Olheiro BnR – Xeka

- Advertisement -

olheiro bnr

Miguel Ângelo da Rocha Silva, conhecido no mundo do futebol simplesmente por Xeka, 22 anos de idade, médio centro do SC Braga, com apenas 749 minutos jogados ao longo da Liga NOS 2016/17 é já um dos futebolistas jovens mais entusiasmantes da mesma. Ainda que com relativamente poucos minutos somadas na equipa principal do SC Braga, Xeka poderia perfeitamente integrar uma lista dos melhores futebolistas da Liga NOS 2016/17, até ao momento, que excluísse os jogadores que atuam nos clubes ditos “grandes”.

Xeka impressiona, acima de tudo, pela forma cerebral como encara o jogo. Este não se trata de um box-to-box tradicional, daqueles que conduz a bola de área a área por via de acelerações desenfreadas; na base do futebol de Xeka está a inteligência ao nível do posicionamento e da ocupação de espaços. Morfologicamente o médio português tem caraterísticas que podem até parecer algo atípicas (1,86m) para a posição que ocupa em campo. Porém, são essas mesmas caraterísticas que favorecem as suas rápidas movimentações no terreno de jogo.

xeca
Fonte: Site SC Braga

Apesar de não ser um criativo Xeka tem uma capacidade acima da média para ler o jogo e, por essa via, consegue quase invariavelmente fazer circular a bola para fora das zonas de pressão e dar seguimento com qualidade às jogadas de ataque da equipa. Não sendo um futebolista que se destaque particularmente no último passe, o jogador do SC Braga é daqueles atletas que ajuda a compreender a ideia de que, no futebol, tão importante quanto a assistência para golo são todos os passes que a antecedem e que permitem à equipa aproximar-se do mesmo.

Sobretudo por se tratar de uma equipa que, num passado recente, tem tido no equilíbrio entre o momento defensivo e o momento ofensivo a génese do seu futebol o SC Braga parece ser, atualmente, o contexto ideal para que Xeka possa continuar a evoluir enquanto futebolista. Da mesma “escola” que deu a conhecer Rafa Silva, um dos melhores futebolistas da Liga NOS, ao mundo do futebol, Xeka poderá ser o próximo atleta a aspirar a mais altos voos futebolísticos caso trabalhe arduamente para tal e caso o contexto em que se encontra inserido o favoreça efetivamente.

 

Foto de Capa: XECA

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Sporting x Arouca para a jornada 7 da Primeira Liga?

O Sporting vai receber este sábado o Arouca para a sétima jornada da Primeira Liga. Jogo vai ter transmissão na Sport TV 1.

Jurgen Klopp surpreende: Novo selecionador alemão anuncia dupla convocatória com 44 jogadores

Jurgen Klopp anunciou a primeira convocatória como selecionador alemão. O elenco de 44 jogadores será dividido em dois grupos.

Convocatória de Jorge Jesus: Quem pode ter o lugar em risco na Seleção Nacional?

Jorge Jesus revela esta sexta-feira a sua primeira convocatória como Selecionador Nacional. Eis alguns nomes que podem vir a sair.

Seleção Nacional: As possíveis ‘surpresas’ na convocatória de Jorge Jesus

Jorge Jesus revela esta sexta-feira a sua primeira convocatória na Seleção Nacional. Procurámos alguns nomes que podem vir a entrar.

PUB

Mais Artigos Populares

Teun Gijselhart emprestado pelo Deportivo de A Coruña ao Al Ain

O Al Ain anunciou a chegada de Teun Gijselhart por empréstimo. O médio de 21 anos assinou um contrato até 2027.

Bárbara Paulino explica o novo projeto do Futebol Feminino do Sporting: «Para jogar no Sporting não basta ter talento»

Bárbara Paulino, coordenadora-geral do futebol feminino do Sporting, revelou as principais apostas das leoas para o futuro.

Imprensa nacional avança: Flávio Gonçalves está na 1.ª pré-convocatória de Jorge Jesus

Segundo a imprensa nacional, Issa Doumbia e Flávio Gonçalves integram as pré-convocatórias de Itália e Portugal, respetivamente.