📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Sébastien Haller

- Advertisement -

olheiro bnr

No topo dos melhores marcadores da Eredivisie, chamam a atenção os nomes de Dirk Kuyt ou Luuk de Jong, figuras populares entre os adeptos de futebol pelas internacionalizações somadas e pelo percurso dos dois atletas. Escondidos debaixo do “star power” que estes nomes emanam, aparece Sébastien Haller, ponta de lança francês de 21 anos que já leva 11 golos em 17 jogos disputados, correspondendo da melhor maneira às expectativas nele depositadas depois de, na última metade da época anterior, ter assinado os mesmos 11 tentos nas mesmas 17 partidas, afirmando-se definitivamente como homem-golo após quatro anos de “falsos arranques” no Auxerre.

Tudo somado são 21 golos em 33 jogos com a camisola do Utrecht para este possante avançado de um metro e 87 centímetros. Os números, porém, enganam se não forem devidamente dissecados. É certo que Haller tem 10 golos esta temporada, mas actua numa liga conhecida pelo seu futebol positivo (aberto e com pouco compromisso defensivo) com defesas normalmente frágeis, e metade dos tentos foram conseguidos através da marca de grande penalidade.

Haller marca muito, sim, mas tem à sua volta um contexto táctico muitíssimo favorável e oportunidades de golo algo “sintéticas” (fraca contribuição de golos de bola corrida na sua conta pessoal). Ou seja, noutro âmbito, provavelmente Haller não seria um goleador… mas pode muito bem vir a sê-lo. Para já, pela qualidade que vai revelando, teria um contributo importantíssimo num campeonato mais competitivo do que o holandês numa equipa que o visse como referência ofensiva única, pois não se esquiva ao contacto físico e ganha muitas bolas aéreas. Haller “apara” passes longos como poucos, e da sua cabeça a bola salta quase sempre “jogável” para a sua equipa, oferecendo-lhe ataques prometedores.

Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa Fonte: FC Utrecht
Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa
Fonte: FC Utrecht

Isto revela a disponibilidade física do jogador mas também a sua inteligência táctica, à qual dá uso para contribuir defensivamente e vagabundear no último terço do terreno, abrindo espaços de formas variadas: traz defesas consigo quando tem marcação feroz e, quando essa não existe, permite-se a ter toques de génio que isolam colegas ou o colocam, a ele, em zonas de remate.

É assim Haller, um jogador inteligente e corpolento, aguerrido na luta com os centrais, mas com a suavidade e subtileza dos génios quando a circunstância do jogo o requer.

Na Holanda, e mesmo em França, já o comparam a Thierry Henry. Imagino-o um pouco além disso. Haller tem potencial para ultrapassá-lo, porque Henry, com 21 anos, estava num patamar de qualidade técnica inferior à de Haller actualmente, não tinha os mesmos índices físicos (exceptuando a velocidade) e não era dotado da leitura e inteligência táctica de “Super Sébastien”.

Foto de Capa: FC Utrecht

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG: Há 2 baixas importantes e um regresso para o jogo da Champions League

Ousmane Dembélé e Lucas Chevalier serão baixas no Athletic Club x PSG. Jogo a contar para a sexta jornada da Champions League.

FC Porto: Há 2 decisões importantes a tomar relativamente a Luuk de Jong

Luuk de Jong vai decidir sobre será operado ou terá um tratamento conservador. FC Porto ainda tem de avaliar o futuro do jogador.

Gnabry aborda futuro antes de jogar contra o Sporting: «É uma situação muito tranquila»

Serge Gnabry confirma estar em negociações com o Bayern Munique sobre o seu futuro. Há jogo frente ao Sporting nesta terça-feira.

Ruben Amorim e o Wolves x Manchester United: «Deveríamos ter terminado a primeira parte de outra forma»

Ruben Amorim falou com os jornalistas durante a noite desta segunda-feira, depois da vitória do Manchester United contra o Wolverhampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Leão sai lesionado e há atualização: «Esperemos que não seja nada sério»

Marco Landucci, treinador-adjunto do AC Milan, falou sobre a lesão de Rafael Leão. Avançado português tem contratura no adutor e vai fazer exames.

Reinaldo Teixeira e a centralização: «Ninguém quer perder e cabe à Liga tentar que o bolo seja o maior possível e que todos possam...

Reinaldo Teixeira, presidente da Liga Portugal, falou sobre a centralização dos direitos televisivos, ao recordar última Cimeira de Presidentes.

Treinador do Wolves e a derrota frente a Ruben Amorim: «Foi como ver um jogo de crianças pela forma como demos de borla os...

O Wolverhampton perdeu com o Manchester United por 4-1 na Premier League. Treinador Rob Edwards deu a sua opinião.