Recordar é viver | O brilho do principado do Mónaco 16/17

- Advertisement -

A Association Sportive Monaco foi fundada a 23 de agosto de 1924. Praticamente 100 anos depois, o seu palmarés inclui oito títulos da Ligue 1, cinco Taças de França, uma Taça da Liga e duas Supertaças de França. O título mais recente deste lote foi conquistado em 2016/17, época em que o Mónaco encantou a Europa do futebol.

Leonardo Jardim era o líder de uma equipa técnica maioritariamente portuguesa e contava com um plantel invejável, que juntava de forma equilibrada experiência e juventude. Nomes de reconhecida qualidade como Fabinho, João Moutinho, Thomas Lemar, Falcão, Benjamin Mendy, Bernardo Silva e um tal de Kylian Mbappé, com apenas 18 anos, justificavam a confiança dos adeptos e a crença num título do campeonato francês que escapava há 17 anos.

Depois de algumas críticas ao seu estilo de jogo, Jardim implementou mudanças significativas que aproveitavam ao máximo as características dos seus jogadores: as constantes subidas dos laterais permitiam um elevado caudal ofensivo enquanto um núcleo central muito confortável com bola garantia segurança na defesa e na fase de construção. Os monegascos carimbaram o título a 17 de maio (num jogo em atraso frente ao Saint-Étienne), interrompendo a hegemonia do PSG, vencedor das quatro edições anteriores.

A surpreendente prestação na Champions foi também montra para a valorização de vários elementos do plantel, resultando num encaixe financeiro significativo no verão de 2017. O Mónaco teve alguma sorte no sorteio da fase de grupos (escapando aos “tubarões”) e acabou por conseguir o primeiro lugar do grupo, à frente de Bayer Leverkusen, Tottenham e CSKA

Nas eliminatórias seguiram-se Manchester City e Borussia Dortmund, com exibições repletas de classe por parte da equipa da Côte d’Azur. A única derrota aconteceu em Manchester, num jogo frenético e memorável que deu vantagem aos Citizens (5-3), mas que, ao mesmo tempo, mostrava um Mónaco sem medo de enfrentar equipas teoricamente mais fortes. A passagem às meias-finais despertava as memórias de 2004 e a ideia de que era mesmo possível ter uma nova oportunidade para disputar o título europeu.

A Juventus de Massimiliano Allegri não permitiu nova presença na final, vencendo a eliminatória com um agregado de 4-1. Assim, uma das melhores equipas que o principado já viu teve de se contentar com o top-4 europeu. Na época seguinte, o título da Ligue 1 voltaria a fugir para os lados da capital e em 2018/19 o Mónaco terminaria o campeonato na 17.ª posição, escapando ao play-off de despromoção por apenas dois pontos.

João Pedro Santos
João Pedro Santos
Licenciado e mestre em Biotecnologia pela Universidade de Aveiro, é atualmente estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Tendo a música e o desporto como grandes interesses, dedicou-se recentemente à escrita de artigos de opinião para o projeto Bola na Rede.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Soares mais perto de renovar com o Benfica: eis o que diz a imprensa

Samuel Soares pode ter a renovação de contrato acordada em breve. Há avanços quanto ao processo de guarda-redes do Benfica.

FC Porto tem estreia entre os convocados para o jogo com o Casa Pia na Primeira Liga

Gabriel Mec, reforço do mercado de verão, está convocado para o jogo entre o Casa Pia e o FC Porto na Primeira Liga.

Bruma acerta rescisão de contrato com o Benfica e já tem futuro definido

Bruma está a caminho do Aris após acertar a rescisão de contrato com o Benfica. Avançado de 31 anos viaja este domingo.

Eis os onzes prováveis do Casa Pia x FC Porto para a Primeira Liga

O FC Porto vai a Rio Maior enfrentar o Casa Pia para a sexta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting vence Portimonense na primeira jornada da Primeira Liga de Futsal

O Sporting venceu o Portimonense por 1-0, na primeira jornada da Primeira Liga da Futsal, com Bernardo Paçó a assumir papel de destaque na baliza leonina.

Benfica B goleia Académica em Coimbra e Torreense volta a escorregar com nulo perante o Leixões: Eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Benfica B goleou a Académica por três a zero na Segunda Liga, enquanto o Torreense voltou a desiludir perante o Leixões.

Renato Sanches em negociações avançadas para ser reforço do Estrela da Amadora

Renato Sanches está em negociações adiantadas para regressar a Portugal e ser reforço do Estrela da Amadora.