📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

“Para lá do Marão, mandam os que lá estão”. Este é um dito popular português onde bem se poderia associar Nikola Maras, jovem talento sérvio que esta temporada se fixou no eixo defensivo do GD Chaves. Mas quem é este jogador que até já tem conseguido despertar o interesse de alguns clubes em Portugal e na Europa, apenas na sua primeira experiência fora da Sérvia?

Maras é um defesa-central de 22 anos de idade. Mede 1,89cm e pesa 78kg, o que desde já sugere que se trata de um jogador com uma compleição física a ter em conta. O central flaviense conta já com duas internacionalizações pela Selecção principal da Sérvia, tendo estas sido conseguidas quando ainda representava os sérvios do FK Rad Beograd. Foi nesta equipa onde Maras cresceu, onde se começou a notabilizar e a qual capitaneou, apesar da sua tenra idade.

Maras tem beneficiado da qualidade de jogo da equipa comandada por Luís Castro
Fonte: GD Chaves

Em campo, é um defesa-central que prima pela inteligência com que se posiciona. Maras não é um jogador muito rápido, no entanto, tem uma capacidade posicional bastante boa. Demonstrando níveis de concentração muito acima da média, os seus apoios estão muitas vezes bem orientados, podendo acompanhar eficazmente os movimentos dos adversários. É também bastante forte, tanto no jogo aéreo como fisicamente, o que lhe dá algumas vantagens ao nível do desarme. Além destas características, Maras tem também uma leitura de jogo apurada, o que lhe permite, igualmente, compensar a falta de velocidade com um poder de antecipação de qualidade.

Sob a batuta de Luís Castro, Nikola Maras tem beneficiado do entusiasmante jogo proporcionado pelo treinador transmontano. Tal como abordei aqui, é sabido que um contexto positivo e de qualidade de jogo ajuda bastante ao desenvolvimento dos jogadores, dando-lhes condições para que se soltem e tragam ao de cima as suas melhores capacidades. Participando muitas vezes na primeira fase de construção da equipa flaviense, temos vindo a assistir a uma evolução bastante positiva deste jovem sérvio.

E quanto ao futuro? Para já, parece ainda não ter havido grandes desenvolvimentos para um possível salto na carreira, apesar dos já referidos rumores que assim o indicavam. De qualquer das formas, devido à qualidade presente em Maras, não será de estranhar que este saia para uma equipa de topo em Portugal ou mesmo para um campeonato que lhe dê outra visibilidade. Pessoalmente – e porque desejo o desenvolvimento do Futebol português – espero que continue por cá ainda alguns anos.

Foto de capa: GD Chaves

Bruno Costa
Bruno Costahttp://www.bolanarede.pt
Alfacinha de gema e Benfiquista por natureza, Bruno é um obcecado por Futebol e foi através da escrita que encontrou a melhor forma de dar a conhecer essa sua paixão pelo desporto-rei. É capaz de estar desde Segunda-feira até Domingo à noite a ver todos os jogos que passam na TV. Terá sido em pequeno que toda esta loucura futebolística foi despertada pelo seu Pai e pelo seu tio que, respetivamente, o levavam ao Estádio do Restelo e ao Estádio da Luz. Bruno não suporta facciosismos e tenta sempre ser o mais crítico possível para com o seu clube.                                                                                                                                                 O Bruno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Qualificação para o Mundial 2026: Luís Godinho vai arbitrar duelo

Luís Godinho vai arbitrar o Países Baixos x Lituânia. Equipa neerlandesa quer selar apuramento para o Mundial 2026.

FC Porto regressa aos trabalhos com mira na Taça de Portugal: eis as novidades

O FC Porto voltou ao Olival para preparar o jogo da Taça de Portugal. Antoni Nikolov, guarda-redes dos sub-19, integrou a sessão.

Pedri elogia jogador do Barcelona: «Parece que tudo lhe sai com facilidade»

Pedri mostrou-se rendido a Dro Fernández. O médio de 17 anos já realizou três jogos esta temporada pela equipa A do Barcelona.

Surpresa: Bélgica empata com Cazaquistão e adia apuramento para o Mundial 2026

A Bélgica empatou 1-1 com o Cazaquistão na penúltima jornada da qualificação para o Mundial 2026 e adia assim apuramento.

PUB

Mais Artigos Populares

Robert Lewandowski define futuro no Barcelona: todos os detalhes

Robert Lewandowski continua focado no Barcelona e não pretende deixar o clube no mercado de transferências de inverno.

Diego Rodrigues antevê dificuldades no República Checa x Portugal: «É uma equipa muito física, que vai procurar um jogo direto, contra-ataques e fechar-se lá...

Diego Rodrigues realizou a antevisão ao República Checa x Portugal, encontro referente à Qualificação para o Euro-sub21.

Gil Vicente oficializa renovação de jovem internacional sueco até 2030

O Gil Vicente anunciou a renovação de Andre Picornell até 2030. O guardião brasileiro tem representado a equipa sub-23 dos gilistas.