Olheiro BnR | Oscar Gloukh

- Advertisement -

O RB Salzburgo tem nos últimos anos funcionado quase como um olheiro subcontratado para os gigantes europeus. O emblema austríaco assume o “risco” e colhe muitas vezes a recompensa de apostar em jovens pouco conhecidos, que acabam por revelar o seu talento e sair por quantias avultadas. Noutros casos, como o que abordamos neste artigo, jogadores que já não passam despercebidos a qualquer olheiro competente veem na Bundesliga Austríaca um bom trampolim para voos mais altos.

Um dos próximos candidatos a dar o salto é Oscar Gloukh. O médio israelita de apenas 20 anos foi contratado em janeiro de 2023 ao Maccabi Tel Aviv e tem contrato para mais três temporadas. No entanto, é bastante provável que o seu tempo em Salzburgo venha a ser encurtado.

O controlo de bola do jovem israelita é notável e o facto de ser ambidestro torna-o ainda mais imprevisível. Apesar de jogar maioritariamente como um “número 10” tradicional, revela uma versatilidade acima da média, conseguindo facilmente adaptar-se a outras posições.

Gloukh fez parte do plantel sub-21 de Israel que alcançou as meias-finais do Europeu em 2023 e do plantel sub-19 que se sagrou vice-campeão europeu no ano anterior (perdendo para a Inglaterra apenas no prolongamento). Conta já com 12 internacionalizações e três golos apontados na seleção principal.

Na temporada transata, participou em 39 jogos ao serviço do seu clube e registou nove golos e 15 assistências. Um dos golos foi marcado no estádio da Luz, na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, pelo que terá ficado na memória de alguns adeptos benfiquistas.

Com uma maturidade notável para a sua tenra idade, Gloukh joga de cabeça levantada e faz uso da sua ótima visão de jogo e qualidade de passe para quebrar as linhas adversárias e criar oportunidades de golo.

O reverso da medalha é a sua falta de contribuição sem bola: a pressão em momento defensivo peca por escassa e as suas características físicas fazem de Gloukh uma presença pouco intimidante. Uma melhoria no seu perfil defensivo pode ser um fator decisivo numa eventual mudança para um grande europeu.

Não sendo muito dedicado à recuperação da posse de bola, o camisola 30 do Red Bull Salzburgo mostra-se sempre preparado para participar em contra-ataques rápidos e demonstra capacidade de os levar a bom porto, com frieza na tomada de decisão. Com um valor de mercado de 25 milhões, já foge ligeiramente ao orçamento dos grandes portugueses, mas pode ser uma excelente aposta para vários emblemas das melhores ligas europeias.

Vamos ter oportunidade de ver Oscar Gloukh em ação no grupo D do torneio olímpico em território gaulês, com pontapé de saída marcado para o próximo dia 24 de julho.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha muito perto de continuar a jogar na Premier League: eis o clube

João Palhinha deverá jogar no Aston Villa. Médio português esteve emprestado ao Tottenham na última época e pode assim continuar em Inglaterra.

Samu Costa a um passo de ser companheiro de Cristiano Ronaldo no Al Nassr

O Al Nassr chegou a acordo com Samu Costa. Médio português deu prioridade ao clube saudita, apesar de ter uma proposta do RB Leipzig.

Revelação do Mundial 2026 ruma à Premier League: Johan Manzambi apresentado no Aston Villa

O Aston Villa anunciou a contratação do internacional suíço Johan Manzambi. Médio de 20 anos deixou o Friburgo por cerca de 60 milhões de euros.

Eis os onzes de Benfica e Villarreal para o segundo jogo de preparação dos encarnados

O Benfica vai enfrentar o Villarreal esta sexta-feira, pelas 19h45, no Estádio do Algarve. Conhece os onzes das duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jhon Durán a caminho do Benfica: Eis os termos de contrato do avançado colombiano

Jhon Durán será cedido ao Benfica por uma temporada. Caso as águias ativem a opção de compra, o avançado assinará um contrato de quatro temporadas.

FC Porto junta-se a clubes da La Liga e Premier League na corrida por jovem promessa do Real Madrid

O diário AS avança que o FC Porto é uma de várias equipas interessadas no jovem médio-ofensivo do Real Madrid, César Palacios.

O regresso de Cardoso Varela: Eis a cláusula de rescisão imposta pelo FC Porto

O FC Porto contratou Cardoso Varela e o jovem está de regresso ao Olival passado dois anos da polémica saída dos dragões.