Recordar é viver | O brilho do principado do Mónaco 16/17

- Advertisement -

A Association Sportive Monaco foi fundada a 23 de agosto de 1924. Praticamente 100 anos depois, o seu palmarés inclui oito títulos da Ligue 1, cinco Taças de França, uma Taça da Liga e duas Supertaças de França. O título mais recente deste lote foi conquistado em 2016/17, época em que o Mónaco encantou a Europa do futebol.

Leonardo Jardim era o líder de uma equipa técnica maioritariamente portuguesa e contava com um plantel invejável, que juntava de forma equilibrada experiência e juventude. Nomes de reconhecida qualidade como Fabinho, João Moutinho, Thomas Lemar, Falcão, Benjamin Mendy, Bernardo Silva e um tal de Kylian Mbappé, com apenas 18 anos, justificavam a confiança dos adeptos e a crença num título do campeonato francês que escapava há 17 anos.

Depois de algumas críticas ao seu estilo de jogo, Jardim implementou mudanças significativas que aproveitavam ao máximo as características dos seus jogadores: as constantes subidas dos laterais permitiam um elevado caudal ofensivo enquanto um núcleo central muito confortável com bola garantia segurança na defesa e na fase de construção. Os monegascos carimbaram o título a 17 de maio (num jogo em atraso frente ao Saint-Étienne), interrompendo a hegemonia do PSG, vencedor das quatro edições anteriores.

A surpreendente prestação na Champions foi também montra para a valorização de vários elementos do plantel, resultando num encaixe financeiro significativo no verão de 2017. O Mónaco teve alguma sorte no sorteio da fase de grupos (escapando aos “tubarões”) e acabou por conseguir o primeiro lugar do grupo, à frente de Bayer Leverkusen, Tottenham e CSKA

Nas eliminatórias seguiram-se Manchester City e Borussia Dortmund, com exibições repletas de classe por parte da equipa da Côte d’Azur. A única derrota aconteceu em Manchester, num jogo frenético e memorável que deu vantagem aos Citizens (5-3), mas que, ao mesmo tempo, mostrava um Mónaco sem medo de enfrentar equipas teoricamente mais fortes. A passagem às meias-finais despertava as memórias de 2004 e a ideia de que era mesmo possível ter uma nova oportunidade para disputar o título europeu.

A Juventus de Massimiliano Allegri não permitiu nova presença na final, vencendo a eliminatória com um agregado de 4-1. Assim, uma das melhores equipas que o principado já viu teve de se contentar com o top-4 europeu. Na época seguinte, o título da Ligue 1 voltaria a fugir para os lados da capital e em 2018/19 o Mónaco terminaria o campeonato na 17.ª posição, escapando ao play-off de despromoção por apenas dois pontos.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz abandona o cargo de diretor desportivo do Al Ahli

O Al Ahli anunciou um acordo de rescisão de contrato com Rui Pedro Braz, por mútuo acordo. Português chegou ao clube em outubro de 2025.

Ange Postecoglu entusiasmado com o recorde de Cristiano Ronaldo: «Está perto dos 1000 golos… vai ser incrível»

Cristiano Ronaldo está a 22 golos do recorde histórico e Ange Postecoglu deixou fortes elogios ao capitão do Al Nassr.

Al Diriyah de Bruno Lage e Al Khaleej de José Gomes derrotados: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Esta quinta-feira, o Al Qadsiah venceu por 2-0 em casa do Al Diriyah de Bruno Lage e o Neom bateu o Al Khaleej de José Gomes por 3-0.

Hjalte Froholdt junta-se ao irmão no FC Porto: «O Victor só tem coisas boas a dizer»

Hjalte Froholdt, irmão de Victor Froholdt foi oficializado como reforço do FC Porto. Lateral-direito chega por empréstimo com opção de compra.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Sá Pinto guia o Pafos à conquista da Supertaça do Chipre: Técnico português conquista o 7.º título da carreira

O Pafos conquistou a Supertaça do Chipre. Equipa comandada pelo técnico português bateu o Omonia por uma bola a zero na final.

Esteve na mira do Benfica e acabou por rumar ao Deportivo de A Coruña por ‘desespero’

Hansi Flick não contava com Marc Casadó para o plantel do Barcelona e, nos últimos minutos de mercado, o médio apontado ao Benfica foi cedido ao 'Depor'.

Boavista à beira do fim: Credores rejeitam plano de recuperação e clube vai fechar portas

O histórico Boavista fechará mesmo portas, após o plano de recuperação ter sido rejeitado pelos credores. Liquidação da SAD também já foi aprovada.