📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

É inegável que muitos dos talentos que vão parar às grandes ligas europeias nascem (ou renascem) em campeonatos menos conhecidos, menos competitivos e também menos mediáticos. Da Sérvia, chega-nos um nome que tem condições para “renascer”, mesmo que sob outros holofotes: Umar Sadiq, avançado do FK Partizan.

Com apenas 23 anos, o ponta de lança nigeriano não só já passou por várias equipas, como também já jogou em cinco países diferentes. Oriundo do Abuja FC, da Nigéria, chegaria a solo europeu em 2013 por mão do Spezia Calcio 1906, onde deu nas vistas, tendo sido contratado, então, pela AS Roma, em 2015.

A sua passagem pela equipa da capital de Itália não foi a mais feliz. Realizou apenas 6 jogos, com 2 golos marcados. O registo foi anda pior nos emblemas italianos a que foi emprestado, tendo vestido as camisolas do Bologna FC e do Torino FC sem qualquer golo marcado. A cada seis meses, foi saltando de equipa em equipa, com a Roma a ter de emprestar o jogador ao NAC Breda (da Holanda), ao Rangers FC (da Escócia) e ao AC Perugia Calcio (de Itália), emblemas nos quais marcou golos, mas nunca se destacou.

Cada janela de transferências significava um novo rumo na carreira de Sadiq. Contudo, esta época está a ser diferente para o avançado de 23 anos. Depois de emprestado pela AS Roma ao Partizan no mercado de verão, o clube sérvio optou por accionar a opção de compra na reta final do passado mercado de inverno.

Na presente temporada, Sadiq tem sido uma peça fundamental na formação de Savo Milosevic. Marcou 15 golos em 34 jogos, contribuiu com 11 assistências e assumiu-se como o melhor marcador da equipa, quer em contexto interno, quer na Liga Europa – num grupo disputado com o Manchester United FC, o AZ Alkmaar (que se apuraram) e o Astana FC.

A realizar a melhor época da carreira, Umar Sadiq tem-se revelado letal na formação de Belgrado, fruto da sua capacidade de trocar as voltas ao adversário, de revelar ter o timing certo e de ser forte na pressão ofensiva. Além disso, o ponta de lança (colega de equipa do já conhecido Markovic) faz valer também o seu 1,92 metros no jogo aéreo.

Face aos tempos que se vivem, todo o futebol parou, e o campeonato da Sérvia não foi exceção. Ainda assim, no meio de um plantel maioritariamente composto por jogadores sérvios, é Sadiq quem mais sobressai nos processos de jogo da equipa, que se encontra no 2º lugar, bem atrás do rival FK Estrela Vermelha. Será desta que o internacional nigeriano ganha asas para outros voos?

Artigo revisto

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Foi um elemento fundamental para José Mourinho no Fenerbahçe e pode estar a caminho da Serie A

O Fenerbahçe pode vir a perder Milan Skriniar. O defesa-central eslovaco de 30 anos está na lista de potenciais reforços do AC Milan.

Corinthians rejeita proposta de 6 milhões de euros do AC Milan por antigo jogador do Chaves

O Corinthians não aceitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões em bónus, por Hugo Souza. O interesse é do AC Milan.

O Celtic de Wilfried Nancy: À quinta foi de vez!

Veio tarde e quase fora de horas a primeira afirmação de Wilfried Nancy como novo treinador dos católicos do Celtic Glasgow.

Faz sentido o Benfica pensar em Rafa Silva?

Desde problemas de foro psicológico até desentendimentos com o treinador, Rafa tem se tornado numa persona non grata dentro do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Dean Saunders elogia José Mourinho: «Ele é um génio, sabe como ganhar jogos de futebol e impedir que boas equipas joguem bem contra...

O antigo avançado do Benfica, Dean Saunders, fez uma avaliação sobre José Mourinho. O antigo internacional galês deixou vários elogios para o técnico dos encarnados.

Confirmado: Manchester United de Ruben Amorim quer Rúben Neves e já há contactos a decorrer

O Manchester United de Ruben Amorim está interessado em Rúben Neves. O clube da Premier League está em contactos para saber a viabilidade do negócio já em janeiro.

Vitinha abre porta a um regresso ao FC Porto no futuro: «Gos­tava imenso de vol­tar a jogar com esta cami­sola»

Vitinha assumiu que pretende voltar a jogar pelo FC Porto no futuro. O médio internacional português tem estado em destaque no PSG.