Olheiro BnR – Mbaye Diagne

- Advertisement -

Mbaye Diagne, 27 anos, natural do Dakar. Um nome ainda desconhecido para a generalidade das pessoas mas que não passou despercebido ao “radar” do Bola na Rede. O avançado possante de 1,91m está a realizar uma época fulminante ao serviço do Kasımpaşa Spor Kulübü, quinto classificado do Campeonato Turco (a Spor Toto Super League).

Depois de passagens por Itália, onde foi contratado por Antonio Conte, acabando por não se impor na Juventus após sucessivos empréstimos, o avançado passou também por França, Bélgica, Arábia Saudita, Hungria e China, mas foi na Turquia que Diagne se sentiu em casa e conseguiu explanar todo o seu futebol.

Após os 12 golos em 17 jogos na época passada, o senegalês que também tem nacionalidade italiana começou a sua segunda época no Kasımpaşa a todo o gás, marcando golos nos primeiros seis jogos do campeonato. Ao todo foram oito golos em seis jogos seguidos, o que contribuiu para o bom início de campeonato do clube da cidade de Istambul.

Até ao momento são já 20 golos marcados em 17 jogos da 1ª Liga Turca, incluindo 7 bis, o que perfaz uma média de 1,18 golos por jogo. As duas dezenas de golos colocam Diagne no Olimpo dos melhores marcadores do campeonato turco desta época, um feito que tem ainda maior dimensão se compararmos com o número de golos do segundo e terceiro melhores marcadores: oito cada.

Diagne é o melhor marcador do campeonato turco com 20 golos em 17 jogos
Fonte: Kasımpaşa Spor Kulübü

O avançado chegou relativamente tarde à seleção do seu país, com 26 anos, tendo representado o Senegal por três vezes, todas já ao serviço do Kasımpaşa mas ainda sem qualquer golo marcado. Diagne estreou-se no dia 9 de setembro de 2018 em jogo do Grupo A da Qualificação para a CAN, entrando já no final do jogo contra Madagáscar. Um mês depois foi titular no duplo confronto com o Sudão do Sul, também a contar para a Qualificação para a CAN.

O mercado de transferências está perto do fecho e há vários clubes interessados em contar com os serviços de Diagne. Leeds United, Newcastle, Wolverhampton, Lille, Nice, Estugarda, Al Rayyan e Lazio já demonstraram vontade de contratar o melhor marcador da 1ª Liga da Turquia, mas o Kasımpaşa tem-se mostrado relutante em abdicar do seu goleador. A luta pelos lugares europeus está ao rubro e o clube da cidade de Istambul pretende contar com o instinto matador de Mbaye Diagne para assegurar um lugar nas competições europeias da próxima época.

Mbaye Diagne verá com bons olhos a mudança para um campeonato mais reputado que o turco e nos próximos dias saberemos se o avançado felino consegue dar já esse salto

Foto de capa: Kasımpaşa Spor Kulübü

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli aborda reencontro de Vítor Pereira com o FC Porto: «Tem uma história fantástica»

O FC Porto vai enfrentar o Nottingham Forrest nos quartos-de-final da Europa League. Francesco Farioli deixou alguns elogios ao técnico português.

Eis o equipamento alternativo da Seleção Nacional para o Mundial 2026

A Seleção Nacional apresentou o novo equipamento alternativo para o Mundial 2026, inspirado nas raízes marítimas da história de Portugal.

Sebastian Hoeness responde ao Bola na Rede após FC Porto x Estugarda: «Há sempre riscos e nem sempre estarás apto a ganhar a segunda...

O FC Porto derrotou o Estugarda em jogo dos oitavos de final da Europa League. Sebastian Hoeness respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mário Branco suspenso 30 dias e com multa superior aos 10 mil euros depois de palavras no Arouca x Benfica: «Eu vou começar a...

Mário Branco foi suspenso e terá pela frente uma multa. Em causa, declarações dirigidas a José Bessa, árbitro do Arouca x FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Gverreiros apresentam a resposta que a eliminatória pediu | Braga 4-0 Ferencváros

O carimbo para os quartos-de-final da Europa League não foi fácil de adquirir, mas a resposta dos gverreiros em Braga não deixou quaisquer dúvidas sobre qual das equipas mereceu mais a passagem à próxima fase

Sebastian Hoeness considera resultado injusto e deixa mensagem: «Espero que o Francesco Farioli e o FC Porto vençam a Liga»

Sebastian Hoeness analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

Eis o quadro dos quartos de final da Europa League

Está oficialmente definido o quadro dos quartos de final da Europa League, prova na qual Braga e FC Porto ainda estão na prova.