Publicidade

Olheiro BnR – Awer Mabil

Vasco Moreira · 1 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

olheiro bnr

O futebol de rua tem tendência a desaparecer. Hoje os jogadores crescem nos clubes de forma diferente, perdendo-se um dos mais belos momentos do futebol. Há cada vez menos a instrução de ir para cima do adversário, de tentar driblar e dar outra magia ao jogo. Ainda assim, de vez a vez vão aparecendo alguns jogadores dispostos a contrariar isto mesmo, Awer Mabil é um deles.

Com uma história de vida impressionante, conseguiu sair do campo de refugiados no Quénia aos 10 anos e viajar até à Austrália. Lá encontrou o seu clube de formação, o Adelaide United. As boas prestações levaram-no a nova viagem, desta feita até à Dinamarca para representar o Midtjylland. Depois de uma temporada emprestado ao Esbjerg fB, chegou finalmente a Portugal, novamente por empréstimo.

O início de temporada foi intermitente, Vasco Seabra não lhe deu uma utilização constante, mas tudo mudou com a chegado de Petit. Conquistou a titularidade e tem jogado os 90 minutos, tendo já 2 golos e 3 assistências.

Awer Mabil tem estado em destaque no FC Paços Ferreira Fonte: FC Paços Ferreira
Awer Mabil tem estado em destaque no FC Paços Ferreira
Fonte: FC Paços Ferreira

Extremo direito de raiz, pode ainda jogar a avançado, posição onde tem sido utilizado ultimamente no Paços. Numa posição ou noutra, faz da sua velocidade e do drible as suas grandes forças. Fortíssimo no um para um e sem medo de ir para cima dos adversários, tem qualidade técnica para dar e vender. Falta-lhe ainda algum critério e melhorar as movimentações, algo normal num jogador com as suas características e idade.

Internacional pelas camadas jovens da Austrália, chegou à capital do móvel com um empréstimo de uma época, com opção de compra e ainda cedência de uma parte dos direitos desportivos. Já deixou algumas boas indicações, mas acredito que até ao final da temporada e com aumento do tempo de jogo que tem finalmente tido, conseguirá elevar o seu nível de jogo. De qualquer modo, é já um dos bons jogadores do nosso campeonato e um nome que certamente vão voltar a ouvir num futuro próximo.

Foto de Capa: FC Paços Ferreira

Vasco Moreira

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Jorge Jesus chegou e Portugal voltou a jogar como uma grande seleção

Quatro jogos, quatro vitórias e um lugar nos quartos de final da Liga das Nações já assegurado. Dificilmente Jorge Jesus poderia ter imaginado um arranque melhor enquanto selecionador nacional.  Mais importante do que os resultados, porém, é aquilo que começa a acontecer dentro de campo. Ainda estamos perante uma pequena amostra, e existem problemas por corrigir (sobretudo defensivamente), mas Portugal parece finalmente uma equipa disposta a explanar todo o potencial que tem.Há mais velocidade, mais movimentos sem bola, mais jogadores a aparecerem entre linhas e menos posse estéril. Depois de uma seleção demasiadas vezes previsível sob o comando de Roberto Martínez, os primeiros sinais da nova era são refrescantes.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.