência no Sporting: «Apanhamos uma boa geração com excelentes jogadores»

Tiago Teixeira foi entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico recordou a passagem pelo Sporting, nomeadamente na formação leonina.

Tiago Teixeira e o trabalho com Rui Vitória: «Acabamos por falar quase todos os dias»

Tiago Teixeira foi entrevistado pelo Bola na Rede. O técnico abordou a relação com Rui Vitória, treinador principal do Al Wasl.

Leonardo Jardim esclarece ausência de ex-Sporting e mostra-se frustrado com a arbitragem do jogo do Flamento: «São duas medidas»

Leonardo Jardim falou sobre a arbitragem do empate do Flamengo frente ao Corinthians. O técnico explicou a ausência de Gonzalo Plata da convocatória.

PUB

Mais Artigos Populares

Dimitri Payet anuncia o final da carreira

Dimitri Payet anunciou o fim da sua carreira no futebol profissional. O anúncio decorreu durante o intervalo do jogo entre o Marselha e o Lille.

Vítor Pereira aborda regresso iminente ao Dragão e diz que tem uma «gratidão muito grande» ao FC Porto

Vítor Pereira diz ter uma «gratidão muito grande ao FC Porto». Nottingham Forest vai ao Dragão para os quartos de final da Europa League.

Hansi Flick tranquiliza Roberto Martínez e dá os parabéns a João Cancelo: «Esteve incrível»

Hans-Dieter Flick deixou muitos elogios para João Cancelo, após o jogo frente ao Rayo Vallecano. O lateral internacional português fez assistência para o único golo da partida.