João Novais: Muito mais do que bolas paradas

- Advertisement -

Para o comum adepto da Primeira Liga, João Novais será pouco mais do que um novo jogador do SC Braga. Por outro lado, para o espetador mais atento, o reforço dos minhotos será reconhecido como o ‘ex-Rio Ave, exímio batedor de livres’.

No entanto, há uma terceira perspetiva mais acertada que escapa ainda à maioria dos adeptos: a de João Novais, o médio.

Depois dos onze golos apontados ao serviço de um Rio Ave ambicioso, o jogador de 25 anos ficou inevitavelmente associado à sua capacidade de remate e, sobretudo, de cobrança de bolas paradas.

Contudo, apesar de justo, o rótulo é redutor face às suas qualidades. Atualmente, João Novais é um médio muito completo, com um elevado sentido tático e muito forte também no capítulo do passe.

João Novais impressiona pela capacidade nas bolas paradas, mas não só
Fonte: Rio Ave FC

Poucos saberão, à data, que Novais nem sequer começou a temporada transata como titular do Rio Ave. Nas primeiras nove jornadas do campeonato, de resto, o médio atuou apenas em cinco partidas e sempre como suplente utilizado.

Apesar deste início desanimador, a sorte do jogador iria mudar a partir da receção ao Sporting. Com Francisco Geraldes impedido de jogar, por defrontar o clube detentor do seu passe, o médio foi lançado no onze inicial rioavista e brilhou a todos os níveis.

Capaz de dinamizar o futebol vilacondense com a mesma classe de Chico, Novais acrescentou ainda força e a já referida capacidade de remate ao meio-campo da sua equipa, catapultando o Rio Ave para uma das melhores exibições da temporada.

Tal exibição não passou despercebida a Miguel Cardoso e, a partir desse encontro, só por uma vez não foi titular até ao final da época – na receção ao Moreirense FC, onde até entrou para fazer os dois golos da reviravolta.

Desde então, a história é conhecida: Novais, ora atuando no centro, ora na ala, assumiu-se como figura do Rio Ave (estatuto reforçado pela saída de Rúben Ribeiro), terminou como segundo melhor marcador da equipa e ‘saltou’ para o Sporting de Braga.

João Novais trocou o Rio Ave FC pelo SC Braga este Verão
Fonte: Rio Ave FC

Nos minhotos, a colocação dos seus livres continua a dar nas vistas (o golo ao Zorya merece ser visto e revisto), mas é a sua polivalência que motiva maior destaque.

Titular em quatro dos cinco jogos realizados pelo Braga esta época, o médio-ofensivo de origem, habitual ala no Rio Ave, tem sido aposta no duplo pivot de Abel e correspondido com excelentes exibições.

Seja ao lado de Claudemir, Fransérgio ou, mais recentemente, João Palhinha, Novais tem demonstrado ter a capacidade defensiva e, principalmente, a cultura tática imprescindível para a posição.

Eficaz em qualquer zona do meio-campo, João Novais pode tornar-se um nome sério do futebol nacional e é uma incógnita até onde a sua evolução pode ir.

Foto de Capa: SC Braga

Pedro Paupério
Pedro Paupériohttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é estudante de Ciências da Comunicação. Sendo um amante de desporto, é no futebol que encontra a sua maior paixão. A análise do que se passa em campo é a sua prioridade e não consegue ver um jogo sem tentar perceber tudo o que vai na cabeça dos treinadores. Idealiza uma cultura futebolística onde a tática e a técnica são muito mais discutidas do que a arbitragem.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga e o lance polémico de Gianluca Prestianni: «No máximo até à última gota de suor»

O Braga publicou nas redes sociais do clube uma imagem da entrada de Gianluca Prestianni após a vitória frente ao Benfica na Taça da Liga.

Alex Pinto chega a acordo com o Arouca para uma rescisão amigável

Na passada quarta-feira, o Arouca anunciou a rescisão amigável do contrato do defesa-lateral português, Alex Pinto.

Patrick de Paula termina empréstimo no Estoril Praia e ruma ao Remo

O Estoril Praia terminou o empréstimo do médio do Botafogo, Patrick de Paula. O brasileiro voltou a ser emprestado até ao final de 2026, ao Remo.

Vitória SC x Braga na Taça da Liga vai fazer história e Dérbi do Minho decidir pela 1ª vez título em Portugal

O Vitória SC e o Braga chegaram à final da Taça da Liga e um Dérbi do Minho apurará o vencedor do troféu. Jogo vai ser inédito.

PUB

Mais Artigos Populares

Neemias Queta com números inéditos na NBA desde 1989 na derrota dos Boston Celtics contra os Denver Nuggets

Neemias Queta chegou aos 20 ressaltos na derrota dos Boston Celtics diante dos Denver Nuggets na NBA. Exibição de gala do poste português.

Benfica x Braga: Uma defesa de papel e um Rodrigo Zalazar de gala acabaram com a invencibilidade interna das águias

O Benfica de José Mourinho chegou a Leiria com um registo de 22 jogos sem perder nas competições nacionais. Contudo, a meia-final da Taça da Liga revelou-se um teste de realidade penoso para as águias.

Kenneth Taylor chega a princípio de acordo e prepara-se para deixar o Ajax e encontrar novo clube

Kenneth Taylor está a caminho da Lazio como substituto de Mattéo Guendouzi. Médio neerlandês vai deixar o Ajax.