Ronaldinho Gaúcho | A definição de 10

    Ronaldo de Assis Moreira – conhecido pelo mundo por Ronaldinho Gaúcho – foi um dos mais espetaculares jogadores de futebol que eu tive o privilégio de acompanhar.

    Aos 7 anos, O Rei dos Rolés deu os primeiros passos no desporto-rei ao ingressar na academia do Grêmio de Porto Alegre, no Brasil. Começou a destacar-se desde cedo, nas camadas jovens do clube brasileiro. Ganhou o campeonato nacional de sub-17 tendo sido apontado como principal responsável por essa conquista e tornando-se num das maiores promessas do futebol brasileiro.

    Em 1998 estreia-se pela equipa principal na Copa Libertadores da América e é aqui que Ronaldinho se apresenta ao mundo do futebol, com os seus dribles icónicos, a sua velocidade com bola, a sua enorme capacidade de finalizar, mas também em ser o maestro da equipa.

    No ano seguinte, ganha a Copa América pelo Brasil assumindo grande protagonismo mesmo fazendo parte de um plantel que também contava com Ronaldo Fenómeno e Rivaldo. Foi nesta fase que passou a ser conhecido por Ronaldinho Gaúcho e não Ronaldo, como o próprio nome, para ser distinguido do fenómeno que era tratado pela imprensa brasileira por Ronaldo o Fenómeno ou simplesmente Ronaldinho.

    Apesar de desde cedo mostrar todo o seu potencial e se afirmar como um dos melhores jogadores do mundo, o Grêmio ainda consegue segurar o jogador até 2001 – ano em que Ronaldinho é envolto numa polémica ao assinar um pré-acordo com o Paris Saint-Germain sem o clube brasileiro ter conhecimento. Esta transferência irregular impede o astro brasileiro de se estrear logo em campos franceses, adiando esse momento para agosto de 2001.

    Ronaldinho teve pouco tempo em França. Tinha tanto de polémico como de mágico e depois de alguns conflitos com o treinador espanhol Luís Fernandez, sai da capital francesa rumo à Catalunha. Antes disso, brilha mais uma vez ao serviço da seleção Brasileira orientada por Scolari, ao conquistar o Campeonato do Mundo de 2002.

    Esta seleção do Brasil é capaz de ter sido à melhor seleção de sempre do futebol mundial: Ronaldinho, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafú, entre outros – o apogeu do futebol-espetáculo.

    Mas é na Catalunha que Ronaldinho Gaúcho atinge um nível estratosférico de magia e de influência. Faz 210 jogos com a camisola dos blaugranas, ganhando dois campeonatos e uma Liga dos Campeões. Ganha o Ballon D´Or em 2004 e 2005 e é considerado o jogador mais valioso do mundo à frente de David Beckham e Wayne Rooney.

    As lesões e um estilo de vida boémio impedem-no de amealhar mais troféus no Barcelona e decide partir para Itália, deixando as sementes de genialidade em Messi, Xavi e Iniesta. O Barcelona de Guardiola estava aí à porta e Ronaldinho tinha deixado o seu legado.

    É em Milão que o Ronaldinho nº 80 nasce. Longe da consistência que demonstrou nos primeiros anos no Barcelona, o R10 – referência ao número 10 que sempre usou -, era uma sombra das primeiras três épocas em Espanha onde mostrou futebol para ser considerado o melhor futebolista de todos os tempos. Ainda assim, é um dos elementos mais influentes da equipa italiana, conseguindo ganhar a Serie A em 2011, sendo idolatrado pelos rossoneros.

    Depois de Itália, Ronaldinho entra definitivamente na fase descendente da carreira. Regressa ao Brasil e ainda representa o Flamengo, o Atlético Mineiro – onde ganha a Libertadores – e o Fluminense. Pelo meio ainda tem uma passagem curta pelos mexicanos do Queretaro.

