Olheiro BnR – Gelson Martins

- Advertisement -

olheiro bnr

A imprensa desportiva portuguesa vai adiantando que um dos dois jogadores que Jorge Jesus irá fazer subir do Sporting B ao plantel principal verde-e-branco é o extremo Gelson Martins, jovem internacional sub-20 português que vem de uma excelente temporada pelo conjunto orientado por João de Deus e de um Campeonato do Mundo onde assegurou algum destaque.

Trata-se, na verdade, de um futebolista nascido a 11 de Maio de 1995 na Praia, Cabo Verde, mas que cedo viajou até Portugal, onde começou a sua carreira futebolística no Futebol Benfica, isto antes de transitar para o Sporting na temporada 2010/11.

No emblema de Alvalade, haveria de se estrear no futebol sénior precisamente na temporada passada, ao serviço da equipa B, sendo que o seu impacto foi imediato, ou não tivesse o extremo de 20 anos somado 40 jogos e seis golos na Segunda Liga.

Extremo que entusiasma

Tendo tido diferentes funções ao longo do seu percurso de formação, a verdade é que isso garantiu a Gelson Martins uma interessante polivalência, sendo que o internacional sub-20 português já jogou em posições tão distintas como lateral-direito ou médio-centro.

Inegável, de qualquer forma, é que é a extremo que o jovem sportinguista mais se destaca, fruto da sua velocidade e qualidade técnica, características que o tornam fortíssimo em lances de um contra um e lhe permitem oferecer muita verticalidade ao seu flanco, seja o direito (preferencial) ou esquerdo.

Gelson Martins é uma das promessas do Sporting Fonte: Sporting Clube de Portugal
Gelson Martins é uma das promessas do Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Diamante necessita da lapidação de Jesus

Dono igualmente de uma boa capacidade finalizadora, seja a média ou curta distância, a verdade é que Gelson Martins tem tudo para se assumir como um extremo de topo, embora seja honesto realçar que este diamante ainda terá de ser alvo de lapidação, sendo aí que Jorge Jesus se poderá assumir como decisivo.

Afinal, o novo treinador do Sporting, que terá identificado todo o óbvio potencial do jovem luso-caboverdiano, também terá percebido que haverão algumas arestas a limar, nomeadamente no capítulo da definição, onde nem sempre o extremo toma a melhor decisão, seja porque opta por uma finalização quando se lhe exigia um passe, ou por exagero nas iniciativas individuais.

Foto de Capa: Facebook ‘Seleções de Portugal’

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O sonho mundial começa frente a um regresso histórico | Portugal x RD Congo

Portugal inicia frente à República Democrática do Congo a sua participação no Campeonato do Mundo 2026, numa competição onde a Seleção Nacional alimenta legítimas aspirações a chegar muito longe.

Messi, Mbappé e Haaland: deixaram os crescidos entrar no parque das surpresas – Diário do Mundial 2026 #6

Vitórias de todos os favoritos no Mundial 2026. França, Noruega, Argentina e Áustria venceram os seus jogos no sexto dia da competição.

Áustria estraga o sonho da estreante Jordânia e garante vitória sofrida no Mundial 2026

A Áustria não viveu uma noite - madrugada em Portugal - nada fácil, mas conseguiu o mais importante: os três pontos. Vitória sobre a Jordânia no Mundial 2026.

Lionel Messi apanha Miroslav Klose como o máximo goleador da história dos Mundiais e marca hat-trick na vitória da Argentina sobre a Argélia na...

A Argentina venceu a Argélia na estreia no Mundial 2026, onde procura revalidar o título. Lionel Messi fez um hat-trick e foi o herói dos argentinos.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Dias responde ao Bola na Rede após vitória esmagadora do Sporting: «Não houve aqui nenhuma magia, com o avanço do resultado, conseguimos nos...

Nuno Dias respondeu, em conferência de imprensa, a uma pergunta do Bola na Rede, após a vitória por 8-2 frente ao Benfica.

Roberto Martínez confirma baixa de Portugal: «Não está a 100% e é importante não arriscar»

Roberto Martínez falou à imprensa antes do Portugal x RD Congo. Selecionador Nacional diz que Rúben Dias «não está apto para o jogo».

EM DIRETO: Bruno Fernandes faz a antevisão ao Portugal x RD Congo

Bruno Fernandes antevê o Portugal x RD Congo. Seleção Nacional estreia-se esta quarta-feira pelas 18h00 no Mundial 2026.