Olheiro BnR: PAOK Salónica

- Advertisement -

O PAOK parece mais maduro que nunca. Em todos os jogos desta temporada tem provado que deixa para trás os erros e a mentalidade negativa que lhe custou o campeonato grego no ano passado. Lembram-se, certamente, de quanto Ivan Savvides tranportou uma arma consigo em campo. A equipa grega começou a perder contra o Basileia, mas eliminou a equipa Suiça com dois golos.

O PAOK conseguiu também qualificar-se contra o Spartak de Moscovo, uma equipa com um orçamento muito mais alto. A equipa grega é agora considerada uma equipa da Liga dos Campeões, mesmo sem ter ainda chegado à fase de grupos. Está agora a tirar proveito do facto de o Spartak ter jogado com 10 jogadores desde os 33″, de a partida ter ficado 0-0, mesmo tendo o Spartak jogado em casa, e também do facto de se ter qualificado para os playoffs da Liga dos Campeões, tendo o primeiro jogo terminado a 3-2. O PAOK foi liderado pelo médio-defensivo Jose Canas e pelo médio brasileiro Mauricio.

Na verdade, a equipa grega nunca permitiu que o Spartak entrasse no ritmo, e a propósito disso deve ser feita uma menção especial a Matos, que forçou o extremo holandês Quincy Promes a ser o elo fraco da equipa russa. Foi apenas o segundo 0-0 para o PAOK com Lucescu no banco e o resultado apareceu 283 dias depois. A equipa grega conta com 27 vitórias de entre os seus últimos 29 jogos, um empate e apenas uma derrota.

Em Moscovo o PAOK teve muitas oportunidades de golo, embora não tenha marcado nenhum. Razvan Lucescu (filho do treinador da selecção turca, Mircea Lucescu) é leal à formação 4-2-3-1. Alexandros Paschalakis é a primeira escolha enquanto guarda-redes. O defesa brasileiro Leo Matos é um dos melhores jogadores da equipa e cobre o flanco direito, enquanto o capitão Vierinha joga à esquerda. Jose Angel Crespo e Varela têm jogado enquanto defesas centrais. Embora Canas e Mauricio tenham vindo a actuar enquanto médios-defensivos atrás do único atacante, Alexander Prijovic, Lucescu prefere usar Limnios, Pelkas e El Kadduri.

O português Vieirinha é uma das figuras da equipa
Fonte: PAOK Salónica

A adição do experiente médio sueco Pontus Wernbloom é muito importante. Foi uma transferência difícil, e o PAOK já andava a tentar comprá-lo há muito tempo.

O atacante Aleksandar Prijovic é um dos grandes nomes do PAOK. A sua transferência vale mais de 10 milhões de euros. Saint Etienme, Bordeaux e Sporting CP são alguns dos clubes interessados nele. O PAOK está agora à procura de um jogador de esquerda para completar as suas transferências de verão. Outra surpresa para o PAOK é o desempenho de Dimitris Limnios, extremo com apenas 20 anos. O clube grego vai oferecer-lhe um novo contracto, reajustando o seu salário.

No PAOK todos falam da atmosfera familiar na equipa mas reconhecem que o Benfica é uma equipa com perícia e experiência no que diz respeito à Liga dos Campeõs. Pensam, no entanto, que chegou a altura de o PAOK virar a página e declarar que está preparado para este desafio crucial. Nas últimas duas vezes (1999, 2014), o PAOK não teve sucesso contra o Benfica. Há 19 anos foi eliminado nas grandes penalidades. Desta vez há optimismo. Para mim, as probabilidades são 60-40 a favor do Benfica.

Foto de Capa: PAOK Salónica

Subscreve!

Artigos Populares

Carlos Carvalhal rejeitou 2 propostas nas últimas semanas para continuar no Famalicão

Carlos Carvalhal recebeu duas abordagens nas últimas semanas. Técnico rejeitou ambas para dar continuidade ao trabalho no Famalicão.

Reinaldo Teixeira dá novidades sobre a centralização dos direitos televisivos e deixa aviso aos dirigentes: «Se alguém cria ruído tem que ser penalizado»

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, traçou ponto de situação do futebol português. Declarações durante o Portuga Football Summit.

José Borges (presidente da APAF) responde ao Bola na Rede: «Acho que não compete aos árbitros ter de explicar as decisões»

José Borges falou com a imprensa durante esta quarta-feira. As declarações foram proferidas durante o Portugal Football Summit.

Sporting: Eis o plano de Rui Borges para o desenvolvimento de Pedro Lima

Rui Borges vai trabalhar com Pedro Lima durante a paragem internacional, procurando desenvolver alguns aspetos do médio brasileiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Presidente da APAF revela impacto da comunicação social no árbitro e confessa: «Para se chegar ao patamar onde chegou ao João Pinheiro é preciso...

José Borges, presidente da APAF, falou sobre os desafios da arbitragem e ds árbitros. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Joaquim Milheiro elogia Marco Silva e revela: «José Mourinho deu um boost grande à formação do Benfica»

Em entrevista à TSF, Joaquim Milheiro, diretor-técnico das águias, deixou elogios a Marco Silva e José Mourinho, e abordou o futuro da formação do Benfica.

Segunda edição da Messi Cup contará com a presença do Benfica

Lionel Messi confirmou o regresso da Messi Cup em 2026. Benfica será um dos participantes do torneio de jovens talentos.