📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR – Sébastien Haller

- Advertisement -

olheiro bnr

No topo dos melhores marcadores da Eredivisie, chamam a atenção os nomes de Dirk Kuyt ou Luuk de Jong, figuras populares entre os adeptos de futebol pelas internacionalizações somadas e pelo percurso dos dois atletas. Escondidos debaixo do “star power” que estes nomes emanam, aparece Sébastien Haller, ponta de lança francês de 21 anos que já leva 11 golos em 17 jogos disputados, correspondendo da melhor maneira às expectativas nele depositadas depois de, na última metade da época anterior, ter assinado os mesmos 11 tentos nas mesmas 17 partidas, afirmando-se definitivamente como homem-golo após quatro anos de “falsos arranques” no Auxerre.

Tudo somado são 21 golos em 33 jogos com a camisola do Utrecht para este possante avançado de um metro e 87 centímetros. Os números, porém, enganam se não forem devidamente dissecados. É certo que Haller tem 10 golos esta temporada, mas actua numa liga conhecida pelo seu futebol positivo (aberto e com pouco compromisso defensivo) com defesas normalmente frágeis, e metade dos tentos foram conseguidos através da marca de grande penalidade.

Haller marca muito, sim, mas tem à sua volta um contexto táctico muitíssimo favorável e oportunidades de golo algo “sintéticas” (fraca contribuição de golos de bola corrida na sua conta pessoal). Ou seja, noutro âmbito, provavelmente Haller não seria um goleador… mas pode muito bem vir a sê-lo. Para já, pela qualidade que vai revelando, teria um contributo importantíssimo num campeonato mais competitivo do que o holandês numa equipa que o visse como referência ofensiva única, pois não se esquiva ao contacto físico e ganha muitas bolas aéreas. Haller “apara” passes longos como poucos, e da sua cabeça a bola salta quase sempre “jogável” para a sua equipa, oferecendo-lhe ataques prometedores.

Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa Fonte: FC Utrecht
Imagem comum esta época: Haller marca e deixa a euforia para os adeptos e colegas de equipa
Fonte: FC Utrecht

Isto revela a disponibilidade física do jogador mas também a sua inteligência táctica, à qual dá uso para contribuir defensivamente e vagabundear no último terço do terreno, abrindo espaços de formas variadas: traz defesas consigo quando tem marcação feroz e, quando essa não existe, permite-se a ter toques de génio que isolam colegas ou o colocam, a ele, em zonas de remate.

É assim Haller, um jogador inteligente e corpolento, aguerrido na luta com os centrais, mas com a suavidade e subtileza dos génios quando a circunstância do jogo o requer.

Na Holanda, e mesmo em França, já o comparam a Thierry Henry. Imagino-o um pouco além disso. Haller tem potencial para ultrapassá-lo, porque Henry, com 21 anos, estava num patamar de qualidade técnica inferior à de Haller actualmente, não tinha os mesmos índices físicos (exceptuando a velocidade) e não era dotado da leitura e inteligência táctica de “Super Sébastien”.

Foto de Capa: FC Utrecht

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pavlidis reage a elogios de José Mourinho: «É sempre bom ouvir coisas positivas do treinador»

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica e deu entrevista. Avançado grego reagiu a elogios de José Mourinho.

Pavlidis desafiado a escolher: qual o melhor golo e qual o golo mais importante que marcou no Benfica?

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica. Avançado grego falou sobre alguns dos golos pelas águias.

Pavlidis atinge marca especial no Benfica: «Não esperava já ter 50 golos»

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica. Avançado grego falou sobre alguns dos golos e reagiu a elogios de José Mourinho.

José Boto revelou ter tentado contratado avançado do FC Porto para o Flamengo

José Boto, diretor desportivo do Flamengo revelou que tentou contratar Borja Sainz. Extremo espanhol joga no FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim fala da vitória do Manchester United e explica posicionamento de jogador: «Ajudou-o a jogar melhor»

Ruben Amorim falou depois da vitória do Manchester United contra o Newcastle United por uma bola a zero.

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.