📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Ben O’Connor

- Advertisement -

Na etapa 19 do Giro d’Italia 2018, enquanto Chris Froome cavalgava para uma épica e improvável conquista da Geral da Corsa Rosa, um jovem australiano de seu nome Ben O’Connor caia e dizia adeus à prova quando seguia num dos grupos perseguidores.

A representar uma Dimension Data que pratica com Louis Mentjes como líder – e que viria a ser uma das maiores decepções desse Giro -, o australiano usou a sua estreia em Grandes Voltas para confirmar as suas credenciais de homem a ter em conta para o futuro com exibições sólidas sempre que o terreno inclinava. Nessa etapa, antes da queda o tirar da competição, estava, mais uma vez, a mostrar-se entre os melhores e preparava-se para subir na classificação Geral, ficando muito próximo de um top dez final. 

Mesmo que esse cenário não se tenha concretizado, a sua participação na 101.ª edição do Giro d’Italia foi um sucesso e garantiu que o mundo do ciclismo estará muito mais atento à sua evolução nos próximos tempos.

Começando a carreira em equipas continentais australianas, começou a dar nas vistas em 2016 na Avanti IsoWhey Sport, o mesmo conjunto onde foram formados Richie Porte e Jack Haig. Com um par de vitórias e uma serie de bons resultados, afirmou-se como um ciclista com algum futuro, mas não era propriamente o mais pretendido dos jovens ciclistas e nem sequer foi selecionado para o Tour de l’Avenir, onde a seleção australiana esteve bem representado sob a liderança de Jai Hindley (hoje na Team Sunweb).

Ainda assim, a Dimension Data apostou nele e chamou-o ao escalão máximo do ciclismo, o World Tour. Surpreendendo muitos, Ben O’Connor não precisou de muito tempo para mostrar que vinha com intenções de se afirmar e depois de uma amostra com um oitavo lugar no Tour de Langkawi, venceu uma etapa e finalizou em quinto da duríssima Volta à Austria. Se não fosse o suficiente para o termos debaixo de olho, na preparação para o Giro voltou a brilhar com a conquista de uma etapa e um sétimo na Geral do Tour of the Alps. 

Com todos estes resultados, já percebemos as inegáveis qualidades deste jovem como trepador, que aparenta poder vir a ser um dos melhores do mundo e brilhar na alta montanha, o que o coloca, claro, como um candidato a vir a discutir provas de três semanas. Para ser ainda mais completo e perigoso nas provas por etapas terá de melhorar o seu contrarrelógio, mas para nos proporcionar espetáculo já não precisa de mais nada. 

Além da vertente desportiva, há que mencionar o carisma de Ben. Não de forma exuberante como Peter Sagan ou Bradley Wiggins, mas no seu jeito calmo e simpático é um ciclista do qual é difícil não gostar e, num desporto cujo modelo de financiamento das equipas assenta quase exclusivamente nos patrocínios, esse também é um ativo que não se pode ignorar. À Dimension Data é que isso também não passou despercebido e já renovaram com o prodígio australiano até 2020.

Com apenas 22 anos, Ben O’Connor terá certamente muitas mais quedas pela frente, mas, entre elas, terá também muitas vitórias para deliciar os fans do ciclismo.

Foto de Capa: Stiehl Photography/Team Dimension Data

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Suárez pode atingir objetivo antes do Natal e obrigar o Sporting a desembolsar mais 500 mil euros

Luis Suárez pode cumprir o primeiro objetivo no contrato com o Sporting esta semana. Basta ao colombiano ser titular contra o Vitória SC.

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Ramos bisa na goleada do PSG e Lille escapa com vitória difícil no terreno do St. Maur Lusitanos: Eis os resultados do dia...

Na terceira eliminatória da Taça de França, o PSG bateu o Fontenay VF por 4-0 e o Lille venceu por 1-0 em casa do St. Maur Lusitanos.

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...