Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid tem ex-Benfica na mira: o modelo de negócio em cima da mesa

O Atlético Madrid está a tentar a contratação de Marcos Leonardo. O conjunto colchonero procura o empréstimo do brasileiro.

Inter Milão avança por médio do Liverpool neste mercado de inverno

O Inter Milão está em conversações com o Liverpool por Curtis Jones. Emblema da Serie A mostra interesse no médio de 25 anos.

Victor Froholdt somou marca importante com apenas 19 anos

Victor Froholdt é um dos nomes mais importantes do FC Porto neste mercado. O jogador atingiu os 100 jogos na carreira.

Endrick no Lyon de Paulo Fonseca: «Continuar? Ninguém sabe o que vai acontecer amanhã»

Endrick está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon de Paulo Fonseca. Avançado brasileiro aborda futuro e elogia a Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

O que aconteceu para o Vitória SC x Moreirense ficar “às escuras”? Eis a explicação

O Vitória SC x Moreirense ficou também marcado pela falta de luz. Houve um micro corte parcial no sistema elétrico do Estádio D. Afonso Henriques.

Benfica x Real Madrid promete fazer pelo menos uma ‘vítima’ nos merengues

O Real Madrid foi a Lisboa ser derrotado pelo Benfica. Franco Mastantuono foi titular, mas corre o risco de rumar ao banco.

Aposta em Daniel Banjaqui no Benfica é para manter: mercado de janeiro deixou a situação ainda mais clara

Daniel Banjaqui vai continuar a merecer a confiança de José Mourinho, sendo neste momento o segundo na hierarquia dos laterais direitos.