Publicidade

Olheiro BnR – Sam Oomen

José Baptista · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Uma das mais reconhecidas facetas da Team Sunweb é a forma como desenvolve jovens talentos. Em parte por filosofia, em parte por não ter os meios financeiros para ir contratar nomes já estabelecidos, os alemães recorrentemente lançam alguns dos maiores talentos do ciclismo mundial para a ribalta, como Tom Dumoulin, Marcel Kittel ou John Degenkolb. Agora, todos os olhos estão postos num ciclista: Sam Oomen.

Após um Giro d’Italia de alto nível, em que terminou no nono posto mesmo tendo de apoiar Dumoulin na luta pela vitória, confirmou-se aquilo que já se sabia, que este é um homem a ter muito em conta nos próximos anos.

Um daqueles talentos que se começa a destacar desde cedo, iniciou o seu caminho na agora extinta equipa de desenvolvimento da Rabobank, tendo convencido os responsáveis da Team Sunweb (à altura denominada Team Giant – Alpecin) a avançar para a sua contratação para o escalão mais alto do ciclismo em 2016, quando tinha apenas 20 anos.

Logo nessa sua primeira temporada, além de se adaptar ao ritmo do World Tour, teve também a demonstração da confiança que a equipa depositava em si ao ter a oportunidade de liderar em certas provas menores. Aproveitou bem e mais que não desiludir, teve excelentes resultados em provas por etapas francesas. Em especial, foi terceiro no histórico Critérium International e venceu uma etapa e a Geral do Tour de l’Ain, as suas duas únicas vitórias profissionais até hoje.

A época seguinte valeu mais um degrau escalado na escada para o sucesso, passando a ter mais responsabilidade em provas do World Tour e, mais uma vez, correspondendo com exibições e resultados. Entre outros, o nono lugar no Amgen Tour of California e o sétimo no Tour de Pologne valeram-lhe a chamada a estrear-se numa Grande Volta.

Na La Vuelta, estava ser um sólido ajudante para Wilco Kelderman e em 13.º na Geral até que uma doença o obrigou a desistir à 14.ª etapa. No entanto, a época não ficaria por aqui e recuperaria a tempo de integrar a equipa da Sunweb que se sagrou Campeã do Mundo de contrarrelógio coletivo e de estar entre os melhores na Il Lombardia, o último Monumento do ano.

Para 2018, começou num plano tranquilo, que viu conquistar a camisola da juventude na Volta ao Algarve e aguentar-se com os melhores na Liège-Bastogne-Liège (12.º) em preparação para o Giro, onde seria o principal escudeiro de Dumoulin nas montanhas.

Na Grande Volta italiana, Oomen voltou a dar boa conta de si nos momentos decisivos e, acima de tudo, deu uma excelente indicação para o seu futuro: melhorou durante a prova e esteve ao seu melhor nível na terceira semana, algo essencial para quem pretende disputar estas provas. Dumoulin terminaria em segundo e Oomen alcançaria o seu primeiro top dez numa prova de três semanas e confirmava o seu potencial.

Por tudo isto e por estar numa equipa que sabe dar o necessário apoio a jovens em desenvolvimento, não há dúvidas que o futuro é risonho para Sam Oomen tanto nas provas por etapas, e em particular nas Grandes Voltas, como até nas Clássicas e será certamente uma das futuras caras da modalidade. 

Foto de Capa: Team Sunweb

José Baptista

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.