Olheiro BnR – Jadon Sancho: uma estrela em ascensão

- Advertisement -

É no momento em que vemos um miúdo de 18 anos ser um dos “pilares”, digamos assim, de uma equipa de topo mundial, que percebemos que o futebol é uma mina cheia de jovens talentos.

Neste caso, falamos de um jovem inglês que, com apenas 18 anos, joga na equipa principal dos alemães do Borussia Dortmund. Aliás, joga e é um dos melhores a atuar nos auri-negros. Jadon Sancho é uma das apostas acertadas de Lucien Favre (treinador do Dortmund), correspondendo com a política do técnico suíço esta temporada: a aposta numa equipa jovem. Para ficarmos com uma ideia, no último jogo frente ao VfL Wolfsburg, cinco dos 11 jogadores titulares tinham menos de 24 anos.

Jadon Sancho é um dos muitos jovens talentos do plantel do Borussia Dortmund
Fonte: Bundesliga

De volta ao craque inglês, Sancho assinou contrato com o Borussia Dortmund no último dia do mercado de verão da passada temporada, por uma verba de sete milhões de euros. Depois de ter estado em destaque ao serviço da seleção inglesa no último europeu de sub-17 (cinco golos em seis jogos), o jovem atacante rumou até à Alemanha para envergar o número 7. Antes de se estrear pela equipa principal, Jadon Sancho realizou nove jogos entre os sub-19 do Dortmund e a segunda equipa dos alemães. Logo se percebeu que o jovem que completou a formação no Watford FC (2007-2015) e Manchester City FC (2015-2017) tinha de estar nos grandes palcos, junto das estrelas do futebol mundial.

Esta temporada, Sancho participou em todas as partidas do Dortmund, quer para o campeonato e taças nacionais, quer para a Liga dos Campeões. O jovem extremo, que pode atuar tanto à esquerda como à direita, tem um talento nato para jogar futebol. Com uma finta curta e bem-sucedida, um excelente controlo da bola e uma velocidade capaz de ultrapassar qualquer defesa, o número 7 é um verdadeiro desequilibrador, principalmente nas linhas.

No entanto, e apesar de toda a qualidade individual,– que lhe é intrínseca – Jadon Sancho é um jogador que trabalha para a equipa. Na maioria das vezes, depois de ganhar a frente aos laterais adversários, o extremo inglês (conta com uma internacionalização na equipa A da seleção dos três leões) entrega a bola a um colega mais bem posicionado para fazer golo. Prova disso são as oito assistências em 15 jogos realizados.

Posto isto, penso que estamos perante um dos melhores jovens talentos do futebol mundial e, quem sabe, pode até chegar a ser uma das maiores promessas no desporto-rei. Jadon Sancho tem apenas 18 anos e já está a dar cartas no futebol, o que demonstra vivamente que é um diamante em bruto, pronto para lapidar.

Foto de capa: Bundesliga

Diogo Grácio
Diogo Gráciohttp://www.bolanarede.pt
Desde os 6 anos que é um amante de futebol e praticante do mesmo, pelo que o conhece dentro e fora das quatro linhas. Não se considera um louco, mas sim um verdadeiro apaixonado pelo desporto rei e tem como referências desportivas, Cristiano Ronaldo e Roberto Firmino. Está a tirar licenciatura em Jornalismo.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Más notícias: era um dos destaques de 2025/26 e vai falhar o Mundial 2026

Joaquín Panichelli sofreu uma lesão grave e vai falhar tudo o que falta desta época, inclusivamente o Mundial 2026.

Para impressionar? A possível frente de ataque do Sporting em 2026/27

O Sporting prepara-se para realizar mexidas no seu ataque na próxima temporada, com a incorporação de novos jogadores.

Frederico Varandas e os desafios para o novo mandato

O segundo desafio de Frederico Varandas reside na manutenção do sucesso desportivo, particularmente no futebol do Sporting.

Tondela: treinador da Segunda Liga apontado aos beirões

O Tondela está em busca de um novo treinador e Ricardo Costa é o mais recente nome associado ao cargo nos beirões.

PUB

Mais Artigos Populares

Lukas Hornicek fala do interesse de Inter Milão e Newcastle United: «Parece interessante, mas…»

Lukas Hornicek é um dos destaques do Braga e tem sido associado a uma transferência no próximo mercado de verão.

Roberto Martínez recebe boas notícias no último treino de Portugal

Portugal treinou na última madrugada, de maneira a continuar a preparação para o particular que vai realizar frente ao México.

Fotis Ioannidis em maus lençóis: avançado do Sporting arrisca operação

Fotis Ioannidis arrisca ser operado e pode dar como terminada a presente temporada. O avançado representa o Sporting.