Olheiro BnR – Jude Bellingham

- Advertisement -

É no Birmingham City que está a nascer a próxima estrela do meio-campo inglês. Jude Bellingham, de apenas 16 anos, está na sua primeira temporada ao serviço da principal equipa do clube que sempre representou. Nascido em Stourbride, a cerca de 15 quilómetros de Birmingham, foi na segunda maior cidade do Reino Unido que teve a sua oportunidade num clube de maior nome do futebol britânico.

Promovido ao plantel principal dos “Blues” no início da atual temporada, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a representar a equipa ‘A’ do clube. Atualmente, conta já com mais de dois mil minutos somados só na Segunda Liga Inglesa, tendo ainda participado em encontros da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga. Os quatro golos que já apontou (incluindo um na sua estreia a titular, frente ao Charlton Athletic) e a sua veia de líder, como se fosse já um dos mais experientes do plantel, valeram-lhe comparações com Frank Lampard.

A grande versatilidade que possui tem sido bastante aproveitada pelo técnico Pep Clotet, que já utilizou Bellingham em variadas posições, tanto no meio-campo como até no ataque. Todavia, a preferência do jovem inglês é de jogar no centro do terreno, o que lhe permite ter mais vezes a bola e pautar o jogo ofensivo da equipa. Quando é um dos médios interiores no 4-4-2 de Clotet, procura combinar com o médio ala e com o lateral do lado em que se encontra, formando um triângulo e criando superioridade em relação ao lateral e ao ala adversários.

Para além das boas exibições ao serviço do clube, Bellingham tem dado nas vistas quando representa as seleções jovens de Inglaterra. Num recente torneio amigável, na Polónia, capitaneou os sub17 dos “Três Leões” até ao sucesso, marcando frente a Finlândia e Áustria e contribuindo para a vitória na final contra a seleção anfitriã.

A sua juventude, que se traduz numa grande margem de progressão, aliada à maturidade e confiança com que já encara o jogo, fizeram despertar as atenções de imensos “grandes” por toda a Europa. Tem sido o Manchester United que tem aparecido como o candidato principal a assegurar a contratação do jovem prodígio inglês já para a próxima época. No entanto, nas últimas semanas surgiram rumores de que o Borussia Dortmund estava disposto a oferecer 35 milhões de euros pelo jogador, mas o Birmingham só admite negociar por valores perto dos 50 milhões.

Jude Bellingham será, sem qualquer dúvida, uma das figuras da nova geração do futebol inglês. Como referi acima, a maneira destemida com que encara o jogo fazem com que não tenha medo de errar, por um lado, e com que não desista de nenhum lance em que participa, por outro. Se será em Manchester, Dortmund ou noutra cidade europeia que desenvolverá o seu jogo, ainda não se sabe, mas o jovem de Birmingham parece estar preparado para começar a pisar os grandes palcos.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Disse ao Luis Suárez: A equipa precisa de ti hoje, és muito importante na nossa estratégia»

O Sporting bateu o PSG por 2-1 na Champions League. Rui Borges analisou a vitória leonina em conferência de imprensa.

Rui Borges confirma reforço após vitória histórica do Sporting

Rui Borges revela que Souleymane Faye já assinou contrato com o Sporting. Extremo de 22 anos vai reforçar equipa leonina.

Vitinha analisa derrota contra o Sporting: «Tivemos bastantes ocasiões e não conseguimos concretizar. Está a acontecer muito este ano»

Vitinha analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

Marquinhos: «Dar os parabéns ao Sporting porque ganharam com a estratégia deles e aproveitaram as pequenas falhas que tivemos»

Marquinhos analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Suárez e o PSG: de ‘indiferente’ a herói contra os gauleses

Luis Suárez fez os dois golos da vitória do Sporting contra o PSG, num encontro válido pela sétima jornada da Champions League.

Rui Borges: «Não tenho palavras para falar sobre este grupo. Mereceram esta vitória e merecem muito estar na história do Sporting»

Rui Borges analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. Sporting venceu o PSG por 2-1.

Luis Enrique e a derrota frente ao Sporting: «Fomos infinitamente superiores ao rival. Merecíamos ganhar»

Luis Enrique analisou o desfecho da sétima jornada da fase de liga da Champions League. PSG perdeu com o Sporting por 2-1.