Olheiro BnR – Jude Bellingham

- Advertisement -

É no Birmingham City que está a nascer a próxima estrela do meio-campo inglês. Jude Bellingham, de apenas 16 anos, está na sua primeira temporada ao serviço da principal equipa do clube que sempre representou. Nascido em Stourbride, a cerca de 15 quilómetros de Birmingham, foi na segunda maior cidade do Reino Unido que teve a sua oportunidade num clube de maior nome do futebol britânico.

Promovido ao plantel principal dos “Blues” no início da atual temporada, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a representar a equipa ‘A’ do clube. Atualmente, conta já com mais de dois mil minutos somados só na Segunda Liga Inglesa, tendo ainda participado em encontros da Taça de Inglaterra e da Taça da Liga. Os quatro golos que já apontou (incluindo um na sua estreia a titular, frente ao Charlton Athletic) e a sua veia de líder, como se fosse já um dos mais experientes do plantel, valeram-lhe comparações com Frank Lampard.

A grande versatilidade que possui tem sido bastante aproveitada pelo técnico Pep Clotet, que já utilizou Bellingham em variadas posições, tanto no meio-campo como até no ataque. Todavia, a preferência do jovem inglês é de jogar no centro do terreno, o que lhe permite ter mais vezes a bola e pautar o jogo ofensivo da equipa. Quando é um dos médios interiores no 4-4-2 de Clotet, procura combinar com o médio ala e com o lateral do lado em que se encontra, formando um triângulo e criando superioridade em relação ao lateral e ao ala adversários.

Para além das boas exibições ao serviço do clube, Bellingham tem dado nas vistas quando representa as seleções jovens de Inglaterra. Num recente torneio amigável, na Polónia, capitaneou os sub17 dos “Três Leões” até ao sucesso, marcando frente a Finlândia e Áustria e contribuindo para a vitória na final contra a seleção anfitriã.

A sua juventude, que se traduz numa grande margem de progressão, aliada à maturidade e confiança com que já encara o jogo, fizeram despertar as atenções de imensos “grandes” por toda a Europa. Tem sido o Manchester United que tem aparecido como o candidato principal a assegurar a contratação do jovem prodígio inglês já para a próxima época. No entanto, nas últimas semanas surgiram rumores de que o Borussia Dortmund estava disposto a oferecer 35 milhões de euros pelo jogador, mas o Birmingham só admite negociar por valores perto dos 50 milhões.

Jude Bellingham será, sem qualquer dúvida, uma das figuras da nova geração do futebol inglês. Como referi acima, a maneira destemida com que encara o jogo fazem com que não tenha medo de errar, por um lado, e com que não desista de nenhum lance em que participa, por outro. Se será em Manchester, Dortmund ou noutra cidade europeia que desenvolverá o seu jogo, ainda não se sabe, mas o jovem de Birmingham parece estar preparado para começar a pisar os grandes palcos.

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Alexandre Candeias
Alexandre Candeiashttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde sempre, tem o hábito de escrever sobre o desporto rei desde os tempos da escola primária, onde o tema das composições de Português nunca fugia da bola.

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé fala sobre a corrida à Bola de Ouro e elogia José Mourinho: «É extremamente inteligente e um dos melhores da era moderna»

Kylian Mbappé voltou a falar sobre a corrida à Bola de Ouro e deixou rasgados elogios a José Mourinho.

Filipa Cunha vai arbitrar duelo da Europa Cup: eis as nomeações internacionais

Filipa Cunha vai dirigir o St. Polten x Malmo, jogo a contar para a Europa Cup. Tiago Martins estará no VAR do Áustria x Israel.

Maxi Araújo publica fotos de abraço a Rui Borges e da equipa do Sporting: «Juntos sempre. Depois das datas FIFA vem o melhor»

Maxi Araújo acredita que «vem o melhor» depois da pausa internacional. Lateral do Sporting deixou mensagem.

Adrien Silva e a nova era de Portugal: «Vamos ter um selecionador mais exigente dentro e fora de campo»

Adrien Silva falou sobre a nova era de Portugal com Jorge Jesus no comando. Futebolista trabalhou com o técnico no Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Ferran Torres quer um espanhol como vencedor da Bola de Ouro e confessa saudades de médio do Barcelona: «O único que não consegui trazer»

Ferran Torres mostrou vontade de ver um jogador espanhol ganhar a Bola de Ouro e confessou ter saudades de médio do Barcelona.

Canal aberto e não só: Onde ver o Portugal x País de Gales que marca a estreia de Jorge Jesus?

Portugal vai enfrentar o País de Gales na primeira jornada da Liga das Nações. Partida vai passar na RTP 1 e na Sport TV 1.

Raphinha volta a pedir a Bola de Ouro para Lamine Yamal: «Depende das estatísticas individuais, dos títulos coletivos, da magia, do carisma e de...

Raphinha voltou a destacar Lamine Yamal como o principal candidato a vencer a Bola de Ouro 2026.