Que jogo devo rever nesta Quarentena? AZ Alkmaar 3-2 Sporting CP (A.P.)

- Advertisement -

No dia 5 de maio de 2005, o Sporting Clube de Portugal escreveu mais uma página na sua história centenária. Os leões deslocaram-se aos Países Baixos para defrontar o AZ Alkmaar, em jogo a contar para a segunda-mão da meia-final da Taça UEFA. Na primeira-mão, a equipa portuguesa venceu em Alvalade por 2-1 com golos de Douala e Pinilla.

Para esta partida, José Peseiro não pôde contar com Enakarhire, Rogério, Carlos Martins e Pinilla, todos lesionados.

No segundo jogo da eliminatória, o AZ Alkmaar adiantou-se no marcador, à passagem do sexto minuto de jogo por intermédio de Kenneth Pérez. Com este golo, os holandeses estavam na frente da eliminatória. Os leões empataram o jogo antes do intervalo, o goleador luso-brasileiro, Liedson, colocou a bola no fundo das redes, após remate de Polga.

No segundo tempo, o Sporting entrou bem, dispôs de várias oportunidades de golo, sobretudo através de transições rápidas, explorando a velocidade de Douala e Liedson. No entanto, ao minuto 78, o conjunto orientado por Co Adriaanse empatou a eliminatória através do suplente Huysegems. Com o segundo golo dos holandeses, o jogo seguiu para prolongamento, estava tudo empatado na eliminatória.

O tempo-extra começou com o Sporting, com algum, ascendente. No entanto, ambas as equipas dispuseram de oportunidades de golo. Na baliza leonina, Ricardo foi correspondendo aos lances de perigo do AZ. O Sporting, por seu lado, com Pedro Barbosa e Tello, que haviam entrado na segunda parte, ambos em destaque nos melhores lances ofensivos.

Já decorria a segunda parte do prolongamento quando Jaliens adiantou o AZ Alkmaar nesta meia-final, apontando o 3-1, na sequência de um canto. No final da partida, ao cair do pano, decorria o minuto 120, quando o Sporting voltava a marcar. Rodrigo Tello de pé esquerdo levantou a bola para a área, onde estavam os 11 jogadores leoninos e apareceu o herói de Alkmaar: Miguel Garcia, com o ombro a colocar o Sporting na final da Taça UEFA 04/05.

Uma página histórica para o Sporting, um jogo tremendo com emoção do principio ao fim, no De Alkmaarderhout. Uma vitória na eliminatória, conseguida através do Esforço, Dedicação e Devoção, mas também de uma equipa que acreditou e lutou até ao fim. O dia 5 de maio de 2005 ficará na memória dos sportinguistas, bem como Miguel Garcia, para sempre conhecido como “herói de Alkmaar”.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Sporting CP: Ricardo (GR), Miguel Garcia Anderson Polga, Beto Severo, Rui Jorge (Marius Niculae, 110’), Fábio Rochemback(Pedro Barbosa, 86’), Custódio, João Moutinho, Ricardo Sá Pinto, Douala, (Rodrigo Tello, 75’), Liedson

AZ Alkmaar: Henk Timmer, Jaliens, Barry Opdam, Ron Vlaar, Tim de Cler, Denny Landzaat, Adil Ramzi (Ali Elkhattabi, 64’), Barry Van Galen, Tarik Sektioui (Christy Janga, 120’), Kenneth Pérez, Robin Nelisse (Stijn Huysegems, 72’)

Foto de Capa: Sporting CP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional brasileiro a caminho do Arsenal num negócio de 93,5 milhões de euros

O Arsenal chegou a um acordo com o Newcastle para a aquisição de Bruno Guimarães. Médio brasileiro vai assinar um contrato válido até 2031.

Brescia oficialmente extinto e forçado a fechar portas por dívidas de 20 milhões de euros

Caiu mais um histórico do futebol italiano. O Brescia foi oficialmente extinto e 114 anos de história findados após a liquidação judicial do clube.

Real Madrid de José Mourinho próximo de contratar internacional espanhol por 60 milhões de euros

O Real Madrid está perto de chegar a acordo com o Manchester City para a contratação de Rodri por 60 milhões de euros.

Inter Milão bate o Manchester City e conquista o Torneio de Hong Kong

O Inter Milão foi sagrado campeão do Asahi Super Dry Trophy, em Hong Kong. Os campeões italianos superaram o Manchester City por 3-1 nos penáltis.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva quer recuperar jogador do Benfica e acredita que pode elevar o seu rendimento a outro patamar

Marco Silva tem toda a confiança em Georgiy Sudakov e trabalha de perto com o médio. Objetivo é potenciar o rendimento do criativo do Benfica.

Braga procura substituto de Lukas Hornicek e olha para guarda-redes que já brilhou em Portugal

Lukas Hornicek vai deixar o Braga e rumar ao Newcastle. O clube minhoto quer um substituto e olha para Andrew, antigo guarda-redes do Gil Vicente.

Dérbi de Londres na Austrália: Tottenham supera o Chelsea nos descontos

O Tottenham venceu o Chelsea por 2-1 num jogo particular disputado em Sydney. Richarlison apontou o golo decisivo aos 90+2.