Olheiro BnR – Adalberto Peñaranda

- Advertisement -

olheiro bnr

Adalberto Peñaranda pode não ser o nome mais bonito, mas talvez valha a pena decorá-lo, dado que este jovem venezuelano, que a Udinese emprestou ao Granada, está a ser uma das revelações da liga espanhola esta temporada.

Começou a época na equipa B e teve de esperar até novembro para se estrear pela equipa principal, tornando-se no jogador mais jovem de sempre a jogar pelo Granada na 1.ª liga, com 18 anos e 175 dias. Desde aí, não mais saiu do onze inicial (só mesmo nesta última semana, por lesão) e já fez quatro golos em nove jogos. Esse registo goleador, com apenas 18 anos, é um feito que partilha com um restrito grupo de jogadores, entre os quais se incluem Raúl, Fernando Torres, Agüero e Messi.

Tem 1,85m, mas não é pelo jogo aéreo que se distingue. É muito móvel e rapidíssimo a correr, mesmo com bola, tendo depois boa capacidade de remate com o pé direito. De resto, foi assim que fez os seus quatro golos. Destaco o primeiro, que marcou ao Levante num contra-ataque: Peñaranda arrancou da sua própria área, para onde tinha ido para ajudar a defender num canto, e dez segundos depois estava a fazer o golo na área adversária. Pelo meio, ainda teve de receber um passe longo, algo que fez na perfeição, sem abrandar um segundo.

Peñaranda celebra mais um golo pelo Granada Fonte: Granada FC
Peñaranda celebra mais um golo pelo Granada
Fonte: Granada FC

Apesar de ter apenas 18 anos, Peñaranda não se inibe nem se esconde do jogo. Com bola vai para cima dos defesas; sem ela, é agressivo na pressão, tanto que, no jogo de estreia, viu o amarelo logo aos seis minutos. Nesse dia não conseguiu marcar, mas ajudou o Granada a alcançar a segunda vitória na Liga (à 12.ª jornada!). No final da partida, o treinador José Ramón Sandoval dizia na conferência de imprensa: “Os jogadores da equipa B têm de bater à porta e derrubá-la para poderem jogar com a primeira equipa e creio que este miúdo hoje a derrubou”.

Tem jogado como o homem mais adiantado do ataque, mas não é propriamente um avançado de área. No Granada, beneficia do espaço que tem para correr, dado que a equipa costuma jogar recuada e, por isso, fica a curiosidade de saber se, no futuro, também se conseguirá assumir numa equipa que seja mais dominadora. Aí, é bastante possível que acabe por jogar como extremo, posição em que também já jogou esta época.

Por agora, é seguir com atenção os jogos do Granada e as arrancadas daquele rapaz com o número 27 nas costas. Consiga ele manter o nível exibicional que vem demonstrando e ficar afastado das lesões (neste momento está parado por isso mesmo) e não tardará muito a saltar para uma equipa com maiores ambições. Até lá, vá decorando: Adalberto Peñaranda.

Foto de Capa: Granada FC

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Sylaidopoulos fala sobre futuro no Rio Ave: «Não é uma questão para mim»

Sotiris Sylaidopoulos falou sobre o seu futuro no comando técnico do Rio Ave e os desafios que a equipa de Vila do Conde enfrenta na Primeira Liga.

Óscar Cardozo homenageado no Trabzonspor: «Às vezes digo à minha mulher: “Não sei porque é que gostam tanto de mim”»

Óscar Cardozo foi homenageado pelo Trabzonspor. Avançado regressou à Turquia, onde jogou por duas épocas depois de deixar o Benfica.

Já há árbitro para o Benfica x Real Madrid da 1.ª mão do playoff da Champions League

François Letexier será o árbitro principal do Benfica x Real Madrid. Encontro referente à 1.ª mão do playoff da Champions League.

Imprensa francesa fala em tensão no PSG com Vitinha e Ousmane Dembélé como protagonistas

Vitinha e Ousmane Dembélé são os rostos mais visíveis do clima mais tenso no PSG. Derrota contra o Rennes espicaçou os ânimos no balneário.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Castro antevê dérbi de Valência: «Se eu soubesse o resultado, jogava no Euromilhões e ganhava»

Luís Castro fez a antevisão do Levante x Valência. Técnico lançou dérbi da cidade e falou da importância do duelo para os adeptos.

Os 5 jogos mais difíceis do FC Porto até ao fim do campeonato

O FC Porto prepara-se para uma sequência de encontros que poderão definir, de forma clara, o desfecho da temporada. 

Cesc Fàbregas com duras críticas a Álvaro Morata: «Tem de se dedicar a outra coisa»

Álvaro Morata foi expulso na derrota do Como frente à Fiorentina, e Cesc Fàbregas deixou duras críticas ao avançado espanhol.