Olheiro BnR – Tiago Maia

- Advertisement -

olheiro bnrNão é só nos escalões profissionais que encontramos jogadores com talento. No Campeonato de Portugal Prio, muitas vezes encontramos jogadores que se destacam mais que os outros e que mostram que, claramente, merecem voos mais altos. Estou convicto de que o guarda-redes Tiago Maia, que nesta época representou o Sport Clube Praiense, é um desses casos.

Este guarda-redes internacional pelas camadas jovens foi titular da selecção sub-19 no Europeu da categoria em 2010 e no ano seguinte faria parte da célebre “Geração Coragem”, que foi vice-campeã mundial de sub-20 no mundial disputado na Colômbia, competição em que Tiago Maia seria suplente de Mika.

Formado no FC Porto, desvinculou-se do clube azul e branco em 2011 e daí para a frente a sua carreira nunca mais assentou. Após uma época no CD Santa Clara em que não jogou, acabaria por ficar desempregado, ficando uma época inteira a treinar sozinho. Após um ano de sacrifícios, abriram-se as portas do SC Espinho, onde relançou a carreira e regressou ao futebol profissional, mais precisamente ao SC Olhanense.

No entanto, realizaria apenas 24 jogos em duas épocas no emblema algarvio, estando tapado por outros guarda-redes como Moreira. Seria já nesta época que o guarda-redes formado no FC Porto mostraria as qualidades que fizeram dele um dos guarda-redes mais promissores da sua geração. Ao serviço dos açorianos do SC Praiense, o guarda-redes de 24 anos foi uma das figuras de proa de uma equipa com um projecto para subir aos escalões profissionais, projecto esse que esteve quase a concretizar-se neste ano.

Tiago Maia foi uma das figuras de proa do SC Praiense. Fonte: Página Oficial de Tiago Maia
Tiago Maia foi uma das figuras de proa do SC Praiense.
Fonte: Página Oficial de Tiago Maia

E o que é facto é que foi raro o jogo em que não vimos o guardião natural de Gondomar a fazer uma daquelas defesas para a fotografia. Nesta edição do CPP, Tiago Maia destacou-se como um guarda-redes bastante concentrado e uma forte presença entre os postes, possuindo reflexos apurados, e é muito difícil de bater no 1 vs 1. Também é um guarda-redes hábil a jogar com os pés e é dono de um forte pontapé que pode levar perigo à área contrária. Foi do seu pé direito que saiu a assistência para o grande golo de Filipe Andrade no jogo contra o Sporting para a Taça de Portugal.

Quanto ao futuro, esse ainda é uma incógnita. Tiago Maia mostrou claramente que tem qualidade para os escalões profissionais e acredito que regresse aos mesmos já na próxima época. Tiago Maia tem trabalhado de forma incansável em busca dos seus sonhos, e acredito seriamente que será um daqueles casos de jogadores que deram um passo atrás para dar dois à frente.

Foto de Capa: Tiago Maia – Página Oficial

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Arbeloa revela admiração por José Mourinho: «Tento ser o mais ‘mourinhista’ possível»

Após ser escolhido para substituir Xabi Alonso no comando do Real Madrid, Álvaro Arbeloa falou sobre a sua admiração pelo técnico do Benfica.

Flávio Gonçalves impressiona Rui Borges e mantém-se na equipa principal

Apesar dos reforços para a posição de extremo, o talento do jovem de 18 anos Flávio Gonçalves convenceu Rui Borges a mantê-lo na equipa principal.

Gonçalo Ramos e a derrota do PSG na Taça de França: «Foi antijogo do início ao fim»

Após ser eliminado pelo Paris FC na Taça de França, o avançado do PSG reagiu ao resultado e criticou a atitude dos adversários dentro de campo.

PSV ativa opção de compra e contrata Matej Kovár

Matej Kovár é reforço do PSV em definitivo. O guarda-redes de 25 anos estava emprestado pelo Bayer Leverkusen e foi agora comprado pelo clube da Eredivisie.

PUB

Mais Artigos Populares

Birmingham assegura a contratação de Jhon Solis

O médio do Girona, Jhon Solis, será emprestado ao Birmingham por 500 mil euros e com opção de compra obrigatória ao fim de 11 jogos.

Moreirense ganha 700 mil euros com saída de homem-golo para a China

Guilherme Schettine vai ser reforço do Tianjin Jinmen Tiger, emblema chinês. Avançado vai deixar 700 mil euros no Moreirense.

Braga disposto a superar os 5 milhões de euros para garantir antigo médio do Rio Ave

O Braga está disposto a um esforço para contar com Demir Tiknaz. Arsenalistas vão voltar a apresentar proposta ao Besiktas.