Olheiro BnR: Myron Boadu

- Advertisement -

O futebol holandês sempre foi um viveiro de talentos, e deu-nos a conhecer grandes nomes do futebol mundial. A academia do Ajax é a que mais jogadores lança para o panorama internacional, mas outras equipas têm dado a conhecer jogadores de enorme potencial e valor.

O Az Alkmaar está a protagonizar uma excelente época e muitos dos jogadores que representam a equipa são formados no próprio clube. Neste artigo, vou focar-me no avançado Myron Boadu, que é também o melhor marcador da equipa e o segundo melhor marcador do campeonato.

Filhos de pais ganeses, Myron entrou na academia do Az Alkmaar em 2013, e a sua evolução nas camadas jovens do clube fê-lo chegar a titular indiscutível na equipa principal nesta época.

Aos dezanove anos, é apontado como um avançado de grande futuro, que mostra uma notável veia goleadora para a sua idade, mesmo num campeonato pouco dado a grandes esquemas defensivos, como é o caso da Eredivisie.

Forma com Idrissi e Calvin Stengs um trio bastante prolífero e dinâmico, sendo estes os principais responsáveis pela sensacional época do Az Alkmaar. Totaliza dezanove golos em todas as competições, sendo que treze desses golos foram para o campeonato. Atrás de si está Idrissi, como terceiro melhor marcador do campeonato, o que demonstra a boa dinâmica ofensiva da equipa, que promove o futebol ofensivo como sua imagem de marca. Acrescentar ainda a estes números o facto de já contar com treze assistências esta época, mostram que estamos perante um avançado versátil e completo.

A sua estreia na seleção holandesa foi auspiciosa, já que marcou no seu primeiro e único jogo realizado pela equipa A da Laranja Mecânica.

Não sendo tecnicamente dotado, o facto de usar bem os dois pés na altura de finalizar é um dos grandes trunfos do avançado que não treme na hora da finalização. O jogo aéreo não é o seu forte, mas também não compromete e, no global, mostra ter uma boa compostura.

Rápido, ágil e atlético, enquadra-se muito bem numa formação com grande pendor atacante como o AZ Alkmaar. Joga no centro do ataque, mas pode também fazer ambos os flancos, dando uma amplitude de movimentos ampla e diversificada. É de facto um jogador muito interessante, pois tanto mostra eficácia como avançado centro, ou mesmo como avançado mais móvel.

Com valor de mercado vincado nos vinte milhões de euros, é muito provável que saia para os melhores campeonatos da Europa, e vejo o campeonato alemão e inglês como os mais apetecíveis, quer pelo poderio financeiro que as equipas têm, quer pelo estilo de jogo que muitas equipas praticam. Vai ser uma questão de tempo até se confirmar a sua saída, que, espero eu, o ajude mais na sua evolução como jogador.

Myron Boadu, é mais um produto a ser lapidado nas escolas holandesas, que tão bons avançados nos deu a conhecer, e estou convicto que este jovem irá ser uma referência no panorama holandês e internacional.

Foto de Capa: AZ Alkmaar

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Silva Ferreira
Tiago Silva Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é uma pessoa que adora desporto, em especial futebol. Tendo praticado andebol e basquetebol, viu que o seu grande talento era a Playstation e por aí ficou! Adora o ciclismo.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Sevilha: Matías Almeyda pode sofrer suspensão histórica

Matías Almeyda foi expulso durante o jogo entre o Sevilha e o Deportivo Alavés, mas recusou-se a sair de campo.

Jesé Rodríguez foi flop no Sporting mas em 2025/26 ainda faz a diferença

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último verão e este domingo garantiu o empate dos insulares frente ao Mirandés.

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.

PUB

Mais Artigos Populares

Mehdi Benatia abandona cargo de diretor desportivo do Marselha: «Não posso ignorar o clima atual»

Mehdi Benatia demitiu-se do cargo de diretor desportivo do Marselha, pouco tempo depois da saída do técnico Roberto De Zerbi.

Benfica respira de alívio: jogador não corre o risco de paragem

Tomás Araújo apresentou algumas queixas durante a partida entre o Benfica e o Santa Clara, mas encontra-se operacional.

Real Madrid bate recorde envolvendo… grandes penalidades

O Real Madrid bateu o recorde de maior número de grandes penalidades assinaladas a favor de um clube numa temporada da La Liga.