Olheiro BnR – Mbaye Diagne

- Advertisement -

Mbaye Diagne, 27 anos, natural do Dakar. Um nome ainda desconhecido para a generalidade das pessoas mas que não passou despercebido ao “radar” do Bola na Rede. O avançado possante de 1,91m está a realizar uma época fulminante ao serviço do Kasımpaşa Spor Kulübü, quinto classificado do Campeonato Turco (a Spor Toto Super League).

Depois de passagens por Itália, onde foi contratado por Antonio Conte, acabando por não se impor na Juventus após sucessivos empréstimos, o avançado passou também por França, Bélgica, Arábia Saudita, Hungria e China, mas foi na Turquia que Diagne se sentiu em casa e conseguiu explanar todo o seu futebol.

Após os 12 golos em 17 jogos na época passada, o senegalês que também tem nacionalidade italiana começou a sua segunda época no Kasımpaşa a todo o gás, marcando golos nos primeiros seis jogos do campeonato. Ao todo foram oito golos em seis jogos seguidos, o que contribuiu para o bom início de campeonato do clube da cidade de Istambul.

Até ao momento são já 20 golos marcados em 17 jogos da 1ª Liga Turca, incluindo 7 bis, o que perfaz uma média de 1,18 golos por jogo. As duas dezenas de golos colocam Diagne no Olimpo dos melhores marcadores do campeonato turco desta época, um feito que tem ainda maior dimensão se compararmos com o número de golos do segundo e terceiro melhores marcadores: oito cada.

Diagne é o melhor marcador do campeonato turco com 20 golos em 17 jogos
Fonte: Kasımpaşa Spor Kulübü

O avançado chegou relativamente tarde à seleção do seu país, com 26 anos, tendo representado o Senegal por três vezes, todas já ao serviço do Kasımpaşa mas ainda sem qualquer golo marcado. Diagne estreou-se no dia 9 de setembro de 2018 em jogo do Grupo A da Qualificação para a CAN, entrando já no final do jogo contra Madagáscar. Um mês depois foi titular no duplo confronto com o Sudão do Sul, também a contar para a Qualificação para a CAN.

O mercado de transferências está perto do fecho e há vários clubes interessados em contar com os serviços de Diagne. Leeds United, Newcastle, Wolverhampton, Lille, Nice, Estugarda, Al Rayyan e Lazio já demonstraram vontade de contratar o melhor marcador da 1ª Liga da Turquia, mas o Kasımpaşa tem-se mostrado relutante em abdicar do seu goleador. A luta pelos lugares europeus está ao rubro e o clube da cidade de Istambul pretende contar com o instinto matador de Mbaye Diagne para assegurar um lugar nas competições europeias da próxima época.

Mbaye Diagne verá com bons olhos a mudança para um campeonato mais reputado que o turco e nos próximos dias saberemos se o avançado felino consegue dar já esse salto

Foto de capa: Kasımpaşa Spor Kulübü

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto: «O Pablo Rosario é um joker incrível»

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 e foram eliminados da Europa League.

Já só há 1 português na Conference League e não há mais nenhum Europa League para lá do Braga: quem são os portugueses ainda...

Três portugueses em clubes estrangeiros foram eliminados das provas europeias esta quinta-feira. Eis o update sobre os lusos na Europa.

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do Braga e da queda do FC Porto na Europa League

Portugal voltou a somar pontos no Ranking UEFA. Apesar da derrota do FC Porto, a vitória do Braga permite a equipas portuguesas continuar em prova.

Carlos Vicens revela mensagem que inspirou a reviravolta: «Ao intervalo disse que isto era uma oportunidade única»

Carlos Vicens já reagiu à vitória por 4-2 do Braga frente ao Real Bétis, na segunda mão dos quartos-de-final da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Horta: «Ao intervalo falámos e sabíamos que era uma oportunidade única para chegar às meias-finais»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.

Vítor Pereira analisa vitória sobre o FC Porto e admite: «A expulsão teve um grande impacto no jogo»

Vítor Pereira analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses eliminaram os dragões nos quartos de final da Europa League.

Vitor Carvalho: «Sou forte no jogo aéreo e tive oportunidade de aproveitar aquela chance»

Vitor Carvalho analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.