Olheiro BnR – Mbaye Diagne

- Advertisement -

Mbaye Diagne, 27 anos, natural do Dakar. Um nome ainda desconhecido para a generalidade das pessoas mas que não passou despercebido ao “radar” do Bola na Rede. O avançado possante de 1,91m está a realizar uma época fulminante ao serviço do Kasımpaşa Spor Kulübü, quinto classificado do Campeonato Turco (a Spor Toto Super League).

Depois de passagens por Itália, onde foi contratado por Antonio Conte, acabando por não se impor na Juventus após sucessivos empréstimos, o avançado passou também por França, Bélgica, Arábia Saudita, Hungria e China, mas foi na Turquia que Diagne se sentiu em casa e conseguiu explanar todo o seu futebol.

Após os 12 golos em 17 jogos na época passada, o senegalês que também tem nacionalidade italiana começou a sua segunda época no Kasımpaşa a todo o gás, marcando golos nos primeiros seis jogos do campeonato. Ao todo foram oito golos em seis jogos seguidos, o que contribuiu para o bom início de campeonato do clube da cidade de Istambul.

Até ao momento são já 20 golos marcados em 17 jogos da 1ª Liga Turca, incluindo 7 bis, o que perfaz uma média de 1,18 golos por jogo. As duas dezenas de golos colocam Diagne no Olimpo dos melhores marcadores do campeonato turco desta época, um feito que tem ainda maior dimensão se compararmos com o número de golos do segundo e terceiro melhores marcadores: oito cada.

Diagne é o melhor marcador do campeonato turco com 20 golos em 17 jogos
Fonte: Kasımpaşa Spor Kulübü

O avançado chegou relativamente tarde à seleção do seu país, com 26 anos, tendo representado o Senegal por três vezes, todas já ao serviço do Kasımpaşa mas ainda sem qualquer golo marcado. Diagne estreou-se no dia 9 de setembro de 2018 em jogo do Grupo A da Qualificação para a CAN, entrando já no final do jogo contra Madagáscar. Um mês depois foi titular no duplo confronto com o Sudão do Sul, também a contar para a Qualificação para a CAN.

O mercado de transferências está perto do fecho e há vários clubes interessados em contar com os serviços de Diagne. Leeds United, Newcastle, Wolverhampton, Lille, Nice, Estugarda, Al Rayyan e Lazio já demonstraram vontade de contratar o melhor marcador da 1ª Liga da Turquia, mas o Kasımpaşa tem-se mostrado relutante em abdicar do seu goleador. A luta pelos lugares europeus está ao rubro e o clube da cidade de Istambul pretende contar com o instinto matador de Mbaye Diagne para assegurar um lugar nas competições europeias da próxima época.

Mbaye Diagne verá com bons olhos a mudança para um campeonato mais reputado que o turco e nos próximos dias saberemos se o avançado felino consegue dar já esse salto

Foto de capa: Kasımpaşa Spor Kulübü

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidas as finalistas da Taça Europa Feminina: conhece os emblemas

As formações suecas do Hacken e do Hammarby vão defrontar-se na final da Taça Europa Feminina, após eliminarem o Eintracht Frankfurt e o Sparta Praga nas meias-finais.

Para regressar a Portugal? Brilhou na Académica de Coimbra e está em maus lençóis para 2026/27

Mohamed Bouldini passou algumas temporadas em Portugal e o seu futuro a curto prazo é uma incógnita, já que está cedido ao Granada.

Jorge Jesus confirma regresso de Cristiano Ronaldo

Jorge Jesus confirmou que Cristiano Ronaldo vai voltar a ser opção do Al Nassr frente ao Al Najma, jogo da Primeira Liga Saudita.

Barcelona de Kika Nazareth castiga Real Madrid com um 12-2 na eliminatória e segue para meias-finais da Champions League Feminina

O Barcelona atropelou o Real Madrid por 6-0 e marcou encontro com o Bayern Munique nas meias-finais da Champions League Feminina. No total da eliminatória ficou 12-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva sai do Manchester City no final da época

Bernardo Silva não vai renovar contrato com o Manchester City e prepara-se para abandonar o emblema os ingleses no final da época.

Joan Laporta elogia adaptação de Kika Nazareth no Barcelona e ataca Real Madrid: «A relação foi gravemente prejudicada»

Joan Laporta elogiou a rápida adaptação de Kika Nazareth ao Barcelona. O presidente dos catalães assumiu que a relação institucional com o Real Madrid ficou gravemente prejudicada devido ao caso Negreira.

Miguel Cardoso destaca impacto de Petit no Santa Clara: «Ele cria um espírito de grupo muito forte e isso nota-se em campo»

Miguel Cardoso, avançado do Kayserispor, elogiou Petit, com quem trabalhou no Tondela e na BSAD. O avançado português aponta-o como o principal responsável pela melhoria do clube açoriano, que esta sexta-feira enfrenta o Sporting.