Olheiro BnR – Gaïus Makouta

- Advertisement -

Gaïus Abraham Jered Makouta nasceu a 25 de julho de 1997 em França, mais precisamente em Beaumont-sur-Oise (região de Île-de-France), no seio de uma família com raízes na República do Congo.

À semelhança de vários ilustres futebolistas franceses como Lassana Diarra, Dimitri Payet e, mais recentemente, Paul Pogba ou Benjamin Mendy, também Gaïus ingressou no prolífero sistema de formação do Le Havre Athletic Club.

No emblema normando, sediado na cidade portuária que lhe dá nome, Makouta permaneceu até junho de 2015, tendo inclusivamente partilhado balneário com o avançado internacional sub-21 francês Lys Mousset, que se encontra presentemente a representar o AFC Bournemouth, atual 12.º classificado da Premier League.

Posteriormente, o médio teve uma breve passagem pelos juniores da US Créteil-Lusitanos, clube dos subúrbios de Paris.

Um leão que encontrou espaço para crescer na Serra:

Após um ano pautado por alguma instabilidade, durante o qual Gaïus acumulara passagens por Irlanda e Grécia, eis que o jovem médio de origem congolesa encontrou, na Covilhã, o local ideal para expor as suas qualidades e, por conseguinte, potenciar a sua carreira enquanto profissional.

Ao serviço do SC Covilhã, o médio defensivo experienciou um começo de época agridoce. Assim sendo, e se por um lado fora titular em quatro das seis primeiras jornadas da Segunda Liga (fez, inclusive, uma assistência logo na ronda inaugural), por outro, e a nível coletivo, a formação serrana tardara em alcançar bons resultados, o que motivou o despedimento do treinador Filipe Gouveia.

A mudança promovida no comando técnico dos Leões da Serra – a entrada de José Augusto – afetou a continuidade de Makouta no onze, fazendo com que o francês voltasse a ser opção somente a partir de janeiro.

Makouta em ação num jogo de treino pelo Le Havre AC
Fonte: Le Havre AC

Porém, desde então, foi sempre convocado – exceção feita ao encontro relativo à 36ª. jornada – e só por uma ocasião não constou no onze designado pelo treinador algarvio, concluindo a temporada com 1774 minutos de utilização, repartidos por 24 encontros.

Já na presente época, a influência de Gaïus Makouta na equipa acentuou-se. Envergando a camisola número 10, além da (já habitual) função de «armador» de jogo da formação serrana, disposta geralmente num sistema que contemplava a utilização de um duplo pivô, o médio de 21 anos fizera acrescer golos ao seu futebol.

No total, antes de ver consumada a sua transferência para o SC Braga, Makouta disputou 18 partidas, tendo apontado dois golos e feito, ainda, uma assistência.

Como joga:

Perfilando-se um futebolista possante (180 centímetros e 74 quilogramas), o franco-congolês sabe tirar proveito dessa sua caraterística e protege muito bem a bola. Além disso, sobressai a sua capacidade em progredir no terreno de jogo. Na verdade, este jovem médio fá-lo com uma naturalidade impressionante, arrancando velozmente e de forma destemida com a bola em sua posse.

De destacar, ainda, a sua visão de jogo e qualidade de passe (especialmente de longo alcance), revelando-se um jogador a ter em conta aquando da marcação de lances de bola parada.

Em suma, no meu entender, este médio defensivo que fora recentemente anunciado como reforço do SC Braga tem tudo para se afirmar (numa primeira fase) na equipa B e, posteriormente, integrar o conjunto principal dos Arsenalistas.

 

Foto de Capa: SC Covilhã

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gennaro Gattuso de saída da Seleção Italiana: Já são conhecidos os 2 favoritos a assumir a posição

Depois de Itália voltar a falhar a qualificação para o Mundial, Gennaro Gattuso deve abandonar o comando técnico da seleção em breve.

Boas notícias para o FC Porto: Diogo Costa perto de um regresso na receção ao Famalicão

A recuperação de Diogo Costa tem sido favorável e deve estar em condições para o FC Porto x Famalicão do próximo Sábado.

Neemias Queta regressa de lesão e ajuda Boston Celtics a dominar os Miami Heat com um duplo-duplo

Os Boston Celtics bateram os Miami Heat por 147-129. Depois de falhar o último jogo por lesão, Neemias Queta registou 16 pontos e 11 ressaltos.

Pedro Fernandes anunciado como o Wildcard do Estoril Open

Pedro Fernandes será o wildcard para a fase de qualificação do Millennium Estoril Open. O português vai começar a treinar no Rafa Nadal Academy.

PUB

Mais Artigos Populares

Futsal: Sporting marca sete no Fundão e Benfica goleia o Caxinas

O Sporting venceu por 7-1 na visita ao Fundão e o Benfica derrotou o ADCR Caxinas por 5-1, na Primeira Liga de Futsal.

PSV de olho na contratação de lateral português para a próxima temporada

O PSV quer contar com Thierry Correia para a próxima época. O lateral português é visto como um sucessor a Sergiño Dest, que está a ser apontado à saída no mercado de verão.

Bayern Munique volta a bater o Manchester United e Arsenal elimina o Chelsea: Eis os resultados do dia na Champions League Feminina

Na segunda mão dos quartos-de-final da Champions League, o Bayern Munique bateu o Manchester United por 2-1 e o Arsenal empatou sem golos frente ao Chelsea.