Olheiro BnR | Saimon Bouabré

- Advertisement -

Nascido em junho de 2006 em Saint-Étienne, Saimon Nadélia Bouabré é um dos jovens mais promissores do futebol francês. Começou a formação no clube da sua cidade natal e após passagens por clubes mais pequenos como o Andrézieux-Bouthéon FC e o SC Air Bel, juntou-se à formação do Mónaco, em julho de 2021. Este poderá ter sido um passo determinante para o futuro do médio, visto que o clube do principado tem alguma tendência para apostar em jovens promessas.

Internacional desde os sub-16, está habituado a jogar com os melhores e prevê-se que chegue com alguma naturalidade à seleção principal dos blues. Aos 18 anos, Bouabré possui já um conjunto de características dignas de destaque, entre elas um sentido posicional muito apurado, agilidade notável e rápida tomada de decisão.

A sua estampa física não é impressionante, mas é claramente compensada pelo seu QI futebolístico, criatividade e capacidade técnica. As suas debilidades não são nada preocupantes, pois serão em grande parte mitigadas pelos anos de treino ao mais alto nível.

Neste Europeu de sub-19, foi suplente utilizado nos dois primeiros encontros. Os 15 minutos que fez frente à Dinamarca, que bastaram para apontar um golo, e o facto de o apuramento já estar garantido, fez com que ganhasse a titularidade para a última jornada. Marcou mais um golo (e que golo) contra os espanhóis e cimentou assim o seu lugar no 11 gaulês. A sua dedicação no momento defensivo, incomum em jogadores mais criativos, foi também relevante nesta competição, denotando uma maturidade acima da média.

Não foi preponderante na final (saindo ao minuto 62) e a França acabou por não conseguir o título. Existem, no entanto, claros indícios de que Saimon Bouabré terá mais oportunidades para alcançar troféus internacionais.

Estreou-se pela equipa principal do Mónaco na última jornada da Ligue 1 2023/24, num jogo que já não influenciava a classificação final da equipa. Espera-se que Adi Hütter lhe dê mais oportunidades na época que agora começa, embora um empréstimo a um clube mais pequeno também possa ser uma escolha acertada. Nesta fase da carreira, importa ter tempo de jogo e defrontar jogadores mais experientes.

A sua inteligência tática despontou comparações com o compatriota Antoine Griezmann ou com outros maestros criativos como Andrés Iniesta e David Silva, conhecidos pelo “flair espanhol”. O mundo do futebol está a torcer para que Saimon Bouabré justifique o entusiasmo e tenha a carreira que o seu potencial promete. Já é agradável vê-lo jogar e pode vir a ser ainda melhor.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

À terceira é de vez: Samu Aghehowa marca para o FC Porto de grande penalidade

O FC Porto defronta o Gil Vicente na 19ª. jornada da Primeira Liga. Samu Aghehowa colocou os dragões na frente do resultado.

Braga confirma Sydney Masur e Margie Detrizio para equipa de Futebol Feminino

O SC Braga oficializou a contratação de duas jogadoras para a equipa feminina: Sidyney Masour e Margie Detrizio assinaram um contrato válido até 2027.

Tomás Esteves reforça o Bari por empréstimo do Pisa

Tomás Esteves vai disputar a segunda metade da temporada na Serie B italiana, depois de ter sido cedido pelo Pisa ao Bari.

Yáser Asprilla emprestado pelo Girona ao Galatasaray com opção de compra

Yáser Asprilla foi cedido pelo Girona ao Galatasaray até ao final da temporada. O empréstimo inclui opção de compra para o clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Boavista Layvin Kurzawa assina pelo Persib Bandung

Layvin Kurzawa é reforço do Persib Bandung, tornando-se este o primeiro clube do defesa francês depois da sua passagem pelo Boavista.

Matheusinho troca Santa Clara pelo Ceará

O Ceará anunciou a contratação de Matheusinho, que chega por empréstimo do Santa Clara.

Benfica fecha contrato mais alto da história dos direitos televisivos em Portugal e continua com a NOS até 2028

O Benfica celebrou um novo contrato de direitos televisivos com NOS. Acordo vale 57,1 milhões de euros por temporada.