Última horaEntre a ‘segurança’ e a ‘juventude’: Rui Borges com decisão importante a tomar nas próximas horas no Sporting
Publicidade

Olheiro BnR – Francisco Trincão

Tiago Serrano · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

O SC Braga tem tido um crescimento notável a nível da formação nos últimos anos. Com a conquista do título nacional de juniores em 2013/2014, começaram a aparecer jogadores oriundos da academia arsenalista como Gil Dias. Mais recentemente, apareceram nomes como os de Pedro Neto, Bruno Jordão e Xadas. Mas aquele que promete ser o caso mais sério é o de Francisco Trincão.

Natural de Viana do Castelo, seria no clube da sua cidade natal que daria os primeiros passos no futebol, tendo pelo meio uma passagem pelo FC Porto ainda na categoria de futebol de sete. Seria em 2011, aos 11 anos de idade, que Francisco Trincão rumaria à cidade dos arcebispos para se formar como jogador.

Com o passar dos anos, foi-se evidenciando nas camadas jovens do SC Braga, mas foi enquanto júnior que começou a ganhar mais visibilidade, ao ponto de no seu último ano de júnior ter sido um dos jogadores mais influentes da equipa B arsenalista, com cinco golos marcados em 30 jogos. Na selecção de sub-19, as ausências de João Félix e de Rafael Leão abriram-lhe uma vaga na equipa que iria disputar o Europeu na Finlândia, onde sobressaiu ao ponto de partilhar a artilharia da competição com o compatriota João Filipe.

Francisco Trincão marcou cinco golos no Europeu de sub-19
Fonte: Selecções de Portugal

Francisco Trincão é um extremo bastante habilidoso no controlo de bola, sendo capaz de causar muitos desequilíbrios. É um jogador que gosta de aparecer em zonas de finalização e finaliza com qualidade. Tem também uma grande qualidade de passe, sabendo distribuir jogo e desmarcar os colegas em profundidade. Fruto do seu 1,84m, também consegue ser uma arma importante nos lances de bola parada.

Quanto ao futuro, vou ser franco e claro: o campeonato de sub-23 não é competição para ele. Só continuando a jogar em escalões profissionais perante adversários de maior tarimba é que conseguirá aprimorar os seus atributos e afirmar-se como o extremo explosivo em que promete se tornar. Precisará de competição para evoluir e tornar-se mais do que um wonderkid do Football Manager.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quando os outsiders deixam de pedir licença | Premier League

Há uma altura em todas as épocas em que olhamos para a classificação da Premier League e procuramos os intrusos. Aqueles clubes que, por alguma razão, decidiram não respeitar a hierarquia habitual e instalaram-se em lugares que, à partida, pareciam reservados aos mesmos de sempre. Este ano, apenas cinco jornadas decorreram para dois nomes já começarem a desviar a atenção, o Brighton e o Leeds. O primeiro está em terceiro. O segundo, em quinto. Ambos invictos e separados por apenas um ponto. Mas talvez mais interessante do que a posição que ocupam seja a sensação de que nenhum dos dois parece estar ali por acaso... Mas analisemos com factos. O Brighton já marcou 16 golos em cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa do campeonato, e só perdeu um jogo. O Leeds sofreu apenas três golos e ainda não conheceu a derrota.

Francisca Marafona Graça · 4 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Cristiano Ronaldo: Obviamente, Finish

Existem momentos em que no espaço futebolístico e mediático não se fala noutro tema. Sendo esses momentos absolutamente inevitáveis, em muitos deve haver consciência por parte dos protagonistas, ações algo dignas e a capacidade de seguir em frente. Assim deve ser, não só pelo respeito por quem está a ver (o país e até o mundo), mas sobretudo pelo respeito por si próprios. Assim foi, tem sido e devia ser o recente escândalo em torno da seleção nacional, envolvendo Pedro Proença, Jorge Jesus e maioritariamente Cristiano Ronaldo.   Em vez de ir cronologicamente e ao pormenor a cada um dos acontecimentos que fizeram parte desta polémica, que já foram repetidos várias vezes pelos média ou tentar perceber, ponto por ponto, quem teve razão e quem não teve, que seria muito aborrecido e sinceramente já é algo enjoativo (pois há teorias e boatos sobre o que qualquer uma das partes terá dito ou feito), é mais necessário colocar um ponto final em todo este embaraço. Todo este imbróglio deixa fragilizado o prestígio da Federação Portuguesa de Futebol (mais que a do seu Presidente), a figura do Selecionador Nacional e ainda mais, o legado e a imagem de Cristiano Ronaldo.

Jorge Afonso · 12 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.