Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Zaidu reage à derrota da Nigéria e olha para o Mundial: «Portugal é o meu 2º país, que seja campeão mundial»

Zaidu analisou o desfecho do Portugal x Nigéria, jogado em Leiria. Jogo foi o último encontro de preparação antes do Mundial 2026.

Tomás Araújo comenta Portugal x Nigéria, olha para o Mundial 2026 e ainda é questionado por Marco Silva no Benfica

Tomás Araújo analisou o desfecho do Portugal x Nigéria, jogado em Leiria. Jogo foi o último encontro de preparação antes do Mundial 2026.

Francisco Conceição: «Estou feliz pelo golo e pela vitória porque é sempre importante preparar o Mundial a ganhar»

Francisco Conceição analisou o desfecho do Portugal x Nigéria. Jogo foi o último encontro de preparação antes do Mundial 2026.

FPF lamenta morte de adepto antes do Portugal x Nigéria: «Seleção Nacional tudo fará para, durante o Mundial, dedicar a primeira vitória à sua...

Adepto sofreu uma paragem cardiorrespiratória enquanto se preparava para assistir ao Portugal x Nigéria e morreu.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez explica continuidade de Cristiano Ronaldo na segunda parte: «Tínhamos um plano para todos os jogadores»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após o triunfo de Portugal frente à Nigéria por 2-1.

Roberto Martínez sobre João Félix: «Está num momento muito bom, teve uma época brutal»

Roberto Martínez falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após o triunfo de Portugal frente à Nigéria por 2-1.

Grátis e em canal aberto: Onde ver o jogo de abertura do Mundial 2026 entre México e África do Sul?

O México e a África do Sul abrem o Mundial 2026 nesta quinta-feira, dia 11 de julho. O encontro vai ter transmissão gratuita e vai dar em canal aberto.