📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Xeka

- Advertisement -

olheiro bnr

Miguel Ângelo da Rocha Silva, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Xeka, 22 anos de idade, médio centro do SC Braga, com apenas 749 minutos jogados ao longo da Liga NOS 2016/17 é já um dos futebolistas jovens mais entusiasmantes da mesma. Ainda que com relativamente poucos minutos somadas na equipa principal do SC Braga, Xeka poderia perfeitamente integrar uma lista dos melhores futebolistas da Liga NOS 2016/17, até ao momento, que excluísse os jogadores que atuam nos clubes ditos “grandes”.

Xeka impressiona, acima de tudo, pela forma cerebral como encara o jogo. Este não se trata de um box-to-box tradicional, daqueles que conduz a bola de área a área por via de acelerações desenfreadas; na base do futebol de Xeka está a inteligência ao nível do posicionamento e da ocupação de espaços. Morfologicamente o médio português tem caraterísticas que podem até parecer algo atípicas (1,86m) para a posição que ocupa em campo. Porém, são essas mesmas caraterísticas que favorecem as suas rápidas movimentações no terreno de jogo.

xeca
Fonte: Site SC Braga

Apesar de não ser um criativo Xeka tem uma capacidade acima da média para ler o jogo e, por essa via, consegue quase invariavelmente fazer circular a bola para fora das zonas de pressão e dar seguimento com qualidade às jogadas de ataque da equipa. Não sendo um futebolista que se destaque particularmente no último passe, o jogador do SC Braga é daqueles atletas que ajuda a compreender a ideia de que, no futebol, tão importante quanto a assistência para golo são todos os passes que a antecedem e que permitem à equipa aproximar-se do mesmo.

Sobretudo por se tratar de uma equipa que, num passado recente, tem tido no equilíbrio entre o momento defensivo e o momento ofensivo a génese do seu futebol o SC Braga parece ser, atualmente, o contexto ideal para que Xeka possa continuar a evoluir enquanto futebolista. Da mesma “escola” que deu a conhecer Rafa Silva, um dos melhores futebolistas da Liga NOS, ao mundo do futebol, Xeka poderá ser o próximo atleta a aspirar a mais altos voos futebolísticos caso trabalhe arduamente para tal e caso o contexto em que se encontra inserido o favoreça efetivamente.

 

Foto de Capa: XECA

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lyon de Paulo Fonseca interessado em defesa do Chelsea

O Lyon está interessado em contratar Axel Disasi já em janeiro. Enzo Maresca não conta com o atleta francês, que treina à parte do plantel principal.

Novo treinador da Fiorentina acusa jogador de se recusar a bater um penálti e caos está instalado com mensagens apagadas nas redes sociais

Paolo Vanoli, técnico recém-chegado à Fiorentina, acusou Albert Gudmundsson de se recusar a bater um penálti. O atleta chegou a desmentir.

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah

Alfred Schreuder é o novo treinador do Al Diriyah. O técnico já passou por clubes como Club Brugge, onde foi campeão, Ajax, Al Ain e Al Nasr.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e elogia adversário: «Parabéns a Bacci e ao Tondela pelo comportamento»

Francesco Farioli analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Bacci após derrota frente ao FC Porto: «Foram 2 golos de borla na minha opinião»

Cristiano Bacci analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Samu Agehowa: «Sabemos que estamos numa posição privilegiada, mas o campeonato não se ganha em dezembro»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.

Victor Froholdt: «Não jogámos com a intensidade que queríamos, mas mostrámos outra vez do que somos feitos, somos uma equipa forte»

Victor Froholdt analisou o desfecho do encontro entre o Tondela e o FC Porto. Dragões ganharam por 2-0 na Primeira Liga.