Olheiro BnR – Andrea Bertolacci

- Advertisement -

olheiro bnr

No jogo em que Portugal bateu a Itália em Genebra, os 90 minutos chegaram para confirmar algo de que já me tinha apercebido há algum tempo: a seleção italiana atravessa uma crise de identidade e não é capaz de apresentar um modelo de jogo e uma base bem definidos. A equipa precisa de referências urgentemente, e o facto de Buffon e Pirlo estarem a “dar as últimas” só torna esta necessidade mais gravosa.

Ainda assim, os mesmos 90 minutos revelaram um oásis de esperança em forma de médio: Andrea Bertolacci. Há três épocas no Génova, fez formação na AS Roma, e conta com três internacionalizações pela squadra azzurra, tendo sido um dos poucos jogadores que, frente à Seleção portuguesa, demonstrou vontade e ideias para acordar a equipa da apatia que a tem caracterizado ultimamente.

“Formiguinha operária” com faro de golo

O estilo não engana. Bertolacci é o típico médio trabalhador, da mesma casta de João Moutinho. Prefere jogar na posição de ‘box-to-box’, como fez frente a Portugal, e tem uma precisão de passe bastante apurada. Longe de ser exuberante, faz da regularidade a sua principal arma, razão para ter terminado a época como um dos jogadores mais utilizados no Génova: 35 jogos.

Também não se coíbe de, quando a oportunidade surge, chegar perto da área adversária. Não é raro vê-lo começar os jogos mais perto dos avançados, graças à capacidade de retenção de bola e boa finalização: esta temporada melhorou o seu registo de golos (seis, no total), contribuindo de forma direta para o interessante 6.º lugar da sua equipa na Liga. Gosta de ter o esférico colado ao pé e protege-o bem, libertando-o apenas quando tem a certeza de fazer um passe acertado ou remate.

Bertolacci foi um dos principais responsáveis pela boa época do Génova Fonte: Página do Facebook de Andrea Bertolacci
Bertolacci foi um dos principais responsáveis pela boa época do Génova
Fonte: Página do Facebook de Andrea Bertolacci

Adeus ao Luigi Ferraris?

O AC Milan é um dos interessados na sua contratação e, nos últimos dias, foi noticiada a pretensão da Roma em resgatá-lo. É claramente um médio talhado para voos mais altos, já que alia todos os seus recursos técnicos acima descritos a uma boa visão de jogo e consciência tática acima da média.

Num futebol a caminho da estagnação, surge como um dos produtos mais evoluídos e condizentes com o futebol atual produzidos pela escola italiana. Ainda terá de esperar pela sua vez para assumir o estatuto de indispensável na sua seleção (Pirlo, De Rossi e Marchisio são hierarquicamente superiores), mas não tenho dúvidas de que poderá ser uma das referências no futuro. A partir daqui, é para ser seguido com atenção.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Andrea Bertolacci

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Olise ultrapassa Pelé e é o jogador com mais assistências numa única edição do Mundial

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Michael Olise juntou duas assistências à conta pessoal.

Kylian Mbappé ultrapassa Lionel Messi e torna-se no melhor marcador da história dos Mundiais

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Kylian Mbappé bisou e ultrapassou Lionel Messi como melhor marcador da prova.

10 golos num só jogo é registo inédito no século e visto apenas por 6 vezes na história dos Mundiais: qual a dimensão do...

Inglaterra venceu a França por 6-4 e selou o terceiro lugar do Mundial 2026. Jogo teve 10 golos, algo inédito este século em Mundiais.

Ainda chegou aos 10: eis os golos de Ousmane Dembélé e Jude Bellingham que fecharam a vitória de Inglaterra sobre a França por 6-4

Ousmane Dembélé e Jude Bellingham fecharam o resultado. França e Inglaterra defrontaram-se na decisão do 3.º e 4.º lugar do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Hat-trick fechado: Bukayo Saka marca de penálti e volta a aliviar Inglaterra com o 5-3 contra a França

Bukayo Saka marcou mais um golo, o hat-trick. França e Inglaterra defrontam-se na decisão do 3.º e 4.º lugar do Mundial 2026.

Mais um da França, mais um de Kylian Mbappé, o melhor marcador da história dos Mundiais: já só está 4-3 e a desvantagem está...

Kylian Mbappé bisou e o jogo está 4-3. França e Inglaterra defrontam-se na decisão do 3.º e 4.º lugar do Mundial 2026.

Mais um da França: Bradley Barcola volta a reduzir desvantagem e França “já só perde” por 4-2

A segunda parte francesa também está a ser vendaval, com golo de Bradley Barcola. França e Inglaterra defrontam-se na decisão do 3.º e 4.º lugar do Mundial 2026.