Recordar é Viver: Portugal 1-1 Sérvia

- Advertisement -

recordar é viver

Noite de 12 de Setembro de 2007, bancadas do Estádio de Alvalade praticamente cheias, fase de qualificação para o Euro 2008. A selecção portuguesa não se encontrava propriamente com a vida facilitada para carimbar o passaporte para o Europeu do ano seguinte, realizado em conjunto pela Suíça e Áustria, e por isso mesmo via-se forçada a derrotar uma selecção sérvia orientada pelo treinador espanhol Javier Clemente. Já a equipa das quinas tinha como seleccionador Luiz Felipe Scolari, então já na fase final do seu legado na Federação Portuguesa de Futebol. E seria mesmo Scolari a figura desta partida, mas não pelas melhores razões.

Portugal já não tinha a portentosa equipa do Mundial 2006, mas mesmo assim ainda contava nas suas fileiras com um excelente leque de opções. Porém, e ao nível do futebol praticado, sentia-se claramente que o apogeu dos tempos de Scolari já havia passado, até pela forma sofrida como posteriormente a selecção portuguesa haveria de garantir a passagem ao Europeu. Em relação a esta partida, Portugal entrou com tudo. Maniche e Deco carrilavam o jogo a meio-campo, ao passo que o então jovem Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa (num momento de forma soberbo na altura) partiam a defensiva da equipa dos Balcãs com o seu virtuosismo. E foi precisamente Simão, na execução primorosa de um livre directo, que inaugurou o marcador por volta dos 13 minutos de jogo, num lance em que Stojkovic (na altura guarda-redes do Sporting) não teve a mais pequena chance. Na primeira parte do desafio só deu Portugal, com destaque para um cabeceamento de Nuno Gomes que enviou a bola ao poste, para depois Stojkovic defender de uma forma estupenda uma recarga de Deco.

Momento para a posteridade, com Scolari em fúria
Momento para a posteridade, com Scolari em fúria

No segundo tempo Portugal voltou a entrar bem, mas a partir dos 60 minutos o desafio virou por completo. A selecção portuguesa encolheu-se, sentiu a pressão do jogo e a Sérvia aproveitou essa situação com enorme competência. Javier Clemente alargou a frente de ataque e a partir daí o jogo passou a ser quase de sentido único. Contudo, e apesar de uma ou outra oportunidade, a verdade é que Portugal foi aguentando as investidas sérvias. Até que aos 88 minutos surgiu o golo que petrificou milhares de adeptos: Stankovic bateu um livre, a bola desviou em Paulo Ferreira e Ivanovic apenas teve que encostar perante um desamparado Ricardo. Estava feito o empate contra todas as previsões, sobrando muito pouco tempo à equipa portuguesa para alterar o que quer que fosse. Todavia, o momento do jogo estava para vir. Naquele que ainda hoje é recordado como um dos momentos mais negativos da história da selecção nacional, Scolari descontrolou-se e envolveu-se numa enorme discussão com Dragutinovic, que acabaria por ser expulso. O técnico brasileiro tentou esmurrar de uma forma evidente o futebolista sérvio, para espanto de tudo e de todos. Na ocasião, Scolari defendeu-se ao afirmar que apenas queria proteger o “menino” Quaresma, numa declaração que acabou por se tornar numa das frases mais marcantes de que há memória no futebol português. O treinador brasileiro seria castigado pela UEFA com uma punição de 3 meses de suspensão, o último dos quais com pena suspensa.

Em suma, empate comprometedor para Portugal, que felizmente acabaria por dar a volta à situação e ainda se qualificar sem ter que ir parar ao costumeiro play-off. Mas estava claro aos olhos de todos que depois de vários anos de qualificações tranquilas…viriam aí tempos muito mais conturbados.

Boa sorte, Portugal! 60 mil estarão a apoiar-te! Não há como não vencer!

João Rodrigues
João Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O João sabe todos os resultados do Benfica em jogos a contar para o campeonato português desde a temporada 1993/1994. Isto quer dizer alguma coisa, não quer?                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sergi Altimira em entrevista: «Podemos prometer que vamos dar o máximo em todos os jogos»

Sergi Altimira falou sobre vários temas em entrevista aos meios de comunicação oficiais do Sporting. Lê as declarações.

Patrick Berg aborda situação de Cristiano Ronaldo e elogia Portugal: «Equipa fantástica»

Noruega vai ao Estádio do Dragão enfrentar Portugal para a Liga das Nações. Lê as declarações de Patrick Berg na antevisão.

Liga das Nações: Finlândia derrota Albânia com reviravolta

A Finlândia recebeu e venceu a Albânia por 2-1 durante a tarde deste sábado, num encontro da Liga das Nações.

Caos em Espanha: vários jogos foram cancelados, partida da seleção não está em risco

Vários jogos que seriam disputados durante este sábado na Catalunha foram cancelados, devido a um alerta de mau tempo.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana revela interessado em Bruno Fernandes e indica valor que Manchester United aceita para vender médio

A Juventus é um dos emblemas que está interessado em garantir Bruno Fernandes, médio que pertence ao Manchester United.

«Fizemos um plantel praticamente novo e procurámos implementar um estilo de jogo totalmente diferente» | Entrevista Bola na Rede a Hugo Martins

Hugo Martins é o treinador do AEL Limassol, no Chipre, onde soma três vitórias nos primeiros quatro jogos da temporada, a mais recente diante do Pafos, de Ricardo Sá Pinto.

Selecionador da Noruega questionado sobre ausência de Cristiano Ronaldo: «Tenho um grande respeito por Portugal, equipa que está no top 2 da Europa neste...

Stale Solbakken realizou durante este sábado a antevisão ao encontro entre Portugal e a Noruega, jogo da Liga das Nações.