    De todos estes anos que vejo futebol, não vi um jogador mais espetacular – tecnicamente – que Ronaldinho Gaúcho. Tenho a convicção de que sendo mais consistente e mais “focado”, entrava na discussão como Messi e Ronaldo entram justamente, como o melhor jogador de sempre. Na memória, ficam os dribles mágicos, os livres indefensáveis e as progressões incansáveis pelo terreno.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Rafael Velho
    Rafael Velhohttp://www.bolanarede.pt
    O Rafael é estudante de Jornalismo e Comunicação e é observador assíduo da Premier League e da liga mais espectacular do mundo que é a NBA. Chora e vibra pelo Porto e o seu maior talento é ser treinador de bancada. Dentro dos pavilhões assume-se como um adepto dos LA Lakers desde que se apaixonou pela beleza do Basquetebol.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    No Dragão já Mora um fenómeno: Rodrigo Mora

    Rodrigo Mora ainda é um “menino”, mas já dá nas vistas como caloiro na Primeira Liga A Supertaça ganha (e bem ganha) pelo FC Porto.

    Moussa Dembélé torna-se dono de clube na Lituânia

    Moussa Dembélé, antigo jogador Lyon, adquiriou junto do seu fundo de investimentos "Triple M", o FK Minija da segunda divisão lituana.

    Kaiserslautern demite o treinador Markus Anfang a 4 jogos do fim do campeonato

    O Kaiserslautern anunciou a demissão do treinador Markus Anfang do comando da equipa principal dos roten teufel. Torsten Lieberknecht foi anunciado como o substituto até ao final da época.

    Morreu Fernando Oliveira, antigo presidente do Vitória FC

    Morreu Fernando Oliveira. O dirigente que se notabilizou como presidente do Vitória FC partiu aos 84 anos.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Simone Inzaghi dá os parabéns ao Milan de Sérgio Conceição e afirma: «É inútil negar, o cansaço existe»

    Simone Inzaghi falou da derrota do Inter Milão frente ao AC Milan de Sérgio Conceição. O técnico assumiu que a equipa está a revelar cansaço.

    Bruno Lage afasta cenário de regressos de Bernardo Silva, João Félix e Ederson na próxima época: «Não acredito…»

    Bruno Lage falou na conferência de imprensa do Estádio da Luz, após a goleada imposta pelo Benfica ao Tirsense e falou sobre Bernardo Silva, João Félix e Ederson.

    Final da Taça de Portugal entre Benfica e Sporting coloca quinto lugar da Primeira Liga com acesso à Conference League

    O quinto lugar da Primeira Liga vai dar acesso à Conference League. A confirmação ficou estabelecida com o apuramento de Benfica e Sporting para a final.

    Crystal Palace empatou com Arsenal e deixou mensagem… ao Liverpool

    O Crystal Palace deixou uma mensagem para o Liverpool, após ter travado o Arsenal na Premier League. Os reds precisam de um ponto para serem campeões.

    André Reis formaliza candidatura à presidência da ANTF

    André Reis é também candidato à presidência da ANTF. Henrique Calisto é o líder da lista adversária.

    Sérgio Conceição elogia Luka Jovic e destaca plantel do AC Milan: «Os rapazes fizeram um trabalho extraordinário»

    Sérgio Conceição analisou a vitória do AC Milan diante do Inter Milão por 3-0. Rossoneri estão na final da Taça de Itália.

    Transferência de Róbert Bozenik do Boavista para a MLS perto de cair: Eis os motivos

    A transferência de Róbert Bozenik está em risco de cair. Divergências entre o valor pago pelo Real Salt Lake City ao Boavista na origem do colapso.

    Emanuel Simões: «Saímos de parabéns e dignificámos a presença do Tirsense na meia final»

    Emanuel Simões analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Bruno Lage reflete sobre o percurso do Benfica na Taça de Portugal: «Chegamos com mérito ao Jamor»

    Bruno Lage analisou o Benfica x Tirsense da segunda mão das meias finais da Taça de Portugal. Águias no Estádio do Jamor.

    Real Madrid bate Getafe com golo de Arda Guler e segue na perseguição ao Barcelona

    O Real Madrid derrotou o Getafe por 1-0, na jornada 33 da La Liga. Arda Guler fez o único golo do encontro.