Olheiro BnR – Luciano Vietto

- Advertisement -

Luciano Vietto é o segundo reforço oficial do Sporting CP para a época 2019/2020, depois do central Luís Neto. O ex-atacante do Atlético de Madrid esteve emprestado ao Fulham na presente temporada. O argentino de 25 anos não teve uma passagem feliz por Inglaterra, contabilizando apenas 1 golo em 22 jogos, onde inclusive chegou a perder alguma importância, fazendo o seu último jogo no dia 9 de Março.

Em 2016 tudo parecia correr bem. O jovem argentino dava nas vistas no Racing e chegou a estar a um passo do Barcelona. Desde então que a sua carreira não está nos seus melhores dias. O jovem parecia condenado ao êxito, mas a sua carreira começou desde então sempre a descer, nunca mais tendo sido o mesmo – apesar de ainda ter tido uma boa passagem pelo Villarreal e alguns bons pormenores no Valência. Continua-se a esperar pela sua grande explosão. Teve-a no Villarreal, ao chegar à Europa, convencendo Simeone – o treinador que o lançou, ainda na Argentina, aos 17 anos – a levá-lo para o Atlético de Madrid.

O avançado argentino não vingou vestido de rojiblanco
Fonte: Club Atlético de Madrid

Não voltou desde então a comprovar todo o potencial que vinha demonstrando. Juntou Sevilha, Valência e Fulham ao currículo, cedido pelo clube madrileno. A falta de rodagem e a constante mudança de clube também não facilitam a sua adaptação ao contexto europeu ou a conseguir o equilíbrio necessário para relançar a sua carreira.

No entanto e apesar destes contratempos, Luciano Vietto tem tudo para ser dos melhores jogadores do campeonato português, resta perceber com que mentalidade vem. Define-se como um jogador vertical e que gosta de trocar a bola de pé para pé, fazer assistências e marcar golos. O próprio jogador afirma que rende melhor como segundo avançado. E é mesmo aí que rende mais, de facto. É tecnicamente evoluído, é inteligente e demonstra bastante criatividade. Trará ao Sporting CP velocidade e qualidade na execução em espaços mais reduzidos e sobretudo uma maior definição e critério.

Esquecendo a parte financeira do negócio – envolvido no negócio de Gelson Martins – é sem dúvida um excelente reforço no que toca ao plano desportivo, sobretudo no contexto do futebol português. Será importante o facto de realizar toda a pré-temporada com o plantel de modo a ganhar maior capacidade física e ganhar maior confiança de igual forma. É um jogador que poderá ser uma solução para jogar atrás do ponta de lança, conseguindo entrar na ideia de jogo de Marcel Keizer quer em 4x3x3 – que se transforma por vezes em 4x2x3x1 com Bruno Fernandes a jogar mais próximo do ponta de lança – e também no 3x4x3 onde aqui poderá jogar a partir de uma faixa lateral, procurando sempre os terrenos mais interiores e entrelinhas, um pouco à semelhança do que faz Raphinha. É um jogador de equipa e sabe ocupar bem os espaços no processo ofensivo e também no processo defensivo.

Resta agora esperar também que Marcel Keizer consiga adaptar o jogador da melhor forma e sobretudo conseguir potenciar todas as suas qualidades.

Foto de Capa: UEFA

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Na Sérvia, quem manda? | Zeleznicar Pancevo x Braga

O confronto contra o Braga é o primeiro de sempre destes sérvios na Europa, resultado dum também inédito quarto lugar em 25/26.

1º teste à porta aberta: Onde ver o Gil Vicente x FC Porto?

O Gil Vicente e o FC Porto enfrentam-se esta quarta-feira num jogo particular. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

Conference League: Onde ver o jogo entre o Braga e o Zeleznicar Pancevo?

O Braga vai enfrentar o Zeleznicar Pancevo na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

Floriana de Daniel Portela empata com final dramático: eis os resultados do dia da Conference League

O Floriana de Daniel Portela empatou 1-1 com o Drita na primeira mão da segunda ronda da Conference League. Eis os resultados.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Braga sabe que a sua equipa técnica e os jogadores sempre têm a responsabilidade de disputar todos os jogos para ganhar»

O Braga joga esta quarta-feira contra o Zeleznicar Pancevo para a Conference League. Fica com declarações de Carlos Vicens.

À atenção do Benfica: Hearts goleado pelo Sturm Graz na Champions League

O Sturm Graz venceu o Hearts por 4-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions League. Fica com os resultados.

Bélgica: Sérgio Conceição é candidato ao cargo mas há favorito

Sérgio Conceição é um dos candidatos para o cargo da Seleção da Bélgica. Mark van Bommel é, neste momento, o favorito.