Olheiro BnR – Xeka

- Advertisement -

olheiro bnr

Miguel Ângelo da Rocha Silva, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Xeka, 22 anos de idade, médio centro do SC Braga, com apenas 749 minutos jogados ao longo da Liga NOS 2016/17 é já um dos futebolistas jovens mais entusiasmantes da mesma. Ainda que com relativamente poucos minutos somadas na equipa principal do SC Braga, Xeka poderia perfeitamente integrar uma lista dos melhores futebolistas da Liga NOS 2016/17, até ao momento, que excluísse os jogadores que atuam nos clubes ditos “grandes”.

Xeka impressiona, acima de tudo, pela forma cerebral como encara o jogo. Este não se trata de um box-to-box tradicional, daqueles que conduz a bola de área a área por via de acelerações desenfreadas; na base do futebol de Xeka está a inteligência ao nível do posicionamento e da ocupação de espaços. Morfologicamente o médio português tem caraterísticas que podem até parecer algo atípicas (1,86m) para a posição que ocupa em campo. Porém, são essas mesmas caraterísticas que favorecem as suas rápidas movimentações no terreno de jogo.

xeca
Fonte: Site SC Braga

Apesar de não ser um criativo Xeka tem uma capacidade acima da média para ler o jogo e, por essa via, consegue quase invariavelmente fazer circular a bola para fora das zonas de pressão e dar seguimento com qualidade às jogadas de ataque da equipa. Não sendo um futebolista que se destaque particularmente no último passe, o jogador do SC Braga é daqueles atletas que ajuda a compreender a ideia de que, no futebol, tão importante quanto a assistência para golo são todos os passes que a antecedem e que permitem à equipa aproximar-se do mesmo.

Sobretudo por se tratar de uma equipa que, num passado recente, tem tido no equilíbrio entre o momento defensivo e o momento ofensivo a génese do seu futebol o SC Braga parece ser, atualmente, o contexto ideal para que Xeka possa continuar a evoluir enquanto futebolista. Da mesma “escola” que deu a conhecer Rafa Silva, um dos melhores futebolistas da Liga NOS, ao mundo do futebol, Xeka poderá ser o próximo atleta a aspirar a mais altos voos futebolísticos caso trabalhe arduamente para tal e caso o contexto em que se encontra inserido o favoreça efetivamente.

 

Foto de Capa: XECA

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave ganha ao Estoril Praia e estreia-se a vencer na Primeira Liga 2026/27

O Rio Ave venceu fora de casa o Estoril Praia por 2-0 na terceira jornada da Primeira Liga. Golos de Jalen Blesa e Tamblé Monteiro.

Serie A: Gustavo Varela marca na derrota do Monza frente ao Inter Milão e Udinese empata com o Como 1907

O Inter Milão recebeu e goleou o Monza por 4-1 e a Udinese empatou a um golo diante do Como 1907 de Cesc Fàbregas, abrindo as contas da Serie A.

Nova época, mesma história: Tottenham inicia campanha na Premier League com derrota pesada em casa do Brentford

O Brentford recebeu e bateu o Tottenham por três bolas a zero, na jornada de abertura da temporada 2026/27 na Premier League.

Eis o onze do Sporting para a receção ao Alverca em jogo a contar para a 3.ª jornada da Primeira Liga

O Sporting recebe o Alverca, no Estádio José Alvalade, às 20h30, em jogo a contar para a terceira jornada da Primeira Liga. Conhece os onze das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Clube da Premier League interessado no empréstimo de Dário Essugo

Dário Essugo foi colocado na lista de empréstimos do Chelsea e o Hull City pondera avançar pelo médio formado no Sporting.

Imprensa espanhola avança que o Benfica apresentou proposta por lateral-esquerdo do Barcelona

O jornal Sport revela que o Benfica foi a primeira equipa a avançar por Alejandro Baldé. Internacional espanhol está de saída do Barcelona.

Newcastle oferece 52,5 milhões de euros e garante acordo para a contratação de médio ex-FC Porto

Dutchie Bowen revela que o Newcastle fechou um acordo com o Manchester City para a aquisição de Nico González.