Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia (da despedida) de Portugal | Portugal x Nigéria

O primeiro encontro de preparação frente ao Chile teve algumas das figuras principais da seleção de Portugal a observar da bancada.

Arsenal vai reforçar equipa técnica de Mikel Arteta com um português

O Arsenal vai nomear Arnaldo Abrantes como o novo médico da equipa. O português de 39 anos é o escolhido para o lugar de Zafar Iqbal.

Revelada a data da apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid

José Mourinho vai ser apresentado como treinador do Real Madrid no dia 13 de julho. No entanto, a oficialização deve ser feita nas próximas horas.

Almería de Cristiano Ronaldo assegura lugar na final do playoff de subida com vitória nos minutos finais frente ao Castellón

Já em tempo de compensação, o Almería venceu o Castellón por 3-2 e confirmou a passagem à final do playoff de promoção à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Aziz Yildirim cumpre promessa e Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de Vedat Muriqi

O Fenerbahçe fechou a contratação de Vedat Muriqi, reforço prometido pelo presidente eleito, Aziz Yildirim, durante a campanha.

OFICIAL: Benfica confirma contratação de Marco Silva: eis os detalhes do contrato

O Benfica confirmou o acordo para a contratação de Marco Silva. O técnico português assinou contrato até 2028/29.

OFICIAL: Benfica confirma saída de José Mourinho para o Real Madrid por 15 milhões de euros

O Benfica enviou comunicado à CMVM a oficializar a intenção do Real Madrid em contratar José Mourinho por 15 milhões de euros. O técnico português está de saída do clube encarnado.