Olheiro BnR – Gaïus Makouta

- Advertisement -

Gaïus Abraham Jered Makouta nasceu a 25 de julho de 1997 em França, mais precisamente em Beaumont-sur-Oise (região de Île-de-France), no seio de uma família com raízes na República do Congo.

À semelhança de vários ilustres futebolistas franceses como Lassana Diarra, Dimitri Payet e, mais recentemente, Paul Pogba ou Benjamin Mendy, também Gaïus ingressou no prolífero sistema de formação do Le Havre Athletic Club.

No emblema normando, sediado na cidade portuária que lhe dá nome, Makouta permaneceu até junho de 2015, tendo inclusivamente partilhado balneário com o avançado internacional sub-21 francês Lys Mousset, que se encontra presentemente a representar o AFC Bournemouth, atual 12.º classificado da Premier League.

Posteriormente, o médio teve uma breve passagem pelos juniores da US Créteil-Lusitanos, clube dos subúrbios de Paris.

Um leão que encontrou espaço para crescer na Serra:

Após um ano pautado por alguma instabilidade, durante o qual Gaïus acumulara passagens por Irlanda e Grécia, eis que o jovem médio de origem congolesa encontrou, na Covilhã, o local ideal para expor as suas qualidades e, por conseguinte, potenciar a sua carreira enquanto profissional.

Ao serviço do SC Covilhã, o médio defensivo experienciou um começo de época agridoce. Assim sendo, e se por um lado fora titular em quatro das seis primeiras jornadas da Segunda Liga (fez, inclusive, uma assistência logo na ronda inaugural), por outro, e a nível coletivo, a formação serrana tardara em alcançar bons resultados, o que motivou o despedimento do treinador Filipe Gouveia.

A mudança promovida no comando técnico dos Leões da Serra – a entrada de José Augusto – afetou a continuidade de Makouta no onze, fazendo com que o francês voltasse a ser opção somente a partir de janeiro.

Makouta em ação num jogo de treino pelo Le Havre AC
Fonte: Le Havre AC

Porém, desde então, foi sempre convocado – exceção feita ao encontro relativo à 36ª. jornada – e só por uma ocasião não constou no onze designado pelo treinador algarvio, concluindo a temporada com 1774 minutos de utilização, repartidos por 24 encontros.

Já na presente época, a influência de Gaïus Makouta na equipa acentuou-se. Envergando a camisola número 10, além da (já habitual) função de «armador» de jogo da formação serrana, disposta geralmente num sistema que contemplava a utilização de um duplo pivô, o médio de 21 anos fizera acrescer golos ao seu futebol.

No total, antes de ver consumada a sua transferência para o SC Braga, Makouta disputou 18 partidas, tendo apontado dois golos e feito, ainda, uma assistência.

Como joga:

Perfilando-se um futebolista possante (180 centímetros e 74 quilogramas), o franco-congolês sabe tirar proveito dessa sua caraterística e protege muito bem a bola. Além disso, sobressai a sua capacidade em progredir no terreno de jogo. Na verdade, este jovem médio fá-lo com uma naturalidade impressionante, arrancando velozmente e de forma destemida com a bola em sua posse.

De destacar, ainda, a sua visão de jogo e qualidade de passe (especialmente de longo alcance), revelando-se um jogador a ter em conta aquando da marcação de lances de bola parada.

Em suma, no meu entender, este médio defensivo que fora recentemente anunciado como reforço do SC Braga tem tudo para se afirmar (numa primeira fase) na equipa B e, posteriormente, integrar o conjunto principal dos Arsenalistas.

 

Foto de Capa: SC Covilhã

Artigo revisto por: Jorge Neves

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bomba na La Liga: Julián Álvarez quer trocar Atlético Madrid pelo Barcelona 

Segundo a Marca, Julián Álvarez não pretende renovar com o Atlético Madrid e está motivado para assinar pelo rival Barcelona.

Playoff Ligue 1: Saint-Étienne empata a zero na receção ao Nice e adia decisão para a segunda mão

Saint-Étienne e Nice não foram além do empate a zero na primeira mão do playoff de despromoção da Ligue 1. Tiago Gouveia foi titular dos visitantes.

Greuther Furth completa reviravolta no playoff e garante manutenção na Bundesliga 2

Na segunda mão do playoff de manutenção na Bundesliga 2, o Greuther Furth venceu por 2-0 na receção ao RW Essen.

EUA apresenta a lista de 26 convocados para o Mundial 2026: Anfitriões contam com 6 jogadores da Premier League

Mauricio Pochettino revelou a convocatória dos EUA para o Mundial 2026. A ausência de Tanner Tessmann foi a grande surpresa da lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Kévin Boma chamado à seleção do Togo após mais uma época ao serviço do Estoril Praia

Kévin Boma, defesa-central do Estoril Praia, integra a convocatória do Togo para o próximo estágio que contará com dois particulares.

AC Milan em clima tenso: Discussão entre Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase termina em confrontos físicos

Num episódio que voltou a expor a tensão interna no AC Milan, Massimiliano Allegri e Zlatan Ibrahimovic quase terminaram em confronto.

Alexia Putellas diz adeus ao Barcelona após 14 temporadas na equipa principal

Alexia Putellas confirmou a saída do Barcelona ao fim de 14 temporadas nas catalãs. Pelo clube conquistou 38 troféus e duas Bolas de Ouro.