Publicidade

Olheiro BnR – Jude Bellingham

Alexandre Candeias · 2 min

Foto: Birmingham City Football Club

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

É no Birmingham City que está a nascer a próxima estrela do meio-campo inglês. Jude Bellingham, de apenas 16 anos, está na sua primeira temporada ao serviço da principal equipa do clube que sempre representou. Nascido em Stourbride, a cerca de 15 quilómetros de Birmingham, foi na segunda maior cidade do Reino Unido que teve a sua oportunidade num clube de maior nome do futebol britânico.

Promovido ao plantel principal dos “Blues” no início da atual temporada, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a representar a equipa ‘A’ do clube. Atualmente, conta já com mais de dois mil minutos somados só na Segunda Liga Inglesa, tendo ainda participado em encontros da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga. Os quatro golos que já apontou (incluindo um na sua estreia a titular, frente ao Charlton Athletic) e a sua veia de líder, como se fosse já um dos mais experientes do plantel, valeram-lhe comparações com Frank Lampard.

A grande versatilidade que possui tem sido bastante aproveitada pelo técnico Pep Clotet, que já utilizou Bellingham em variadas posições, tanto no meio-campo como até no ataque. Todavia, a preferência do jovem inglês é de jogar no centro do terreno, o que lhe permite ter mais vezes a bola e pautar o jogo ofensivo da equipa. Quando é um dos médios interiores no 4-4-2 de Clotet, procura combinar com o médio ala e com o lateral do lado em que se encontra, formando um triângulo e criando superioridade em relação ao lateral e ao ala adversários.

Para além das boas exibições ao serviço do clube, Bellingham tem dado nas vistas quando representa as seleções jovens de Inglaterra. Num recente torneio amigável, na Polónia, capitaneou os sub17 dos “Três Leões” até ao sucesso, marcando frente a Finlândia e Áustria e contribuindo para a vitória na final contra a seleção anfitriã.

A sua juventude, que se traduz numa grande margem de progressão, aliada à maturidade e confiança com que já encara o jogo, fizeram despertar as atenções de imensos “grandes” por toda a Europa. Tem sido o Manchester United que tem aparecido como o candidato principal a assegurar a contratação do jovem prodígio inglês já para a próxima época. No entanto, nas últimas semanas surgiram rumores de que o Borussia Dortmund estava disposto a oferecer 35 milhões de euros pelo jogador, mas o Birmingham só admite negociar por valores perto dos 50 milhões.

Jude Bellingham será, sem qualquer dúvida, uma das figuras da nova geração do futebol inglês. Como referi acima, a maneira destemida com que encara o jogo fazem com que não tenha medo de errar, por um lado, e com que não desista de nenhum lance em que participa, por outro. Se será em Manchester, Dortmund ou noutra cidade europeia que desenvolverá o seu jogo, ainda não se sabe, mas o jovem de Birmingham parece estar preparado para começar a pisar os grandes palcos.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Diogo Rêma fechou a baliza e o FC Porto atropelou o Vitória SC no Dragão| FC Porto x Vitória SC

O FC Porto continua imparável na Primeira Liga de Andebol. Na receção ao Vitória SC, em encontro da sétima jornada, os dragões construíram muito cedo uma vantagem confortável e transformaram aquilo que se perspetivava como um duelo exigente numa noite tranquila no Dragão Arena. Diogo Rêma foi um muro na baliza, Antonio Martínez liderou a produção ofensiva e a formação portista manteve o pleno de vitórias no campeonato. O equilíbrio durou pouco. Aos cinco minutos, o FC Porto vencia por 4-3, mas começavam já a aparecer os primeiros sinais do que se seguiria. João Gomes e Antonio Martínez entraram particularmente inspirados e, atrás deles, estava um Diogo Rêma praticamente intransponível. O internacional português somou três defesas nos primeiros dois minutos e meio e já levava cinco antes dos dez. Do outro lado, o Vitória acumulava falhas técnicas e ataques precipitados, oferecendo aos dragões aquilo que estes melhor aproveitaram: transições rápidas.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Jorge Jesus chegou e Portugal voltou a jogar como uma grande seleção

Quatro jogos, quatro vitórias e um lugar nos quartos de final da Liga das Nações já assegurado. Dificilmente Jorge Jesus poderia ter imaginado um arranque melhor enquanto selecionador nacional.  Mais importante do que os resultados, porém, é aquilo que começa a acontecer dentro de campo. Ainda estamos perante uma pequena amostra, e existem problemas por corrigir (sobretudo defensivamente), mas Portugal parece finalmente uma equipa disposta a explanar todo o potencial que tem.Há mais velocidade, mais movimentos sem bola, mais jogadores a aparecerem entre linhas e menos posse estéril. Depois de uma seleção demasiadas vezes previsível sob o comando de Roberto Martínez, os primeiros sinais da nova era são refrescantes.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.