Olheiro BnR – Sam Oomen

- Advertisement -

Uma das mais reconhecidas facetas da Team Sunweb é a forma como desenvolve jovens talentos. Em parte por filosofia, em parte por não ter os meios financeiros para ir contratar nomes já estabelecidos, os alemães recorrentemente lançam alguns dos maiores talentos do ciclismo mundial para a ribalta, como Tom Dumoulin, Marcel Kittel ou John Degenkolb. Agora, todos os olhos estão postos num ciclista: Sam Oomen.

Após um Giro d’Italia de alto nível, em que terminou no nono posto mesmo tendo de apoiar Dumoulin na luta pela vitória, confirmou-se aquilo que já se sabia, que este é um homem a ter muito em conta nos próximos anos.

Um daqueles talentos que se começa a destacar desde cedo, iniciou o seu caminho na agora extinta equipa de desenvolvimento da Rabobank, tendo convencido os responsáveis da Team Sunweb (à altura denominada Team Giant – Alpecin) a avançar para a sua contratação para o escalão mais alto do ciclismo em 2016, quando tinha apenas 20 anos.

Logo nessa sua primeira temporada, além de se adaptar ao ritmo do World Tour, teve também a demonstração da confiança que a equipa depositava em si ao ter a oportunidade de liderar em certas provas menores. Aproveitou bem e mais que não desiludir, teve excelentes resultados em provas por etapas francesas. Em especial, foi terceiro no histórico Critérium International e venceu uma etapa e a Geral do Tour de l’Ain, as suas duas únicas vitórias profissionais até hoje.

A época seguinte valeu mais um degrau escalado na escada para o sucesso, passando a ter mais responsabilidade em provas do World Tour e, mais uma vez, correspondendo com exibições e resultados. Entre outros, o nono lugar no Amgen Tour of California e o sétimo no Tour de Pologne valeram-lhe a chamada a estrear-se numa Grande Volta.

Na La Vuelta, estava ser um sólido ajudante para Wilco Kelderman e em 13.º na Geral até que uma doença o obrigou a desistir à 14.ª etapa. No entanto, a época não ficaria por aqui e recuperaria a tempo de integrar a equipa da Sunweb que se sagrou Campeã do Mundo de contrarrelógio coletivo e de estar entre os melhores na Il Lombardia, o último Monumento do ano.

Para 2018, começou num plano tranquilo, que viu conquistar a camisola da juventude na Volta ao Algarve e aguentar-se com os melhores na Liège-Bastogne-Liège (12.º) em preparação para o Giro, onde seria o principal escudeiro de Dumoulin nas montanhas.

Na Grande Volta italiana, Oomen voltou a dar boa conta de si nos momentos decisivos e, acima de tudo, deu uma excelente indicação para o seu futuro: melhorou durante a prova e esteve ao seu melhor nível na terceira semana, algo essencial para quem pretende disputar estas provas. Dumoulin terminaria em segundo e Oomen alcançaria o seu primeiro top dez numa prova de três semanas e confirmava o seu potencial.

Por tudo isto e por estar numa equipa que sabe dar o necessário apoio a jovens em desenvolvimento, não há dúvidas que o futuro é risonho para Sam Oomen tanto nas provas por etapas, e em particular nas Grandes Voltas, como até nas Clássicas e será certamente uma das futuras caras da modalidade. 

Foto de Capa: Team Sunweb

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Nem sempre tivemos os melhores timings, mas a ideia passou por criarmos condições para bater...

Vasco Botelho da Costa fez a análise ao desaire do Moreirense frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «Não esperávamos uma abordagem como esta do Moreirense»

Francesco Farioli fez a análise ao triunfo do FC Porto frente ao Moreirense. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Eis a mais recente atualização dos inscritos na Liga Portugal

A Liga Portugal emitiu a mais recente lista de jogadores que foram inscritos nas provas profissionais até às 21 horas.

Cristian Chivu deixa provocação ao AC Milan de Ruben Amorim: «No ano passado, ficaram muito atrás»

Em antevisão ao Inter Milão x Nápoles, Cristian Chivu provocou os rivais AC Milan e Juventus, desvalorizando o «confronto direto».

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio muito perto de contratar defesa português

A Lazio deve confirmar nas próximas horas a contratação de Diogo Leite. O defesa português encontra-se livre no mercado.

Dia de renovações no PSG: Luis Enrique, João Neves, Willian Pacho, Lucas Beraldo, Fabián Ruiz e Senny Mayulu

De uma vez só, o PSG anunciou a extensão dos contratos do treinador Luís Enrique, do português João Neves e de 4 outros jogadores.

Francesco Farioli em conferência de imprensa: «Considero que talvez apenas durante 30 segundos não estivemos ao nível necessário»

Francesco Farioli realizou a conferência de imprensa após o triunfo do FC Porto frente ao Moreirense, por 2-1, na 5.ª jornada da Primeira Liga.