Olheiro BnR – Charly Musonda

- Advertisement -

olheiro bnr

A temporada de 2015/2016 do campeonato espanhol tinha, à partida, muitos jovens com potencial para acompanhar, mesmo nas equipas com menos ambições. Nos clubes que subiram, por exemplo, estão nomes como Dani Ceballos (Betis) ou Alen Halilovic (Sporting Gijón), cujo talento não passa despercebido, e convém não esquecer revelações como Adalberto Peñaranda (Granada) ou Mikel Oyarzabal, que tem sentado Bruma na Real Sociedad. A meio da época, chegou mais um jogador com margem de progressão suficiente para se tornar num craque de nível mundial. Charly Musonda, extremo belga que fez parte da super equipa do Chelsea que venceu a UEFA Youth League, está no Betis por empréstimo dos londrinos e promete ser uma das figuras da segunda volta.

A qualidade de Musonda valeu-lhe desde logo a titularidade na equipa sevilhana, que durante a primeira metade da temporada sentiu a falta de um jogador com a capacidade de desequilíbrio que o belga pode oferecer. Nos primeiros encontros que efectuou com a camisola verdiblanca, o jovem de 19 anos foi sempre um dos melhores em campo e está a ter um impacto imediato no conjunto orientado por Juan Merino. O belga foi uma das apostas para tentar escapar à despromoção, bem como Leandro Damião, e para já vai correspondendo às expectativas.

Charly Musonda já treina pelo Bétis Fonte: Real Bétis
Charly Musonda já treina pelo Bétis
Fonte: Real Bétis

A actuar sobre o lado direito, embora possa ocupar qualquer posição no apoio ao ponta-de-lança, Musonda acrescenta muita velocidade e imprevisibilidade ao futebol ofensivo do Betis, que tem estado dependente de Rúben Castro. O habilidoso belga tem uma capacidade de desequilíbrio impressionante e é fortíssimo em acções de condução no último terço. Ágil e muito dotado tecnicamente, consegue evitar o choque (algo que procura invariavelmente, tendo em conta a sua fragilidade física), serpenteando entre adversários, e define com qualidade. Apesar de ser um jogador com um estilo de jogo irreverente, o que o faz correr riscos no 1×1, demonstra uma maturidade assinalável no capítulo da decisão, sendo de destacar a inteligência na procura do espaço central sempre que possível. Se evoluir de forma natural – e a passagem para o futebol sénior oferece-lhe novos desafios -, podemos estar perante uma das referências do futebol mundial nos próximos anos.

Nos últimos anos, o Chelsea investiu muito no recrutamento de jogadores para as camadas jovens, colocando-se como um dos clubes mais fortes ao nível da formação. Charly Musonda, de origens zambianas mas internacional sub-21 pela Bélgica, foi contratado ao Anderlecht em 2012, juntamente com os irmãos Tika e Lamisha, tendo rapidamente justificado a aposta dos londrinos. O protagonismo que ganhou fez crescer as esperanças dos blues, mas ainda não teve oportunidades na equipa principal e este empréstimo será decisivo para as conseguir na próxima temporada. No entanto, se olharmos ao passado recente, percebemos que não têm sido muitos os jovens da formação que ganham o seu espaço – Kenedy e Loftus-Cheek são dos poucos que vão contrariando essa tendência. As probabilidades de Musonda regressar a Stamford Bridge não são assim tão elevadas, analisando realisticamente. Cabe ao próximo treinador do Chelsea não desperdiçar o diamante que terá em mãos.

Foto de capa: Real Bétis

Tomás da Cunha
Tomás da Cunha
Para o Tomás, o futebol é sem dúvida a coisa mais importante das menos importantes. Não se fica pelas "Big 5" europeias e tem muito interesse no futebol jovem.                                                                                                                                                 O Tomás não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Bodo/Glimt e Olympiacos garantem presença na terceira pré-eliminatória

Olympiacos e Bodo avançaram para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O Sporting garantiu entrada direta.

Luis Suárez aproveita erro do Torreense e empata final da Taça de Portugal para o Sporting

O Sporting empatou por 1-1 contra o Torreense na final da Taça de Portugal. Jogo no Estádio do Jamor igualado por Luis Suárez.

Alberto Costa eleito para a defesa do Onze do Ano da Primeira Liga

Alberto Costa foi eleito para o Onze do Ano da liga. O defesa ajudou o FC Porto a vencer o campeonato nacional.

Kylian Mbappé despede-se de trio do Real Madrid através das suas redes sociais

Kylian Mbappé deixou uma mensagem nas redes sociais a Alaba, Carvajal e Arbeloa após a vitória do Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Tarde de despedidas com last dance de Bernardo Silva, Pep Guardiola e não só: eis as 6 despedidas de peso na Premier League

Muitos adeus na Premier League. Pep Guardiola, Bernardo Silva, John Stones, Mohamed Salah, Andrew Robertson e Andoni Iraola despedem-se dos seus clubes.

Terror do West Ham fecha as contas da descida: eis os 3 clubes que descem ao Championship e os 3 substitutos na Premier League

Com a última jornada da Premier League realizada, já é conhecida a constituição da próxima edição, após a queda do West Ham. Eis os clubes que descem e os clubes que sobem.

Contas da Europa: Premier League leva 8 clubes às provas europeias e já é conhecida a divisão

A Premier League encerrou este domingo. Contas da Europa ficaram seladas, com muitos lugares definidos nas últimas jornadas.