📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – António Pina Gomes

- Advertisement -

António Pedro Pina Gomes é o nome de um jovem futebolista português, pouco conhecido por terras lusas, que poderá fazer história em Itália. Nascido a 29 de agosto do ano 2000 em Lisboa, António Pedro começou a sua carreira no Amora FC, emblema do concelho do Seixal (Área Metropolitana de Lisboa). No entanto, a jovem promessa do Amora haveria de emigrar para o Luxemburgo, um país com pouca relevância no panorama europeu do «desporto-rei», pese embora o visível crescimento que a modalidade tem vindo a registar nestes últimos anos. Aí prosseguiu o seu processo de formação no FC Rodange, onde depressa se destacaria, sendo que, aos 15 anos, já era chamado para integrar a seleção de sub-17 daquele país, constituída por uma das mais talentosas gerações de futebolistas do Luxemburgo.

“Pedro Pina”, o talento que transpôs fronteiras

No entanto, a qualidade que o extremo evidenciava nos relvados luxemburgueses tinha ambições maiores, as quais seriam, cerca de ano e meio depois, atendidas com a chamada para representar a sua pátria natal: Portugal.

Por conseguinte, a 7 de maio de 2016, António Pina Gomes fazia a sua estreia pela seleção de sub-16 lusa, num encontro de caráter amigável ante a congénere turca. Iniciara-se, assim, um trajeto que tem tido alguma continuidade (presentemente, é internacional sub-19), pese embora não tenha sido convocado para as últimas partidas referentes à fase de grupos da ronda de qualificação para o Campeonato da Europa daquele escalão, que se realizaram em março passado.

Ainda com idade de juvenil (15 anos), António Pina Gomes faria a sua estreia pelos seniores do FC Rodange 91
Fonte: FC Rodange 91

O salto para o Calcio, como «prenda de aniversário»

Ora, à estreia com a camisola da seleção nacional, seguir-se-ia um outro marco na carreira do extremo: precisamente no dia em que completou 16 anos, a 29 de agosto de 2016, António Gomes viu ser consumada a sua transferência para a Atalanta Bergamasca Calcio, emblema italiano da região da Lombardia que tem investido bastante no desenvolvimento dos seus escalões de formação, oferecendo, paralelamente, um relevante contributo no processo de renovação que tem vindo a ser implementado pela seleção Azzurra.

Note-se, por exemplo, o facto de pelas camadas jovens da Dea terem passado, ao longo dos últimos seis anos, jogadores como o médio defensivo Roberto Gagliardini (FC Internazionale Milano) ou Mattia Caldara (atualmente a representar o AC Milan) e, mais recentemente, Alessandro Bastoni (promissor defesa central italiano, nascido em 1999, que há cerca de dois anos foi adquirido pelo Inter por cerca de 31M de euros). De salientar, ainda, o facto de Filippo Melegone, o atual capitão da seleção italiana de sub-20, ter sido formado na Atalanta.

Deste modo, António Pina Gomes passou a integrar uma ambiciosa equipa e, logo no seu primeiro ano em Itália, que culminou com a conquista do Campionato Nazionale Allievi Professionisti (campeonato nacional de juvenis, primeira divisão), o jovem extremo português revelar-se-ia um elemento importante na formação orientada pelo italiano Massimo Brambilla, essencialmente no decurso da segunda volta do campeonato (disputando 12 partidas e marcando três golos).

Um português «desconhecido» à conquista do bicampeonato de juniores em Itália

Na época seguinte, não obstante a sua não utilização em qualquer partida, a Atalanta sagrar-se-ia campeã da Primavera 1 (campeonato italiano de juniores, primeira divisão), feito que poderá ser repetido já num futuro próximo, na medida em que a quatro jornadas do conjunto liderado por Massimo Brambilla, atualmente líder da prova, possui uma vantagem de sete pontos em relação ao segundo classificado, o Inter. Contudo, desta vez, o extremo natural de Lisboa poderá inscrever o seu nome na inédita conquista do bicampeonato de juniores por parte do emblema bergamasco, uma vez que foi (até agora) utilizado em três partidas da referida prova.

 

Foto de Capa: Atalanta Bergamasca Calcio

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.